Como abrir conta bancária em Malta? Esta pode ser uma das dúvidas de quem acabou de chegar neste pedacinho do paraíso na Terra ou de quem ainda está pensando em vir para cá.
Abrir conta bancária em Malta não é uma tarefa muito fácil, já vou avisar, porque o país já foi um dos paraísos fiscais que existem no mundo. Dizem que isso ficou no passado, mas na prática é outra história porque continua bem difícil abrir uma conta bancária em um dos bancos daqui, já que ainda existe muita lavagem de dinheiro na ilha e os bancos são bem criteriosos para poder evitar esse tipo de coisa.
O meu marido, por exemplo, só conseguiu abrir uma conta no banco depois de meses de espera pela entrevista e, mesmo assim, só porque foi o empregador dele que deu uma carta pedindo para que o banco abrisse uma conta para ele receber o salário. Eu não consegui abrir uma conta para mim até hoje, mesmo conjunta, por causa desta burocracia.
Cada banco do país vai pedir diferentes documentos e vai ter diferentes regras para abrir uma conta, mas só consegue abrir conta em algum banco em Malta quem tem contrato de trabalho, e é preciso passar por uma entrevista antes. O tempo mais curto que o meu marido conseguiu de espera para essa entrevista foi de dois meses.
Não sei se existe algum “caminho das pedras” para abrir uma conta bancária sem a carta do empregador e uma entrevista, mas geralmente é assim que as coisas funcionam por aqui.
Leia também: Como alugar um apartamento em Malta
Os principais bancos que você encontra em Malta são:
Bank of Valletta (BOV) – banco maltês
HSBC – é um banco inglês famoso mundialmente (inclusive no Brasil)
BANIF – banco maltês
A lista completa de Bancos de Malta, segundo a Wikipedia, é a seguinte:
- Akbank T.A.S.
- APS Bank Limited
- Banif Bank (Malta) plc
- Bank of Valletta plc
- BAWAG Malta Bank Limited
- CommBank Europe Limited
- Credorax Bank (Malta) Limited
- Deutsche Bank (Malta) Limited
- Erste Bank (Malta) Limited
- FCM Bank Limited
- FIMBank plc
- Fortis Bank Malta Limited
- HSBC Bank Malta plc
- IIG Bank (Malta) Limited
- Investkredit International Bank plc
- Izola Bank plc
- Lombard Bank Malta plc
- Mediterranean Bank plc (AnaCap Financial Partners)
- NBG Bank Malta Limited
- Novum Bank Limited
- Pilatus Bank Ltd.
- Raiffeisen Malta plc
- Satabank plc
- Sparkasse Bank Malta plc
- Turkiye Garanti Bankasi A S
- Nordea Bank AB Malta
- Volksbank Malta Limited
- Go Bank Malta Limited
Dizem as más línguas em Malta que esses bancos não tão famosos e não tão falados, são aqueles que fazem lavagem de dinheiro.
No geral, para abrir uma conta você vai precisar dos seguintes documentos: comprovante de residência (contrato de aluguel), identidade (passaporte ou carteira de identidade maltesa), contrato de trabalho e carta de recomendação do empregador em Malta. O HSBC e o BOV vão pedir a carta de recomendação do seu banco anterior, que é uma carta de referência bancária – o seu banco precisa mandar essa carta para o banco daqui. O BANIF tem um plano que não pede essa carta de referência bancária (mas as taxas são mais altas).
Mas, como eu já disse, não dá para chegar no banco com esses documentos e querer abrir uma conta na hora, é preciso marcar uma entrevista que pode levar meses até ela acontecer. Verifique todos os documentos com o banco no qual você vai abrir a conta, porque pode ser que varie de um banco para outro.
Além de toda esta burocracia para abrir uma conta em algum banco em Malta, se você pretende transferir dinheiro do seu banco anterior para cá, para dentro da ilha, você vai precisar comprovar a origem do dinheiro se esse valor passar de 20 mil euros, com contracheques ou qualquer outro documento. Essa regra é do BOV (Bank of Valletta), cada banco tem a sua regra, mas acredito que todos peçam algum comprovante acima de certo valor para evitar lavagem de dinheiro.
Existe uma opção fácil para quem não conseguir abrir conta em nenhum Banco em Malta: as agências do correio daqui (Malta Post) funcionam como banco e você consegue abrir uma conta com facilidade. Mas para evitar lavagem de dinheiro, essa conta pode ter no máximo 8 mil euros. Eles te dão um cartão de bandeira VISA ou Master que vai funcionar como cartão de débito (sem taxas e é válido por toda Europa). É uma ótima opção para quem está vindo estudar em Malta e não tem contrato com empregador local. Para abrir uma conta no Malta Post é preciso levar a carta da escola, passaporte, contrato de acomodação, o seu número PIS do Brasil (as novas carteiras de trabalho têm), preencher um formulário e fazer um depósito mínimo de 50 euros.
O link do Malta Post (post pay and save) está aqui para quem se interessar por essa opção.
2 Comments
Thaís,
Muito interessante a opção de abertura de conta pelo correio de Malta apresentada por você. Se der certo vai me salvar.
Estou indo fazer 2 meses de intercâmbio agora em janeiro e tinha aberto uma conta no banco Leopay, q no mês passado encerrou a conta de todos os brasileiros.
Sabe informar se a conta aceita receber transferência pelo Transferwise ou Remessaonline? É ainda não encontrei no site do correio como o cartão é entregue, na hora ou no endereço que ficarei hospedado? Sabe se demora?
Enfim, muito útil essa informação. Estranho q depois que li aqui joguei no Google e não achei mais nada, essa notícia tem q ser espalhada, ajudará muitos intercambistas!
Abraço!
Olá Pedro,
A Thaís Cardoso parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM