BrasileirasPeloMundo.com
Taiwan

Apresentando Taipei

Apresentando Taipei

Quando recebemos a proposta de vir para Taiwan, a primeira coisa que me veio a cabeça foi: vou morar na China. Aí meu marido de cara respondeu: “errado! Você vai morar em Taiwan, que não fica na China”. E ainda falou: “lembra que quase todos os seus brinquedos de infância estavam escritos “Made in Taiwan”?”.

Então, hoje quero apresentar a vocês esse país maravilhoso que é Taiwan, conhecido também como um dos “Quatro Tigres Asiáticos”. Esta é uma pequena ilha na costa sudeste da China que se diz ser uma ilha independente desde 1950, mas que é parte da República da China.

Apesar do seu isolamento diplomático, Taiwan tornou-se um dos grandes comerciantes asiáticos e um dos maiores mercados mundiais de tecnologia de computador, e foi por essa razão que viemos parar aqui. Uma curiosidade: o Brasil não tem relações diplomáticas com Taiwan, dizem que por conta conta do relacionamento com a China.

unnamed-2

A ilha conta com mais de 23 milhões de pessoas em 36 mil km quadrados, uma área maior que o estado de Alagoas e menor que o estado do Rio de Janeiro. A capital de Taiwan é Taipei e é onde residimos. É uma ilha bastante montanhosa e fica a 160 km da costa chinesa continental.

Desde que cheguei, há dois anos, sempre achei o povo taiwanês muito amigável. Eles são extremamente educados, respeitosos e até diria receptivos. São discretos e costumam falar baixo. Brinco que o tom de voz dos brasileiros aqui é considerado um escândalo para um taiwanês. A língua falada é o mandarim. Em Taipei muitos dominam o inglês também, o que facilita bastante a vida dos estrangeiros recém chegados.

Quanto ao clima, aqui, eu estranhei bastante, em função dos altos índices de umidade. O verão é muito quente e úmido. A estação das chuvas torrenciais vai de junho a agosto, muito embora a nebulosidade seja persistente por causa das várias montanhas. Já o inverno é mais curto e chuvoso. E ainda contamos com dois fenômenos naturais perigosos: tufões e terremotos. A temporada de tufões é de julho a setembro e os terremotos ocorrem diariamente.

A característica das cidades aqui é um misto da influência da China, pelo fato dos chineses colonizarem Taiwan, e da organização dos japoneses, que tentaram por alguns anos obter a posse da ilha. A escala da arquitetura por aqui é bem grande, com prédios altos que envolvem muita tecnologia. Ainda se vê muitas casas antigas, que em geral têm até 3 pavimentos, construídas pelo governo.

Um dos atrativos turísticos mais visitados é, sem dúvida, a Torre 101, a quinta torre mais alta do mundo. O número 101 representa a quantidade de andares. É quase meio quilômetro de edifício e você pode enxergá-lo de onde estiver em Taipei. O observatório fica no 99º andar, o que proporciona uma vista impressionante da metrópole. À noite, a torre muda de cor, que varia de acordo com o dia da semana. Não tem como visitar Taipei e não subir no observatório.

Falando um pouco da culinária local, ela não é para qualquer estômago. Desde quando cheguei, fui experimentando a comida aos poucos. Em um primeiro momento, esteticamente é muito diferente aos olhos. E não só aos olhos, ao nariz também. O tofu fermentado, por exemplo, é adorado pelos taiwaneses, mas intragável para mim. De qualquer forma, vale muito a pena conhecer os mercados de rua noturnos que, além do tofu, têm várias comidinhas locais, uma multidão de pessoas e muitas bugigangas. O restaurante mais famoso, inclusive com estrelas Michelin, é o Din Tai Fun. As lojas sempre têm filas de espera, tudo para experimentar seus deliciosos bolinhos recheados cozidos a vapor, os dim sum. Afirmo que vale a pena a espera! Em geral, na refeição diária eles apreciam os noodles e os pratos combinados com arroz, tudo muito sem sal; a base de tempero é o alho e gengibre. A verdade é que depois de dois anos, alguns pratos você já passa a desejar.

O país valoriza bastante a natureza, os parques e as montanhas. O turismo é um setor importante da economia local e vem crescendo ano após ano. Quanto ao transporte, Taiwan conta com trem bala que atravessa a ilha, de Taipei a Kaohsiung, que são as duas cidades mais populosas. Em geral, os meios de transporte funcionam muito bem, com uma extensa rede de estradas e ferrovias.

unnamed-1

Existem templos espalhados por todo o país, a maioria, budistas. Essa é a religião com mais seguidores, seguida pelo taoísmo. São mais de 5 mil templos; acredito ter conhecido menos de 1%.

O sistema de ensino local inclui seis anos de escola primária, três anos de ensino médio e quatro anos de universidade. Este é um sistema bem sucedido, pois muitos alunos se destacam em testes internacionais. Os contrapontos são a pressão excessiva sobre os estudantes, as longas jornadas de estudo e intermináveis deveres de casa. Essa é uma questão que rende vários posts, e posso contar melhor mais para frente.

Recentemente Taiwan foi apontada como um dos melhores países para se viver, segundo pesquisa realizada pela Internations, uma das maiores redes de expatriados. Alguns chegam a dizer que o país é um dos melhores tesouros escondidos do mundo. O que eu posso dizer  é que, passada a barreira da chegada, depois fica fácil se acostumar.

Related posts

Meios de Transporte em Taipei

Gisela Melo

Como abrir conta bancária em Taiwan

Gisela Melo

Top 10 lugares para visitar em Taiwan

Gisela Melo

41 comentários

Ana paula Outubro 2, 2016 at 6:59 am

Que legal Gisela , parabéns ! Vou continuar acompanhando seus textos , muito interessante .. Sucesso ! Beijo

Resposta
Gisela Outubro 3, 2016 at 2:22 pm

Muito obrigada Ana! Um grande abraço.

Resposta
Mauri Heerdt Outubro 2, 2016 at 12:14 pm

Que legal, Gisela! Parabéns pela iniciativa e pelo conteúdo!

Resposta
Gisela Outubro 3, 2016 at 2:19 pm

Obrigada Prof. Mauri, uma honra receber um comentário seu! Um grande abraço.

Resposta
Cristiane De Camillis Outubro 2, 2016 at 3:29 pm

Ótimo post Gisela. Estou chegando para viver essa experiência longe de casa e conhecer Taiwan e arredores. Até breve.

Resposta
Gisela Outubro 3, 2016 at 2:21 pm

Oi Cris!
Vocês vão adorar e ter muitas histórias para contar. Fique a vontade, hora que quiser companhia. Até logo!

Resposta
Salete Adur Ludka Outubro 3, 2016 at 11:39 am

Que experiencia maravilhosa Gisela, nos orgulhamos muito de vocês.

Resposta
Gisela Melo Outubro 5, 2016 at 2:01 pm

Muito obrigada tia querida! Beijão nosso.

Resposta
Samara J. Flores Outubro 3, 2016 at 4:36 pm

Querida Gisela,

Que legal! Parabéns és uma mulher de coragem e apaixonada pela família. Te acompanho em silêncio, mas sempre torcendo muito por você! Moras no meu coração. Beijos e abraços do meu tamanho.

Resposta
Gisela Melo Outubro 5, 2016 at 1:58 pm

Samara!!Obrigada pelo incentivo. Você é muito especial. Um super abraço.

Resposta
Alessandra Adur Outubro 3, 2016 at 9:15 pm

Gisela, adorei seu texto! Continue nesse caminho, parabéns! Estou orgulhosa de você! Saudades

Resposta
Gisela Melo Outubro 5, 2016 at 1:54 pm

Muito obrigada Ale!!Logo estaremos juntos para contar as novidades!Beijão.

Resposta
Marlize Outubro 16, 2016 at 12:48 pm

Olá Gisela! Parabéns pelo texto.
Trabalho há 4 anos em uma empresa brasileira que representa uma grande empresa Taiwanesa, e concordo com você, é um povo muito amigável, educado, respeitoso e organizado. Tenho grande admiração por eles!

Boa sorte e felicidades pra vc!

Resposta
Gisela Melo Outubro 17, 2016 at 1:30 pm

Obrigada Marlize!
Que bacana, você deve saber bem como é, quando falo em respeito.
Um povo exemplo!
Continue nos acompanhando.
Um abraço.

Resposta
Karine Dezembro 28, 2016 at 7:30 am

Ola, por favor como aprendeu a falar o chines? Sou brasileira, estou em Taiwan, quero aprender a falar o chines e conseguir um emprego, por favor pode me dar algumas dicas?

Resposta
Gisela Melo Janeiro 23, 2017 at 6:48 am

Olá Karine!
Tudo bem? Em qual cidade você está?
Eu estou em Taiwan há mais de dois.Faço aulas de chinês uma vez por semana, mas ainda não consigo falar chinês.É necessário bastante dedicação e tempo. Aqui tem uma universidade que alguns brasileiros fazem e em seis meses já conseguem falar um chinês básico.Neste modelo de ensino são necessários um ano e meio para você realmente, sair falando.Quanto a emprego, primeiro de tudo você precisa ter sua permissão de trabalho. Espero que tenha te ajudado. Abraços.

Resposta
Angela Fevereiro 28, 2017 at 5:20 am

Oi Gisela,

Moro na California, minha filha adolescente faz aula de chines (mandarim) numa escola taiwanesa há 5 anos, e estamos de viagem marcada para Taipei no comeco de abril, por uma semana, para que ela possa “imergir” um pouco mais na lingua e na cultura. Voce pode nos dar dicas do que seria interessante uma mae com uma adolescente verem em Taiwan em tao pouco tempo, se tem algum tour que voce conheca que possa indicar, ou qualquer informacao que voce ache relevante? Outra pergunta, me disseram que Taiwan e’ um bom lugar para fazer compras de roupas. Voce tem indicacao de lojas que valem a pena fazer esse tipo de compras. Muito obrigada!

Resposta
Gisela Melo Março 2, 2017 at 1:27 pm

Olá Angela!
Muito bem vindas, sem dúvida uma viagem inesquecível!
Vou te falar alguns pontos turísticos e por e-mail te enviar um guia que eu acho bem objetivo e que escolhendo qualquer referência dali, é possível estar mais perto da cultura.
Antecipo dizendo, para não deixarem de ir ao Shilin Night Market (mercado noturno), Longshan Temple (templo budista),Taipei 101 (observatório), Chiang-Kai-Shek (memorial do fundador de Taiwan), Din Tai Fung (famoso restaurante de comida tradicional taiwanesa, tem um na torre do observatório) e em algum hot spring na região de Beitou. Em uma semana, é possível conhecer bastante da cidade, uma vez que o transporte público funciona muito bem. As pessoas são bastante confiáveis e a cidade é segura para passear. Compre o Easycard (https://www.easycard.com.tw/english/taipeipass/buy.asp) de visitante em qualquer estação de metrô.
Aqui tem muitas lojas com roupas no estilo dos locais, se curtir, pode ir até uma região chamada Wufenpu (estação mais próxima é a Houshanpi Station, linha azul), várias ruelas com muitas lojas de todos os estilos. Uma loja local que nós estrangeiros nos identificamos é a chamada NET. Em geral, as marcas fast fashion Forever 21, H&M, Zara, Bershka e outras também costumam ser mais em conta.Vale conferir também, de marca japonesa, a UNiQLO.
Uma boa estada por aqui e se precisar de algo, pode me mandar por e-mail.

Resposta
Cláudia Cardoso do Carmo Julho 6, 2017 at 12:54 pm

Olá Gisela!
Moro no Rio de Janeiro, meu esposo é piloto e no final deste mês irá em Taipei fazer
a seleção da Eva air… o salário inicial é de $6500, dólares americano… gostaria de saber se é possível
viver bem com esse salário? Temos um filho de 2 anos…
Gostaria de ter ideia de valor de escola internacional, moradia e alimentação…
Te agradeço se puder me ajudar…
Desde já, Grata!

Resposta
Gisela Melo Julho 9, 2017 at 4:09 am

Olá Cláudia!

Aqui temos alguns pilotos brasileiros, inclusive pela Eva Air.É um país extremamente seguro para viver!
Vai depender muito do seu estilo de vida, o que posso te dizer, é que uma boa escola internacional custa em média R$ 5.000 reais por mês. Já a moradia, um apartamento de três quartos, em uma boa condição, mais para novo, em média R$ 5.000 reais por mês. O custo da moradia aqui é bem mais alto que no Brasil. Vai depender muito do bairro também.
As escolas internacionais mais conhecidas ficam no Tianmu, que é o bairro em que muitos estrangeiros vivem.
A comida vai depender da adaptação. Se curtir a comida local, o custo é bem em conta. Porém, o mercado, por exemplo, tem muito importado o que acaba deixando o valor da compra sempre mais alto, um mercado de compra muito bom é o Carrefour e o Costco (é o mercado de marca americana, que vende tudo em grande quantidade), mas também tem outros muito bons.
Qualquer outra dúvida, fique à vontade!

Um abraço.

Resposta
Cláudia Cardoso do Carmo Julho 10, 2017 at 12:50 pm

Muito obrigada Gisela!
Caso dê tudo certo, entrarei em contato novamente com você.

Resposta
Renata Julho 7, 2017 at 9:27 pm

Olá Gisela, tudo bem?
Meu noivo recebeu uma proposta de emprego em Taiwan e estamos buscando informações sobre o país… se ele for com visto de trabalho e eu como conjuge consigo trabalho por aí? O custo de vida é alto? Tem algumas dicas para nos dar?
Agradeço muito.

Bjs Renata

Resposta
Gisela Melo Julho 9, 2017 at 3:56 am

Olá Renata!

Que bacana! Taiwan é um país maravilhoso para viver.
Bem provável que ele terá o “working permit” e você virá como dependente dele, nesse caso, legalmente você não pode. O que pode acontecer, é de você encontrar um emprego que eles te forneçam um “working permit” também.Aí, sem problema algum.
Quanto ao custo de vida, diria que os aluguéis são altos. A comida vai depender da sua adaptação, se curtir a comida local, o custo é bem em conta. Porém, o mercado, por exemplo, tem muito importado o que acaba deixando o valor da compra sempre mais alto. Já a parte de entretenimento (cultural) são valores bem acessessíveis a todos, o que é muito legal para conhecer a história do país.Transporte também são preços bem justos e funciona muito bem, tanto ônibus como metrô.
Talvez você já tenha lido nos meus textos, muitos estrangeiros moram no Tianmu. Mas tem muitos bairros bons para morar, o interessante é conhecer o local onde ele vai trabalhar e procurar algo que fique conveniente para ambos.
Qualquer outra dúvida, fique a vontade.

Um abraço!
Gisela

Resposta
Peles Descartes Agosto 9, 2017 at 4:09 pm

Olá Gisela! Meu nome é Peles,eu só haitianos viver em SP Brasil, eu quiero ir no Taiwan para trabalhar, por favor explicar para mim cuando eu cheguei lá como eu vou fazer para aprender a falar idioma mandarim!

Resposta
Gisela Melo Agosto 14, 2017 at 6:12 am

Olá Peles!
Tudo bem?
Seguinte, aqui como em qualquer país, tem escolas que ensinam mandarim tanto privado como público.
Pelo sistema do governo, que não é pago, existem essas aulas dentro de universidades ou escolas. Segue o link onde constam esses lugares com aulas em mandarim para estrangeiros: https://www.vghtpe.gov.tw/vghtpe/Index.action.
Já as escolas privadas você pode encontrar aulas na Community Services Center, através deste link: https://www.communitycenter.org.tw/activities-catalog/ ou ainda, Mandarim Training Center: http://iclp.ntu.edu.tw/program/ins.php?index_id=3&index_m_id=3. Escolas de mandarim pagas, existem várias. E por último, tem muitos professores que dão aula particulares em casa.Espero que te ajude! Boa sorte!

Resposta
Eliene Novembro 5, 2017 at 4:36 pm

Gisela como é a vida dos atores famosos aí? Eles andam normalmente nas ruas?

Resposta
Camille Fevereiro 7, 2018 at 8:46 am

Olá!
Parabéns pelo blog!
Estou indo para Taiwan em Agosto com meu marido e minha filha que terá 5 anos. O meu marido foi convidado pelo hospital para dar uma palestra aos residentes e ficará uma semana envolvido, gostaria de saber algumas programações que eu poderia fazer com a minha filha!

Resposta
Gisela Melo Fevereiro 8, 2018 at 3:56 am

Olá Camille,

Obrigada por nos acompanhar!!
A facilidade de usar o metro te leva a todos os pontos turísticos.Você pode adquirir o cartão em qualquer estação de metrô para facilitar suas entradas e saídas. Sua filha não precisa, pode passar junto com você. Vou enviar ao seu e-mail um guia dos principais pontos daqui. Já vou antecipar para não deixar de visitar: Memorial Chiang-Kai-Shek, Memorial Sun-Yat-Sen, 101 Tower (subir até o topo no observatório), ir ao Grand Hotel (hotel com mais de 100 anos e construção tradicional chinesa, você pode entrar no hall), ir a um famoso restaurante de dumplings Din Tai Fung (tem uma unidade dentro do shopping da Torre 101), se gosta, ir até o Museu do Palácio Nacional e ir ao um night market: pode ser o Shilin ou Raohe (experiência única e as lojas abrem a partir de 16h). Para sua filinha é bacana no fim de semana ir ao parque na estação da Yuanshan, e você pode estender um passeio a um templo famoso por perto que é o Bao an Temple. Aproveite sua estadia por aqui, e Agosto em geral, o clima ainda é bem quente. Qualquer coisa, entre em contato. Um abraço.

Resposta
Gisela Melo Abril 10, 2018 at 7:18 am

Olá Camille!

O guia que te enviei te ajudou?
Qualquer dúvida, estou a disposição.

Um abraço.

Resposta
Daiane dos Santos Lima Fevereiro 11, 2018 at 3:58 am

Olá Gisela, primeiramente parabéns pelo BLOG…

Bom meu noivo mora em Taiwan há 1 ano e 8 meses, ele não tem residência pois é treinador de futebol em uma universidade, e mora no alojamento concedida pela mesma. No segundo semestre de 2018 estou pensando em ir para Taiwan, e gostaria de saber como funcionam os alugueis de casas simples, ou se é possivel e mais barato ficar em hostels durante longos periodos ou não?
Outra duvida que surgiu é como funcionam os empregos para estrangeiros por ai? Existe algum lugar especifico a qual devo procurar, que facilite minha procura???
Obrigada.

Resposta
Gisela Melo Fevereiro 20, 2018 at 10:23 am

Olá Daiane,

Obrigada por nos acompanhar pelo BPM.
Em geral, o valor de aluguéis em Tiawan são caros, principalmente, Taipei ou nas maiores cidades como Taichung e Kaohsiung. Casas não são tão comuns por aqui, mas apartamentos tem de todos os padrões. Já para os hostels você deve pagar em média uns R$ 150 reais por dia, talvez vale uma pesquisa no Airbnb. Em geral, as pessoas aqui são bastante confiáveis e pelo Airbnb podes conseguir bons preços.
Não é tão simples conseguir algo para trabalhar, você vai precisar de alguém que te dê a permissão de trabalho para você ficar trabalhando legalmente no país. Um outro ponto, é a língua. Se você fala o mandarim tens até chance de conseguir algo, caso contrário, a prioridade sempre vai ser de alguém que fale. Listo dois sites de busca de empregos:
https://www.careerjet.com.tw
http://taipei.craigslist.com.tw/search/jjj

Espero ter te ajudado. Fique a vontade para qualquer outra dúvida.
Boa sorte e um abraço!

Resposta
Tânia Costa Abril 8, 2018 at 1:30 am

Gisela!

Você pode me passar-se-á e-mail?
Vou com meu marido para Taipei em maio e queria te pedir uma orientação!

Resposta
Gisela Melo Abril 10, 2018 at 7:13 am

Olá Tânia!

Obrigada por visitar o BPM!
Eu enviei meu e-mail através do seu.

Um abraço.
Gisela

Resposta
Joelma Junho 17, 2018 at 12:03 am

Olá Gisela, parabéns pelo blog! Tb sou catarinense…Vou para Taipei em dezembro, preciso de algumas informações e tb de um guia… vc pode por gentileza me passar seu e-mail, desde já agradeço a atenção.

Resposta
Diego Junho 24, 2018 at 4:18 am

Oi, Gisela, que bom descobrir pessoas que compartilham comigo esse interesse pela verdadeira República da China, que é Taiwan.
Confira um vídeo que fiz em homenagem a Taiwan, pois torço muito para que Taiwan obtenha o reconhecimento oficial de sua indepêndencia:
https://www.youtube.com/watch?v=raYHC-gkz6s&vl=pt

Abraços,
Diego

Resposta
RAUL SANDER FILHO Junho 28, 2018 at 12:59 pm

Olá Gisela, tudo bem? Espero que sim. Muito legal teu blog. Parabéns.
Sou do RS – São Leopoldo.

Seguinte, direto ao ponto, tenho uma comercial importadora no Brasil e preciso de alguém de confiança claro, para verificar o carregamento de uma carga minha que será despachada em Haohsiung.
Tens alguém para me indicar? Desde já agradeço tua atenção.

Obrigado!

Resposta
Maria Cecília Paes Rodrigues Outubro 21, 2018 at 2:21 am

Oi Gisela! Gostei muito do seu texto S2
Mas,entrando na questão de morar em Taiwan…Como que faz? Que visto tenho que ter?
minha irmã é descendente(o vô dela era Taiwanês,o pai é mestiço) e eu gostaria de ir com ela pra lá.
Nós somos de pais diferentes,mas ela é minha meia-irmã…Tem como eu ir junto a ela,sendo meia-irmã?
Obrigada S2

Resposta
Ju Fevereiro 5, 2019 at 5:52 pm

Oi Gisela amei seu blog!!!
Estou precisando desesperadamente de uma ajuda de alguém que saiba um pouco sobre Taiwan porque pesquiso na internet e não consigo achar informação.
Comecei em junho passado uma viagem despretenciosa pela Europa que acabou não terminando e se tornando uma volta ao mundo. Estou indo para a Austrália amanhã e de lá o plano era China, tinha visto que ela precisava de visto mas que eu poderia resolver isso de Hongkong. Até aí tudo ótimo, até que vi uma passagem que me chamou atenção e pensei porque não incluir Taiwan.. na hora não pensei no visto, apenas me empolguei e comprei. A ficha só caiu horas depois.. Resumindo entrei em pânico!! Hahaaha To rindo mais é de nervoso mesmo. Vc sabe me dizer se posso tirar o visto estando em outro local, como Austrália por exemplo??? Não tem informação sobre isso na internet e por ser a semana do ano novo chinês não consigo que nenhum órgão público me responda e não sei oq fazer para evitar um rombo no meu orçamento por um erro tão idiota de principiante desses.. nem eu acredito ainda que fiz isso.. por favor me ajude!!!

Resposta
Liliane Oliveira Fevereiro 6, 2019 at 1:16 am

Olá Ju,
A Gisela Melo parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Roberta Madge Junho 16, 2019 at 11:11 pm

ola Gisela, amei o blog e a matéria! Atualmente estou pensando em morar em Taiwan com meu marido Britânico e sou formada em arquitetura e urbanismo aqui no Brasil. gostaria de saber se você tem dicas para a gente a respeito de morar ai?

Resposta
Liliane Oliveira Junho 17, 2019 at 2:29 pm

Olá Roberta,
A Gisela Melo parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista em Taiwan chamada Ofelia Yang que talvez possa te ajudar
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação