BrasileirasPeloMundo.com
Culinária Pelo Mundo Taiwan

Cinco pratos típicos de Taiwan

Cinco pratos típicos de Taiwan.

Taiwan tem forte influência da culinária chinesa, japonesa, e dos aborígenes taiwaneses que encontram na pesca e na caça a principal fonte de alimento. Uma culinária que se caracteriza pelo sabor inesperado, pela frescura e pela originalidade. Para a cozinha local, os aborígenes contribuíram com a utilização de verduras silvestres, peixes cozinhados de diferentes maneiras, e camarões de rio. É uma culinária que tem identidade própria. Como Taiwan é uma ilha, o peixe e os mariscos são uma constante na cozinha, mas não menos importante que a carne de porco.

A comida de rua está enraizada nos costumes e na rotina diária do taiwanês. Em Taipei, por exemplo, apesar de muitas mudanças dos últimos anos que trouxe outros tipos de alternativas, os mercados noturnos como os de Shilin e Rahoe ainda continuam a ser muito concorridos.

Nestes mercados noturnos, aventureiros comem o omelete com ostras e pratos com caldo (que nem sempre é quente), no qual os taiwaneses usam muito ingredientes frescos, como pescados inteiros e moluscos, o abalone, preso em meia concha. É comum encontrar bolinhos fritos recheados de camarão e caranguejos cozidos no vapor. Mas, além dos frutos do mar, o frango e o tofu são muito consumidos, assim como o gengibre.

Aqui é muito comum, o povo local acordar, comprar seu café da manhã – leia-se macarrão, dumplings, bolinhos com recheio de carne e outros – nos vendedores de rua, e ir para o trabalho com sacolinhas de comida na mão. Além de rápido, os pratos locais são baratos. A vida é tão frenética, que parar para fazer comida é perder tempo, quando se precisa dele. 

Leia também: dicas para alugar imóvel em Taiwan

A minha primeira impressão foi de desconforto ao experimentar novos alimentos. Os cheiros são fortes, as texturas parecem estranhas, e até mesmo a forma como o alimento é apresentado é diferente do mundo ocidental. Mas com o tempo você supera o medo e experimenta. Vai vendo que é possível, que algumas comidas são melhores se você não relacionar com a estética. Eu não estou dizendo que você vai gostar de cada prato, mas posso garantir que você terá muitas surpresas, e pode até ir desejando algumas comidas.

Uma refeição bem típica é o arroz frito com ovo e cebolinha, carne de porco e dumplings por exemplo. Diria que é como o nosso arroz com feijão brasileiro. Esse prato eu garanto!

Por outro lado, tem alguns alimentos bastante comuns, mas que é difícil experimentar como: tofu fedido, língua de pato, omelete de ostras, pés de frango gelado, ovos de 1000 anos, suco de vinagre e outros. O importante é dar tempo ao tempo, e ir testando aos poucos. E se ainda assim, você não gostar de nada, é fácil encontrar nas grandes cidades restaurantes internacionais ou os famosos Seven-Eleven, que são lojas de conveniência com vários lanches rápidos.

Os meus cinco pratos típicos que valem experimentar e são super tradicionais por aqui:

1. Beef Noodle Soup: é uma sopa de macarrão com carne. É o prato nacional de Taiwan, e um dos meus favoritos. Servido em uma grande tigela cheia de cortes de lombo de carne, legumes e macarrão chinês misturado em um caldo de carne suculenta. Coberto com cebolinha e especiarias. É um prato fácil de agradar.

2. Dumplings: o meu favorito! Um dos pratos mais pedidos em Taiwan. É um bolinho com recheio e cozidos no vapor ou água. Eles são encontrados no famoso Din Tai Fung restaurante que comentei no post anterior. Estes bolinhos são feitos com muita perfeição, e literalmente derretem na boca. Há sempre uma longa fila no restaurante, mas vale a pena!

optimized-famosos-dumplings
Prato típico de um dos famosos restaurantes de Taiwan: dumplings.

3. Pancakes: Também conhecida como panquecas de cebola verde, este prato de comida de rua é algo que você pode se apaixonar. É como uma espécie de uma grande panqueca, ou até mesmo de uma pizza. Eu gosto de comer a panqueca junto dos noodles.

Leia também: dicas para fazer compras no supermercado em Taiwan

4. Mango Ice: Este eu descobri a pouco tempo, e foi amor a primeira vista. Além de refrescante, ele é preparado com a fruta natural da manga. A melhor sobremesa de todos os tempos! Especialmente quando está quente, você deve experimentar a manga com raspas de gelo! A textura do gelo raspado e o sabor é alucinante!

5. Bubble Tea: este está me conquistando aos poucos. Um chá que contém bolas de tapioca, então você toma o chá e junto vem as bolinhas que dão uma sensação diferente na boca. É bem famoso em Taiwan e esta bebida combina chá com leite e bolas de tapioca na parte inferior. Os copos são grandes, e o canudo bem largo para que você possa chupá-las juntamente ao chá.

Aproveitem as dicas quando vierem a passeio para Taiwan. E se você está acostumado com as boas maneiras de comer com garfo e faca, não esqueça que por aqui é muito difícil te entregarem um prato com os talheres. Já vai treinando com antecendência, que o bonito e divertido mesmo é comer com os palitinhos!

Related posts

10 dicas sobre comida em Viena

Kely Martins

Comida libanesa de inverno

Cláudia Rahme

Doces peruanos e suas origens

Janayna Guerra

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação