BrasileirasPeloMundo.com
Austrália

Como os australianos realmente são

Como os australianos realmente são?

A Austrália é o sexto maior país do mundo e possui 7.6 milhões de quilômetros quadrados mas tem apenas um pouco mais de 20 milhões de habitantes. Imagine um país quase tão grande quanto o Brasil e com a população apenas semelhante à de São Paulo: é claro que uma grande área território da Austrália é coberta por vegetação, e esse fato interfere bastante nos gostos e escolhas da população.

Os australianos adoram estar ao ar livre! Eles têm uma vasta área verde, amplos rios e praias bem peculiares com a flora e fauna tipicamente do local. Se orgulham bastante dos coalas, cangurus, ornitorrincos e tantos outros, e sabem identificar cada pássaro pelo nome ao avistar ou escutá-los.

As principais atividades de lazer na terra “down under” são a pescaria, o surfe, caminhadas no mato e também o acampamento. É muito comum cedo da manhã em todo o litoral australiano ver dezenas de surfistas vestidos em suas roupas de borracha em suas pranchas esperando pelas melhores ondas. Além disso, grande parte deles acampa frequentemente e os muitos até possuem seus traillers com quartos, cozinhas e banheiros. Quando acampam os australianos comumente fazem o pacote completo: pescaria, surf, bush walking (caminhadas, trilhas e escaladas na mata) e o 4 wheel driving (4WD), que consiste em dirigir suas caminhonetes 4×4 em trilhas esburacadas cheias de subidas e descidas.

Outra curiosidade ligada a essa paixão pelo ar livre é que vários deles gostam de andar descalços, até quando voltam para a cidade. Não se espante se for ao supermercado e encontrar 1 ou 2 de pés descalços confortavelmente passeando por lá.

Como são apaixonados pelo seu país, muitos australianos não sentem a necessidade de viajar para o exterior, uma vez que aqui eles encontram de tudo: as quatro estações do ano bem definidas, as praias mais lindas, desertos, florestas, ilhas, montanhas, uma série de belezas naturais e até uma das sete maravilhas do mundo que é a Great Barrier Reef (barreira de corais).

 

Australianos também adoram esportes! Os esportes mais populares no país são o rugby, o cricket e o futebol australiano, também conhecido como footy, que poderia ser descrito como uma mistura de futebol americano com rugby, ou algo nessa linha. Eles têm a AFL – Australian Football League e aqui é coisa séria, igual ao nosso Campeonato Brasileiro.

Australianos geralmente acordam bem cedo, são bastante ativos e adoram se exercitar. É fácil chegar na academia às cinco e meia da manhã e não encontrar sequer vaga para estacionar o carro. Muitos também estão se exercitando próximo às orlas ou em parques públicos, independente de se estiver frio ou calor. Como o dia começa cedo também termina cedo, claro. A maioria do comércio fecha entre cinco e meia e seis horas da tarde. Apenas nas quinta feiras a noite eles têm o late night shopping (compras tarde da noite) onde as lojas ficam abertas até as 9 da noite. As grandes redes de supermercados são praticamente os únicos que não seguem esses horários ficando aberto até as 10 ou meia noite normalmente.

Um costume bem australiano é o chamado binge drinking, o que significa beber grande quantidades de álcool com a intenção de ficar embriagado. Australianos de todas as idades são adeptos. Muitos saem para beber sem limites, sem planos, apenas pensando em aproveitar a noite ao máximo. Existem diversos pubs em todas as cidades e estão sempre bem cheios. É claro que essa cultura de beber muito traz sérios problemas para a população. Os números de acidentes nas quintas, sextas e sábados a noite são assustadores e de toda natureza: Acidentes de carro, quedas ao pular cercas ou obstáculos, brigas, descuidos e outros, sendo que muitos desses são fatais e mais comum ocorrer entre jovens.

Os Australianos realmente valorizam a vida. A semana de trabalho aqui tem apenas 38h, 6 menos do que as 44h de trabalho do Brasil. Aqui eles não vivem pra trabalhar, mas trabalham pra viver, além disso existem várias pessoas que optam por trabalhar apenas metade do dia, ou apenas alguns dias da semana, para poder aproveitar mais a família ou o tempo livre para si próprio. Eles realmente dão valor à qualidade de vida.

b845e88a-b048-431c-8b7c-87aa1a59c5ed

Eu naõ entendia o porquê, mas os australianos são super patriotas e orgulhosos de seus passado de guerra. Sim, guerra! Depois de visitar o Memorial da Guerra na capital Camberra você passa a entender tudo. A Austrália era um país novíssimo, mas lutou juntamente com a Nova Zelândia a favor da Inglaterra, sua pátria mãe, na primeira e segunda guerra mundial. Mais de cento e quarenta mil fatalidades foram registradas nessas guerras e por isso eles se orgulham tanto.

Aqui sempre tem serviços em homenagem aos soldados que perderam suas vidas e aos veteranos de guerra, inclusive no dia 25 de Abril é celebrado o Anzac Day (Dia do Anzac – Australia and New Zeland Army Corps – Forças armadas da Austrália e Nova Zelândia). No Anzac day ocorre na maioria das cidades do país uma cerimônia chamada dawn service, que é cedo da manhã, enquanto o sol está nascendo e diversas homenagens e desfiles são realizados para relembrar e agradecer aos bravos militares.

No geral o australiano é um povo bastante relaxado, sem muitos estresses, que valorizam suas famílias, sua pátria e seu povo. São um povo bem gentil e sempre disposto a ajudar.

Related posts

O desafio para os filhos em idade escolar na Austrália

Fabiana Marinelo

Quais são os esportes populares na Austrália?

Aline Arruda

Meu relato de parto em um hospital público e outro particular na Austrália

Eloá Zuardi

4 comentários

Bruna Julho 4, 2016 at 10:01 pm

Essa semana tive o prazer de conhecer um australiano, e fiquei encantada, ele me contou que a quantidade de cangurus é quase o dobro do total da papulação. Nossa! Fiquei realmente encantada…
Obs: percebi por ele estar de chinelo que os pés eram bastante gastos, não feios, mas gastos e agora sei o porque.
Seu post ficou incrível!

Resposta
Mariana Loureiro Julho 10, 2016 at 11:30 am

Oi Bruna,

Pois é, aqui na Austrália tem canguru em todo lugar! Infelizmente eles são quase uma “praga” aqui e vemos sempre muitos mortos nas estradas quando viajamos. É difícil entender que o animal símbolo de país passa por isso.
E é verdade, esse Aussie que você conheceu muito provavelmente anda descalço por essas bandas daqui!

Obrigada pelo comentário super positivo!
Beijos
Mariana

Resposta
Aline Arruda Julho 6, 2016 at 4:29 am

Mariana, muito legal seu post.
Falo para as pessoas que eles andam descalços em tudo que é canto, todo mundo acha tão engraçado. Fui num bar uma vez que tinha uma placa “proibido entrar descalço” hahaha
Bem-vinda “-)
Beijos de Perth

Resposta
Mariana Loureiro Julho 10, 2016 at 11:28 am

Oi Aline,

Obrigada pelo comentário! Tem de tudo nessa Austrália né? Uns costumes bem peculiares e diferentes dos nossos no Brasil!!

Beijos

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação