A véspera de Natal na Polônia

2
434
Advertisement

A véspera de Natal na Polônia.

O Natal na Polônia é uma data cheia de significados e tradições, onde as famílias se preparam e esperam esses 3 dias com muita ansiedade. Sim, você não leu errado, são 3 dias comemorando o Natal! Dia 24 véspera natalina, 25 Natal e 26 segundo dia de Natal!
A data sempre está associada com família reunida, árvore decorada, presentes e aqui na mesa de Natal de uma família polonesa não podem faltar os 12 pratos sem carne, e é sobre eles e alguns costumes do dia 24 que eu vou falar esse mês.

Feno na mesa: ainda hoje muitas famílias colocam um pouco de feno debaixo da toalha branca que cobre a mesa. Segundo as crenças pagãs isso traz bons presságios para o ano novo porque é símbolo da prosperidade e da fertilidade. O feno nos lembra também a pobreza em que Jesus nasceu no meio do estábulo e que a riqueza não é a coisa mais importante da vida. Algumas famílias fazem pequenas decorações com feno pois o importante é ele estar presente.

Leitura do Evangelho: alguém da família, geralmente o pai, avô ou a pessoa mais velha da mesa, lê o fragmento do evangelho de São Lucas, sobre o nascimento de Jesus.

Divisão da hóstia: simboliza a divisão do amor, da bondade e a reconciliação. Cada um tem sua hóstia que vai ser dividida com cada membro da família. Na minha opinião é a parte mais significativa e bonita. Apesar de alguns outros  países também terem essa tradição, é aqui na Polônia que ela é mais forte.

Hóstia com o feno por baixo. Fonte: Foter.com

Canções de Natal: Todo mundo canta as canções de Natal, são muitas e lindas! Toda casa tem um disco, uma fita cassete, um cd, um dvd com as canções mais populares. Sabem o show do Roberto Carlos na TV que é uma tradição na véspera de Natal no Brasil? Aqui também temos todos os anos, os principais  cantores  interpretando as canções natalinas mais famosas.

A primeira estrela: a tradição polonesa diz que devemos começar a comer assim que a primeira estrela for avistada no céu, quando não estiver tudo nublado. Mas para a maioria dos poloneses o sinal para começar é quando conseguimos ver Júpiter.  Em dezembro ele é o planeta mais brilhante no céu.

Um lugar a mais na mesa: na maioria das casas terá um lugar vago na mesa, que  pode ter dois significados: representar parentes que não estão mais presentes entre nós e   nunca serão esquecidos, ou deixar a mesa preparada, pois na noite de Natal ninguém deve ficar sozinho e sempre poderá aparecer um convidado extra.

Os 12 pratos: na mesa de Natal polonesa não podem faltar os 12 pratos sem carne. Mas porque 12?
De acordo com a tradição cristã, 12 é o número dos apóstolos presentes na Santa Ceia. Por outro lado, de acordo com as crenças populares, 12 se refere aos meses do ano.
Existe uma regra simples: as receitas devem ser preparadas com o que nasce nos campos, nas florestas e nas campinas. Por esse motivo, algumas receitas eram específicas de cada região. Hoje como temos todos os ingredientes com mais facilidade, isso mudou um pouco.

Quais são as receitas que não podem faltar na ceia polonesa?

Começamos a lista com a mais tradicional sopa polonesa: barszcz czerwony z uszkami, a sopa de beterraba com “orelhinhas”, pequenos raviólis. Em algumas regiões é servida a sopa de cogumelos, zupa grzybowa  pois antigamente os cogumelos eram associados com saúde e força. Algumas famílias servem as duas sopas.

É servido o peixe, no lugar da carne vermelha, pois simboliza Jesus e o seu renascimento. A carpa que é esquecida nas receitas do resto do ano, sempre está presente na ceia natalina. A rainha da noite é a karp w galarecie (carpa na gelatina), mas a quantidade de pratos com a carpa é enorme!  Ela pode ser assada, cozida, frita, com molho. Tem opções para todos os gostos.
Junto com a carpa, outro peixe que não pode faltar é o śledź (arenque), símbolo de jejum e espera. Geralmente é servido com creme ou oleo, mas também existem outras opções de receitas e modos de servir.

Outro prato antigo que aparece na mesa da ceia é kapusta z grochem (repolho com ervilhas). O repolho em conserva é muito consumido, além de ser saudável e uma fonte de vitaminas e minerais.

O pierogi não pode faltar, só que na ceia o que comemos é o pierogi z kapustą i grzybami (pierogi de repolho e cogumelos) porque a tradição diz que os cogumelos tem uma força mágica.

Para beber há a compota de fruta seca que é cheia de simbolismo. Peras nos dão longevidade, maçãs – saúde, enquanto as ameixas espantam os poderes do mal.
Ninguém toma nada alcóolico até à meia noite do dia 24.

Depois dos salgados, chega a hora dos doces, que geralmente são feitos com sementes de papoula.  Segundo a tradição isso traz riqueza e a sua falta  pode trazer o infortúnio.  Assim a papoula aparece em várias receitas, mas a mais popular é o makowiec, podendo aparecer como torta ou rocambole. Outra receita que encontramos é kutia, um tipo de pudim com trigo, mel, frutas secas e nozes.

Outro doce imprescindível é o piernik (uma espécie de pão de mel com gengibre, canela, cardamomo) que simboliza a prosperidade. Há muitas variedades desse doce: banhado com chocolate, com glacê, em formatos diversos, etc. Quem tem criança acaba fazendo sua própria receita em casa e a diversão é garantida.

As frutas também aparecem em abundância como mexericas, maçãs e uvas.

No final da lista, mas que não deve ser esquecido aparece o chleb, o pão, símbolo de vida nova e prosperidade.  A presença do pão na mesa garante prosperidade para o próximo ano.

Esses são os principais pratos e ingredientes que precisam aparecer na ceia de uma família polonesa. A quantidade de receitas com esses ingredientes é grande e cada casa tem as suas preferidas e suas próprias tradições.

Dizem que todos devemos comer pelo menos um pouco dos 12 pratos presentes, caso contrário o novo ano não será farto.

A quantidade de comida é impressionante e todos comem muito,  sem hora pra acabar.

Espero que vocês tenham gostado de saber um pouquinho mais sobre as tantas tradições que a Polônia tem.

Feliz Natal e até mês que vem!

2 Comentários

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.