BrasileirasPeloMundo.com
Holanda

Eindhoven, uma grande cidade desconhecida

Eindhoven, uma grande cidade desconhecida.

Quando falo que moro na Holanda as pessoas do Brasil sempre acham que moro em Amsterdam. Já foi assunto de um outro texto meu como os turistas normalmente conhecem somente Amsterdam, e pior, só aquela parte ultra turística da cidade. Aí quando falo em Eindhoven sempre tenho que explicar um pouquinho da cidade para a pessoa se situar.

Eindhoven fica ao sul da Holanda, na província de Noord-Brabant. Não é um vilarejo ou cidade pequena – para os padrões holandeses é uma cidade média, com a população de 229,126 em 2018. Além disso em Eindhoven temos uma importante universidade de tecnologia, a Tu/e, sendo conhecida por ser uma cidade altamente tecnológica. Aqui estão empresas importantes, como a Philips e a ASML, ambas fundadas aqui.

A relação entre Eindhoven e a Philips é única, na verdade se pode dizer que a Philips construiu a cidade. Ao contrário da maioria das cidades holandesas Eindhoven não era exatamente uma cidade, mas vário vilarejos em uma área, que se uniram. Com a fundação da Philips na cidade em 1891, e seu posterior crescimento, bairros inteiros foram construídos para os trabalhadores, além de parques e outros edifícios foram erguidos, como o Philips Stadium, casa do time PSV. Em 1997 a sede foi oficialmente transferida para Amsterdam, mas ainda existem fábricas em vários pontos da cidade.

Leia também: Transporte público em Amsterdam

É interessante notar que foi de grande interesse da empresa investir na cidade, e ainda hoje os cidadãos lembram com saudades da época em que a empresa operava daqui. Ainda temos o Philips Museum no centro da cidade. E um dos cartões postais de Eindhoven, o Evoluon, que ilustra esse post, também foi museu da Philips.

Falando em estádio o time de futebol da cidade, PSV, é internacionalmente conhecido, inclusive pelos brasileiros (minha referência quando explico onde moro!). Romário e Ronaldo, entre outros, jogaram aqui. Romário era conhecido na cidade, e frequentador de um antigo restaurante brasileiro que não existe mais, para o meu desgosto.

Mas não só de história e futebol se vive em Eindhoven. Na Holanda a maioria das pessoas prefere morar nas cidades maiores, aqui conhecidas como Randstad, que são: Amsterdam, Utrecht, Den Haag e Rotterdam. Eindhoven é meio que esnobada, assim como o resto do sul. Parece brincadeira mas não é: ano passado houve um estudo que mostrou que o governo central gasta mais com o dobro com o turismo no norte do que no sul do país.

Sinceramente por um lado eu gosto que seja assim. Para mim Eindhoven é a cidade perfeita: extremamente internacional, por causa dos estudantes e trabalhadores estrangeiros que vem para a região, mas não lotada de turistas.

Além disso é uma cidade média então encontro de tudo; é perto da Bélgica, da Alemanha e ainda de Luxemburgo, ou seja, dá para aproveitar tudo que esses países oferecem. E é no sul, e eu adoro a cultura mais relaxada daqui. Claro que continuamos na Holanda, e é mais relax no padrão deles, mas ainda assim eu sinto como as pessoas são mais tranquilas e amigáveis aqui embaixo.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Holanda

Para quem quiser conhecer, eu fiz uma listinha de coisas legais para curtir em Eindhoven:

1 – Philips Museum: vale a pena. Conta a história dessa empresa icônica, e ao mesmo tempo mostra o desenvolvimento de novas tecnologias por mais de 100 anos.

2 – Strijp-S: esse é o bairro hipster da cidade, mas de um jeito muito bom. É uma antiga área industrial próxima ao centro que foi remodelada e hoje abriga lojas, empresas de tecnologia, restaurantes, bares e eventos. Um dos meus eventos favoritos é o Feel Good Market que acontece uma vez por mês no bairro com comida e produtos independentes (acontece também em outras cidades, vale a pena checar o website).

3 – Van Abbemuseum – esse museu de arte moderna fica no centro, super fácil de chegar, e tem exposições super interessantes.

4 –  Down Town Gourmet Market – é um mercado com diferentes opções de comida em um só lugar. Acho super prático quando se está em um grupo porque é impossível não achar algo pra comer, e além disso é um espaço coberto então é ótimo para o clima chuvoso holandês. Meus favoritos são a pizza e o sorvete de lá.

5 – Evoluon – esse prédio é a cara de Eindhoven. Como contei antigamente era o museu da Philips, mas hoje em dia serve para convenções e tem um restaurante muito bom. Eu acho que vale a pena nem que seja só pela foto. E sim, parece uma nave espacial.

6 – Philips Stadium – pertinho da estação, não tem como errar. Ótimo para ver um jogo, claro, mas também tem o museu do PSV.

Temos também eventos especiais, como a Lichtjesroute em setembro, que celebra a liberação da cidade na segunda guerra mundial com uma rota de luzes, e a Dutch Design Week, esse ano entre 20 e 28 de outubro, que celebra o design holandês. E por último em novembro temos o Glow, famoso festival de luzes pela cidade, com projeções incríveis. Dizem as más línguas que agora esse festival está sendo copiado por Amsterdam, mas sinceramente pra mim é só mais coisa legal pra fazer!

Na verdade não é a primeira vez que falo dos meus favoritos na cidade. Tem um texto meu, traduzido para o holandês, para um site de notícias holandês. Se ficou curioso, sempre dá para jogar no tradutor – leia aqui.

Quer conhecer mais cidades holandesas? A Cíntia dá dicas sobre Madurodam, uma cidade linda com canais, castelos e miniaturas. Corre lá ler!

Related posts

As pequenas cidades holandesas de Blaricum, Laren e Huizen

Melissa Alfeu

Refeições Cotidianas na Holanda

Cintia Beatrice

Minha primeira vez com o Haring

Roberta Mellis

1 comentário

Letícia Novembro 7, 2018 at 11:49 am

Olá! Adorei o texto Fernanda!
Estou me mudando praí em fevereiro e gostaria de dicas de bairros com bom custo-benefício (para o lado da ASML)! Os alugueis estão me assustando! Hahaha
Obrigada!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação