BrasileirasPeloMundo.com
Empregos Pelo Mundo Suécia

Emprego na Suécia

Emprego na Suécia.

A Suécia, mesmo com invernos intensos e temperaturas negativas, atrai os brasileiros.

Com uma economia estável e uma sociedade muito mais igualitária do que outros países, não é novidade que a Suécia tenha tantos imigrantes em suas cidades, como Estocolmo, Gotemburgo e Malmø.

Mas a pergunta principal: como eu consigo um emprego na Suécia?

Neste texto temos uma compilação de vários outros com informações relevantes para quem está pensando em ir morar e trabalhar na Suécia.

Para começar, nada melhor do que alguns motivos para morar na Suécia

A Suécia está entre os principais países do mundo em transparência com baixos níveis de corrupção. Uma maravilha, não?  Mas isso não significa que todos carregam uma coroinha de anjo na cabeça, pois vale lembrar que políticos ainda são políticos, só que por essas bandas eles são menos “sombrios” e “roubalheiros”. Leia mais motivos para morar na Suécia.

Dicas para recém- chegados

 Os suecos são humildes e modestos, especialmente quando o assunto em questão é a experiência profissional, responsabilidades e realizações em um currículo. Não cai bem você mostrar que é o “sabichão” do pedaço. Pode até ser que você seja mesmo, mas é importante ser discreto ao demonstrar isso. O currículo sueco é muito mais simples, com frases curtas para descrever cada experiência. E a coisa mais importante sobre o currículo é a carta de apresentação. Ela deve ser exclusiva para cada empresa e utilizada para qualquer vaga (engenheiros, economistas, recepcionistas, ajudantes gerais etc.). Leia mais dicas para recém-chegados na Suécia.

Para trabalhar na Suécia você irá precisar de um visto de trabalho, mas como consegui-lo?

A permissão de trabalho pode ser requerida através do aplicativo online no Departamento de Migração (Migrationsverket) ou indo pessoalmente na Embaixada ou Consulado da Suécia, munido de todos os documentos e formulários necessários. Dependendo do perfil do requerente, a entrega da documentação deverá ser realizada pessoalmente. Nesse caso os órgãos competentes darão as devidas orientações. Leia mais sobre visto de trabalho na Suécia.

Você tem o visto e agora? Precisa de um CV e se preparar para as futuras entrevistas.

Cada vez mais a competitividade é acirrada no mercado de trabalho em qualquer parte do mundo e ter um bom currículo aumenta as chances para ser chamado a fazer uma entrevista. Ter o currículo renovado de acordo com o que é importante para aquele país pode ajudar bastante.

A entrevista de emprego, na Suécia ou em qualquer outro lugar no mundo, é a sua oportunidade de provar que você é a melhor pessoa para aquele trabalho. É ali conversando com o entrevistador que você irá se vender. Então, se prepare para a entrevista. Leia mais dicas sobre entrevista de emprego na Suécia.

E quais são as chances de arrumar emprego na Suécia?

É importante que você não tome como exemplo o processo de contratação que é feito no Brasil. Na Suécia, sendo estrangeiro, é necessário mostrar que vale a pena para a empresa contratar você no lugar de um sueco. Você precisa ter habilidades de trabalho tão excelentes que mostrem que você é mais adequado para a empresa do que um sueco.

O esquema é mais ou menos assim. Por aqui as empresas não podem contratar estrangeiros sem que ela prove por A mais B que a vaga não pode ser preenchida por um sueco supimpa. A empresa fará todo esforço possível para contratar um sueco primeiro. O estrangeiro nessa jogada vai lá para o final da fila.

Sendo assim, para ser o primeiro da fila, você precisa mostrar ser uma pessoa tão incrível ao ponto de um sueco não conseguir entrar nessa competição contigo, entende? Leia mais sobre como arrumar emprego na Suécia.

Salários e ocupações mais comuns na Suécia

Apesar dos salários serem relativamente altos, é bom lembrar que os gastos acompanham o mesmo patamar. Então, para quem sonha com um farto salário ao final do mês e planeja deixar a poupança gordinha, já aviso que a Suécia não é o país para fazer o pé de meia. O que você ganhar, irá gastar.

Agora se você é um sortudo que veio/virá para a Suécia com um contrato de expatriado, onde a empresa paga seu aluguel, te dá carro, plano de saúde, viagem para o Brasil uma vez ao ano e entre outros benefícios, aí, meu amigo, eu digo que a realidade é completamente diferente. O que você ganhar irá gastar à beça com lazer e ainda sobrará o suficiente para guardar. Leia mais sobre salários na Suécia.

Related posts

É suficiente falar inglês para morar na Suécia?

Priscilla Furlanetto

Alguns fatos interessantes e curiosidades sobre a Suécia

Marcele Rask

“Sauditização” e a mão de obra estrangeira

Gabriela Lirio Delfino

1 comentário

Jacqueline de Lima Lea Janeiro 28, 2019 at 2:39 pm

Estudei até o ensino médio tenho 42 anos e gostaria de ter a chance de trabalhar na Suécia pra dar um futuro melhor para minhas filhas.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação