BrasileirasPeloMundo.com
Portugal

Por que mudar da Irlanda para Portugal?

Morar fora é o sonho de muitas pessoas. Felizmente, muitos países têm acordos com o Brasil que permitem que brasileiros possam se mudar a fim de trabalhar ou estudar no exterior. Uma vez fora do país, alguns brasileiros encontram o dilema de permanecer no país em que residem ou mudar novamente. Muitas pessoas se perguntam, por exemplo, se devem mudar da Irlanda para Portugal.

Um dos países que mais têm recebido brasileiros nos últimos anos, a Irlanda possui uma combinação de salários atrativos, população amigável e receptiva e oportunidade de aprender inglês, que faz com que um número cada vez maior de pessoas procure um novo lar na Ilha Esmeralda.

Entretanto, é comum que após morar alguns anos na Irlanda, algumas pessoas sintam que a diferença cultural e climática possa se tornar um peso e então, optam por mudar para outro país. E é aí que surge Portugal.

Muitos brasileiros que moram na Irlanda ficam na dúvida entre deixar seus altos salários e oportunidades de emprego para mudar-se para as terras portuguesas. Há, no entanto, muitas vantagens em mudar da Irlanda para Portugal. Apresento aqui algumas delas.

Atendimento médico

O sistema de saúde irlandês é precário e conta com preços altos, longas filas e baixa disponibilidade de serviços para casos que não constituem uma emergência. Até mesmo os irlandeses evitam ir com frequência ao médico por medo da subsequente conta alta.

Portugal, no entanto, conta com um documento chamado PB-4, que garante atendimento médico nos centros de saúde públicos para brasileiros que residem no país. Embora público não seja o mesmo que gratuito, os preços são mais atrativos e a qualidade do serviço é melhor que na Ilha Esmeralda.

Segurança

Você sabia que Portugal é considerado o quarto país mais pacífico do mundo? O país perde apenas para a Áustria, Nova Zelândia e Islândia. Segurança é um tópico muito importante em Portugal e os índices de violência no país são baixos.

Não há dúvidas de que a Irlanda é um país seguro mas, infelizmente, os índices de violência têm aumentado no país, com cada vez mais relatos de brasileiros sendo atacados na capital, Dublin, por motivações raciais ou de gênero, no caso de homossexuais.

As mulheres que vivem em Portugal costumam sentir-se seguras para andar sozinha a noite, o que é muito importante.

Uma das principais questões de brasileiras que moram no exterior e querem, por exemplo, mudar da Irlanda para Portugal, é a forma como serão tratadas. O país é muito receptivo e a proximidade cultural faz com que, na grande maioria dos casos, brasileiras não tenham problemas em Portugal. Claro que, infelizmente, há exceções, mas o mesmo ocorre na Irlanda.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar em Portugal

Interferência religiosa

Ambos os países são religiosos porém, a intervenção religiosa na Irlanda é maior que em Portugal. Sei que isso pode parecer controverso já que o país recentemente legalizou o aborto, mas o embate da interferência de religiões na Irlanda é maior que em Portugal e faz parte da história do país, bem como de um dos maiores conflitos lá vivenciados, que envolve também a Irlanda do Norte.

Comida

Comer é importante e comer bem é ainda mais importante. A culinária infelizmente não é o forte da Irlanda e são poucos os pratos típicos do país. A alimentação do irlandês consiste fortemente das influências de outras culturas e é comum que eles almocem “burrito” durante a maior parte da semana.

Já Portugal é conhecido por sua excelente culinária que, como sabemos, teve forte influência no Brasil. Além de ter comida boa, há muitos produtos brasileiros disponíveis por aqui.

Outro fator que influi muito nessa questão é o preço da alimentação. Sair para jantar em um restaurante na Irlanda pode custar até duas ou três vezes mais do que em Portugal.

Horários dos comércios

O comércio irlandês costuma fechar muito cedo, assim como os famosos pubs. O horário comum de encerramento das atividades nesses estabelecimentos é por volta das 2h ou 3h da manhã e por volta das 18h-20h para os comércios.

Em Portugal há centros comerciais que abrem às 9h da manhã e fecham à meia-noite. Muitos deles também permanecem abertos aos domingos, o que significa que o risco de precisar comprar algo de emergência e frustrar-se ao encontrar os comércios fechados é menor.

Cultura

A cultura irlandesa é fascinante. Dublin, a capital, é a cidade UNESCO da literatura e é comum andar pela cidade embalado pelo som dos diferentes artistas de rua. O país respira música e a experiência de entrar em um pub e ouvir todos cantando Wonderwall do Oasis, a plenos pulmões, é realmente enriquecedora.

Portugal não fica atrás. A capital Lisboa é repleta de museus a preços acessíveis e com diversas exposições. A literatura nacional é fortemente valorizada e muitos becos e ruas da cidade são enfeitados com trechos de livros de Saramago e poemas de Fernando Pessoa.

A cultura portuguesa é mais próxima da brasileira e isso significa que muitos artistas brasileiros fazem show em Portugal e é usual ouvir música brasileiras em, literalmente, todos os lugares. Seja nas lojas, bares, restaurantes ou no ônibus, basta escolher e você provavelmente ouvirá algum hit brasileiro.

Quando moramos longe, um dos maiores problemas para se lidar é a saudade. E eu prometo que ter a nossa cultura tão pertinho é como receber um abraço no coração que ajuda a acalmar esse sentimento de falta. Se isso não for suficiente, uma bela coxinha ou um prato de arroz e feijão pode terminar o trabalho.

Acesso à educação

É verdade que muitos brasileiros vão para a Irlanda para estudar inglês e, com o intuito de permanecer no país, escolhem ingressar na universidade. O problema é que os custos do ensino superior na Irlanda são altíssimos, o que faz com que muitas pessoas optem por um curso técnico ou de especialização. Porém esses cursos têm o mesmo preço que um mestrado em Portugal.

Os valores das mensalidades das universidades portuguesas estão entre os mais baixos da Europa, assim há um alto ingresso de estudantes brasileiros tanto em cursos de graduação quanto de mestrado e doutorado.

Leia também: Dicas para cursar pós-graduação em Portugal

Clima

Não poderia não terminar esse texto com esse tópico, não é mesmo? O clima irlandês não é nada ameno e as chuvas e o céu nublado são um cenário comum no país. Uma vez, quando ainda morava na Irlanda, uma amiga me disse: “O céu está azul hoje. Fazia quase uma semana que não via o céu”. E foi então que reparei que, de fato, há uma semana estava nublado e chovendo todos os dias em um mês de abril.

É verdade que o clima tem melhorado bastante na Irlanda e o verão já está mais quente e o inverno mais ameno – e tem até neve. Mas basta perguntar para uma pessoa que já foi para Portugal e ela provavelmente te dirá: “o céu azul português é a coisa mais linda, fonte de inspiração”.

Mas aí voltamos ao ponto inicial: e os salários baixos? Bom, de fato o salário mínimo português é baixo, mas o custo de vida também é muito inferior àquele na Irlanda, ou seja, ganha-se menos, mas gasta-se menos.

Tanto Irlanda quanto Portugal são excelentes países para se morar e a sua escolha será ótima de qualquer modo, mas mudar da Irlanda para Portugal pode ser uma excelente ideia para quem deseja novos ares.

Related posts

Inclua o Vale do Douro no seu roteiro em Portugal

Carol Cândido

Dez situações que me acolhem em Portugal

Cristina Hélcias

Ainda existe preconceito em Portugal?

Gabriela Monteiro

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação