BrasileirasPeloMundo.com
África do Sul Curiosidades Pelo Mundo

5 curiosidades sobre a Cidade do Cabo

5 curiosidades sobre a Cidade do Cabo.

Bem-vindos à África do Sul. Ou melhor, à Cidade do Cabo! Aqui – pertinho do Oceano Índico, do Atlântico e aos pés de uma montanha de mais de 500 milhões de anos – o dia-a-dia é incrivelmente belo, diverso e complexo! Sempre dá para aprender coisas novas, quer você escolha ficar só alguns dias ou decida estender sua visita por anos.

Neste post, a gente vai dar um giro rápido pela cidade e contar cinco curiosidades para você!

1. Ventos de até 100km/h

Os ventos podem não ser uma curiosidade típica daqui. Mesmo assim, foram a primeira coisa que eu notei quando cheguei. Saindo do aeroporto, a caminho do centro, você vai ver muitas das árvores crescendo para o lado e não para cima. E não demora muito para descobrir que sair de vestido e saia curta pode render uma cena à la Marilyn Monroe!

Vários outros efeitos da cidade também estão ligados a eles. A famosa e belíssima camada de nuvens que cobre a Montanha de Mesa, apelidada “toalha de mesa”, é formada pela corrente de vento sudeste que passa pela montanha. Olhando de longe, parece uma cascata de nuvens, do topo até a base.

O Cabo da Boa Esperança, que os navegadores portugueses chamaram primeiramente de Cabo das Tormentas, também ganhou este nome por causa dos ventos e dos inúmeros naufrágios ocorridos na região (até hoje, são mais de 3000 registros).

Se por um lado, eles podem atrapalhar os planos – recomendo quem queira pegar o bondinho para a Montanha de Mesa, checar as condições do vento para não perder a viagem – tem quem venha para cá exatamente por causa deles! Ondas magníficas que podem chegar a mais de 10 metros atraem surfistas locais e do mundo todo para apreciar o wind surf e o kite surf!

E por falar em esporte…

2. Esporte ao ar livre a qualquer hora

… Os ‘Capetownianos’, como chamamos o pessoal daqui, são loucos por adrenalina. Corrida, ciclismo – a famosa competição Cape Argus acontece há quase 40 anos e atrai mais de 35.000 ciclistas – trilhas, escalada, wind surf, kite surf, body boarding, mergulho: há opções para todos os gostos e agendas.

É super comum, por exemplo, chegar no escritório pela manhã e ouvir dos colegas as proezas que fizeram antes de vir trabalhar: viram o sol nascer do topo da Lion ́s Head, nadaram com uma baleia ou fizeram yoga em Muizenberg ou simplesmente deram uma corrida na floresta de Newlands. Tem ainda quem vá sair do trabalho mais cedo, pegar uma onda e depois se juntar a um grupo que faz trilha ou roda de bike à noite, especialmente quando a lua está cheia.

Se durante a semana o pessoal por aqui já é ativo, sábado e domingo os programas podem se estender pelo dia todo. Fazer trilhas na reserva florestal da Montanha de Mesa é atividade comum aos finais de semana. Mas isso não quer dizer que não haja inúmeras outras opções para relaxar, especialmente se você gostar de vinho!

3. Mais de 7000 rótulos de vinhos

Ok, são mais de 7000 rótulos de vinhos na África do Sul inteira, mas a Cidade do Cabo está localizada no centro da região vinícola do país. Isso quer dizer que você tem acesso a bem mais de 200 vinícolas num raio de 100km e toda essa variedade de vinhos – muitos deles premiados internacionalmente – pode ser degustada diretamente nas vinícolas com queijos, chocolate, torrone, ou em casa, com o que mais a sua imaginação sugerir.

As vinícolas também oferecem atrações como passeio em segways, torre de cabras, música ao vivo e visita guiada às plantações e câmaras de produção e armazenamento de vinhos.

4. Diversidade de comidas

Dá para fazer um post inteiro ou uma série deles só sobre comida. Com pratos típicos de mais de 11 culturas locais, a variedade de pratos únicos que você pode experimentar aqui é enorme. Além disto, a região do Cabo tem mais de 7000 espécies florais que só são encontradas aqui. Isto se traduz em flores, é claro, mas também em chá – o rooibos – e comidas indígenas, como o dune spinach (um espinafre que cresce naturalmente nas dunas) e o samphire (parecido com aspargo), que estão virando tendência na gastronomia local.

A Cidade do Cabo e redondezas têm mercados que atraem grupos de todas as idades de quarta a domingo: tem o Earth Fair na quarta, Cape Town City Bowl na quinta, Bay Harbour e Blue Bird na sexta, Neighbourgoods no sábado, e Blaauwklippen – em Stellenbosch – no domingo. Além de comidas típicas, muitos deles também têm artesanato local e música ao vivo. Dá para comer bem – e alimentar sua vida social – a semana toda!

5. Não precisa ser pontual para chegar na hora certa

Pode ser meio confuso no começo, mas existe uma diferença entre “ser pontual” e “chegar na hora certa”, como me ensinou um capetowniano. O que isso quer dizer? As pessoas não se preocupam muito com o horário combinado. Há um acordo implícito de que tudo bem estar atrasado e o bom capetowniano cultiva o dom de chegar na hora certa, isto é, a hora em que as coisas realmente acontecem.

Aqui na Cidade do Cabo as pessoas são bem mais tolerantes com atrasos. A cultura do tempo é mais relaxada que em Johannesburgo e os horários de trabalho costumam ser flexíveis. Poucos chefes vão se importar, por exemplo, se você chegar num emprego formal às 10h da manhã.

Expressões como o ”now now” e o “just now“- usadas em diversos países do continente onde se fala inglês – e que se traduziriam diretamente como “já, agora” e “exatamente agora” – querem, na realidade, dizer o contrário!

A tradução real é: “daqui a pouco” ou “depois”. E você vai ouvir estas expressões muito aqui!

Quem vive na Cidade do Cabo parece querer um pouco de tudo: mar e montanha, cidade e natureza, agito e descanso, agora e daqui a pouco, sem perder nada. Eu diria que faz parte do charme e do misticismo daqui. Sempre algo para depois. Monotonia jamais!

Ficou com gostinho de quero mais? Que tal dar uma olhada nos próximos posts, ou vir conhecer em primeira mão?

Related posts

Curiosidades sobre Hong Kong

Ana Clara Oliveira Garner

O que os espanhóis gostam de beber?

Erika Menezes

Curiosidades sobre a Catalunha

Juliana Marra

4 comentários

Isabel Agosto 5, 2017 at 10:10 pm

Lugar magico!! De lindas praias aos seus maravilhosos vinhos!! Quem ainda não conhece Cape não sabe o q esta perdendo!!! Show Elo!!??

Resposta
Eloah Ramalho Agosto 19, 2017 at 9:30 am

Que privilégio ter recepcionado vocês aqui e continuar recebendo comentários como este, Isabel! Serão sempre bem-vindos para apreciar essa beleza exuberante! 🙂

Resposta
Solon Mota e Silva Agosto 8, 2017 at 12:34 am

Tens muita coragem,em conhecer culturas diferentes e enfrentar países diversos e com problemas.

Resposta
Eloah Ramalho Agosto 19, 2017 at 4:18 pm

Oi, Solon! Obrigada pelo comentário! Aprendi com todas as viagens a não procurar pelo lugar perfeito, mas sim buscar viver em lugares que me inspiram e cujas experiências me dão a oportunidade e os recursos para viver plenamente!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação