Países para morar fora do Brasil

0
502
Foto: pixabay.com
Advertisement

Por que morar fora do Brasil?

O Brasileiras Pelo Mundo tem uma lista extensa de países, na verdade mais de 80, com informações que vão desde: como alugar uma casa, como abrir conta no banco até preços de supermercado, custo de vida e diferenças culturais.

Além disso, várias colunistas escreveram textos sobre os motivos pelas quais elas acham que vale a pena morar onde estão. Vamos ver o que cada país oferece em um parágrafo.

Inglaterra

Apesar de todos os problemas com terrorismo, os ingleses são muito tolerantes.  Aqui você aprende a se tornar ainda mais. Idosos sentam ao lado de punks, pessoas tatuadas, com cabelos coloridos, sem nenhum problema. Você tem a liberdade de ser o que quiser ser, de se vestir e ter a sua própria individualidade. Cada um no seu quadrado cuidando apenas da sua vida, valioso!

Portugal

A comida em Portugal é muito boa, variada e barata e, se você gosta de comer bacalhau e beber vinho, chegou ao paraíso. Em Portugal diz-se que existe uma receita de bacalhau por cada dia do ano (mas tenho certeza que existe mais). Você pode comer bacalhau à Brás, com natas, à lagareiro, à Gomes Sá, feijoada de bacalhau, etc. De acordo com estatísticas recentes, cada português consome 6 quilos de bacalhau por ano.

Dinamarca

As pessoas confiam na polícia, confiam nos vizinhos, confiam no sistema, confiam em si mesmas e nas outras pessoas. Uma sociedade que se baseia na confiança mútua coletiva tende a ser mais transparente em suas relações e, consequentemente, mais eficiente.

Estados Unidos

De todos os lugares em que eu morei, os Estados Unidos são imbatíveis no quesito patricidade. Existe produto para limpar de cueca encardida até parede manchada, e tudo o que você imagina pode ser comprado online. As lojas abrem cedo e fecham tarde. Drive through de todo tipo, de farmácia a banco. As crianças vão à escola das 8 às 15 horas, e lá mesmo fazem várias atividades extra-curriculares, então aquela vida de “mãetorista” brasileira praticamente é inexistente.

Alemanha

Ainda estou para conhecer um país que ofereça tantos direitos ao trabalhador como a Alemanha. Aqui há empresas que dão 6 semanas de férias por ano, as quais podem ser tiradas em qualquer época, contanto que seja acordada com o empregador. Horas extras são remuneradas ou convertidas em folgas. Em caso de doença, não é necessário apresentar um atestado médico até 3 dias, somente após esse tempo é que o documento é obrigatório. A maioria das empresas distribuem bônus no fim do ano e dividem o 13° em duas partes, no meio e no final do ano. Quer mais? Tem!

Finlândia

O sistema público de educação é um dos melhores do mundo e todas as crianças, dos 6 aos 17 anos de idade, fazem parte dele. Nossos filhos estudam na escola do bairro, ou o mais próximo possível de casa. Apesar da equidade do sistema não ser de 100%, chega perto disso e há qualidade profissional e educativa em todas as escolas do país. A ideia é que todos tenham as mesmas oportunidades; tanto o filho do rico quanto o filho do pobre, crescendo juntos no mesmo ambiente, recebendo a mesma educação.

Irlanda

O verde da Irlanda é simplesmente um espetáculo. Suas paisagens revelam uma atmosfera bucólica, romântica, cheia de mistérios e de histórias milenares. A cada fronteira com o oceano, essa beleza transforma-se em despenhadeiros incríveis, com lindas ondas batendo nas pedras. Não é à toa que a Irlanda tem sido escolhida como cenário para diversos filmes e seriados que se tornaram clássicos, como Coração Valente, O Resgate do Soldado Ryan, Em Nome do Pai, Meu Pé Esquerdo, P.S. Eu Te Amo e Guerra dos Tronos, só para citar alguns.

Índia

A simplicidade da maioria das pessoas Indianas e o modo de vida é algo que deixa qualquer ser humano comovido, pois eles são felizes com muito pouco e isto fará você refletir sobre o consumismo do mundo e se é realmente necessário ter tudo o que possuímos.

Argentina

Localização é o melhor. Momentos como: ter uma urgência familiar e você poder ir ajudar; visitar seus pais (que não estarão por muito mais tempo) num feriado longo; ir no casamento da sua melhor amiga; conhecer o novo sobrinho que nasceu, devem e podem fazer parte da sua vida. Viver fora do Brasil numa distância de um voo de 2 horas não tem preço! E muitas passagens são mais baratas que voar dentro do próprio Brasil.

França

A França é um prato cheio para quem gosta de história. São guerras, destruições, conquistas, perdas, batalhas, vitórias, divisões e uniões do seu próprio território, reis, imperadores até chegar na democracia de hoje. E com todo esse percurso da história, em cada canto, cada cidadezinha, tem muito para contar. Cada lugar daqui tem seu papel na França de hoje. E culturalmente falando o francês conhece de onde veio, sabe da sua história e honra seus heróis com monumentos mil.

Áustria

Estudantes (até o ensino médio) pagam 19€ por ano para pegar o transporte público de casa até a escola aqui em Innsbruck; os ônibus e bondes são de ótima qualidade e passam com muita frequência, principalmente nos horários de pico (a cada 5 minutos). Em grande parte dos consultórios médicos não precisa marcar horário, é só chegar cedo e esperar sua vez (aqui incluem-se os clínicos gerais e especialistas que têm consultório fora do hospital). Além disso, os remédios receitados pelos médicos são pagos pelo sistema de saúde e os exames também.

Costa Rica

“…No quiero ejército de soldados, sino de educadores”, com essas palavras, no dia 1 de dezembro de 1948, o então presidente José Figueres Ferrer aboliu o exército da Costa Rica, convertendo o país em um dos primeiros do mundo em não contar com as Forças Armadas. Em vez de investir dinheiro no Exército e, muitas vezes, em reconstrução do país por conta de conflitos, o investimento é destinado à educação, saúde e cultura da Costa Rica.

Chile

O Chile está situado como 58º no ranking de liberdade de expressão dos Jornalistas Sem Fronteiras, bem longe do Brasil, que está em 111º. Para alguns pode parecer bobagem, mas eu acho que é algo de grande importância. Isso significa que podemos encontrar informações de um mesmo assunto sob diferentes pontos de vista de forma acessível, deixando tudo mais transparente, especialmente no que se refere à política.

Espanha

A saúde é um direito universal e gratuito para o cidadão espanhol e para todos os estrangeiros que tem visto permanente na Espanha. Claro que existem abusos – gente que atravessa fronteiras para fazer operações aqui – mas os hospitais públicos são bem equipados e os profissionais, competentes.

Romênia

A Romênia e sua capital são lugares seguros de se morar, com taxas muito baixas de criminalidade, a despeito da grande diferença econômica e social existente no país, tantas vezes usada como justificativa para o altíssimo nível de insegurança que assombra as cidades brasileiras.

Suécia

A Suécia é um dos líderes mundiais em termos de igualdade. O que eu vejo é que as políticas igualitárias tentam assegurar que homens e mulheres tenham os mesmos direitos, oportunidades e obrigações em toda e qualquer área da vida. É comum por aqui ver mulheres fazendo trabalho de “macho”.

Japão

Tudo aqui tem um toque especial. Tanto que, às vezes, um presente é simples, mas a embalagem feita tão ricamente, com tanto cuidado que se torna inesquecível. Estão sempre agradecendo, pelo sol, pela chuva, pelo mar, pela natureza, como por exemplo, aqui tem dia para tudo no calendário. Nem todos os dias são feriados nacionais, mas são para celebrar, respeitar e agradecer.

Ilha de Man

Não há nenhum mendigo ou pedinte na rua muito menos crianças nessa situação. Não se encontram áreas carentes e realmente não se vê pobreza. Não quer dizer que não existam pessoas que recebam benefícios do governo, quer dizer que a assistência social funciona tão bem que quando alguém realmente necessita de ajuda, seja para receber seu seguro desemprego, por quanto tempo precisar, ou algum outro benefício, ele certamente será amparado pelas políticas locais ou ainda por alguma instituição de caridade.

Malásia

Os custos aqui são baixos se comparados com as grandes cidades do Brasil e do país vizinho Singapura. Gasolina, comidas em Restaurantes, supermercado são bem mais baratos do que nestes países. Além disso as taxas de juros aqui são bem mais baixas, facilitando a vida de quem quer fazer um financiamento entre outras coisas. Atualmente a taxa de financiamento gira em torno de 2% ao ano, juros simples.

China

Pode parecer estranho, mas a maioria das pessoas que conheço que vivem ou viveram aqui tem essa mesma sensação: aprender a ser mais paciente… O seu sentido de urgência muda, pois literalmente não adianta dar ‘murro em ponta de faca’. Apesar daqui ser um lugar em que tudo acontece da noite para o dia, as coisas são lentas, a lógica deles não nos faz sentido. Na realidade acho que tudo acontece rápido, porque tem muita gente para trabalhar e não exatamente pela eficiência da equipe.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.