BrasileirasPeloMundo.com
Comemorações Pelo Mundo Romênia

Como é celebrado o Ano Novo na Romênia

Como é celebrado o Ano Novo na Romênia.

Desde que cheguei na Romênia, já se passaram 3 celebrações de Ano Novo. A primeira grande diferença que sentimos em relação às nossas celebrações brasileiras, obviamente, é o clima: em pleno inverno, a noite do dia 31 de dezembro costuma ser uma das noites mais frias do ano (meu primeiro ano, aqui, teve uma virada com sensação térmica na faixa de -15 graus). Até hoje, nossas celebrações sempre foram em nossa casa ou em casa de amigos, pois simplesmente não temos coragem de colocar os pés na rua (especialmente por termos uma criança).

Leia também: O que fazer durante o inverno em Bucareste

COMO OS ROMENOS COMEMORAM

Diferente de mim, os romenos já estão acostumados a estarem nas ruas comemorando a chegada do novo ano. É comum amigos e familiares se reunirem e, na hora da virada, irem para a rua com espumantes para verem os fogos de artifício e brindar a chegada do novo ano. Em Bucareste, nas principais praças da cidade, a prefeitura organiza shows com bandas conhecidas, e esses eventos estão sempre lotados, independente do frio que esteja lá fora (eu sei disso apenas porque fico acompanhando pela TV na minha casa quentinha).

Obviamente que uma celebração dessas sempre inclui muita comida. Além dos alimentos preparados para o inverno que já comentei aqui, a noite de Réveillon tem alguns preparativos especiais à mesa: 

  • Salata boeuf: é um prato que lembra muito o nosso salpicão. Há variações conforme quem prepara, mas em geral o prato leva como ingredientes carne, cenoura, batata, cebola, batata salsa, aipo, salsinha, ervilha, pepino, maionese, mostarda e temperos;
  • Sarmale: imperdível em qualquer casa romena, o sarmale é aquele prato que meus colegas de trabalho passam ainda duas semanas levando para o trabalho para comer depois que as festas de fim de ano acabam. Um dos pratos mais típicos da Romênia, o sarmale (que minha mãe faz no Brasil com nome de “charuto”), é uma mistura de carne moída, arroz, cebola, bacon, temperos, embrulhados geralmente por uma folha de repolho, mas é comum encontrar, também, embrulhados por folha de parreira;
  • Carnati: linguiças, dos mais variados tipos, muitas vezes preparadas em casa, mesmo;
  • Piftie: um tipo de gelatina salgada. Os ingredientes principais são partes do porco (incluindo pés, orelha e ossos), cebola, cenoura, alho e temperos. Tudo isso levado ao fogo para ser preparado por muito tempo, misturado, coberto pela gelatina e servido como um prato frio;
  • Salada de berinjela;
  • Cozonac: essa é a principal sobremesa nessa época de festas. Depois de pensar como explicar, arrisco-me em dizer que o cozonac é um doce que fica entre um panetone, pão doce caseiro e bolo mesclado. Nada melhor que um cozonac feito em casa recém-saído do forno! 
Sarmale, tradicional prato romeno. Fonte: Pixabay

Depois das celebrações e comilanças da última noite do ano, o primeiro dia que se segue ainda é de celebração. Crianças vão batendo de porta em porta na vizinhança para cantar a “Sorcova” – músicas tradicionais de Ano Novo, enquanto carregam um objeto de mesmo nome – composto por um pedaço de pau, com flores coloridas coladas na ponta. Essa tradição é para trazer boa sorte ao novo ano. Atualmente, é costume “presentear” as crianças com dinheiro ou doces após cantarem suas canções.

Leia também: 10 motivos para morar na Romênia

SUPERSTIÇÕES

Uma característica romena que eu acho muito legal é que os romenos são extremamente supersticiosos. Eu, particularmente, adoro sentar e ouvir meus amigos romenos enquanto me contam algumas de suas superstições, algumas parecidas com as que temos no Brasil, mas outras muito curiosas.

No Ano Novo, é claro que isso não é diferente, e entre as superstições mais curiosas dessa época, eu diria:

  • A cor a ser usada na noite da virada é o vermelho, para trazer boa sorte e felicidade no novo ano;
  • É costume usar algo novo na virada, pois o ano velho se vai com todos os problemas e negatividades, e usar algo novo vai atrair coisas positivas ao ano que inicia;
  • Sempre tenha dinheiro no bolso: não interessa o valor, pode até mesmo serem moedas, mas sempre tenha! Isso vai atrair fortuna, e o dinheiro virá durante todo o ano;
  • Para boa sorte no amor, beije seu parceiro embaixo de um ramo de visco na hora da virada;
  • Alguns acreditam que o peixe deve ser a “carne da virada”. A explicação é simples: como o peixe vai nadando para desviar dos seus entraves no caminho, comer peixe na virada do ano vai ajudar para que você nade entre seus problemas durante o ano.

Independente do costume ou superstição, uma coisa não muda: a esperança de todos, em qualquer lugar do mundo, é que o novo ano traga apenas coisas positivas, pois todos temos a esperança em um ano sempre melhor. E você, qual sua superstição ou costume preferido? Conhece alguma outra superstição na Romênia que não citei aqui ou tem alguma curiosidade de algum outro país? Deixe nos comentários, pois adoro sempre aprender mais!

Related posts

Mortens aften, a preparação para o Natal na Dinamarca

Cristiane Leme

O Ano Novo Chinês em Taiwan

Gisela Melo

O BPM está fazendo 4 anos online e tem sorteio!

Ann Moeller

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação