BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha Casamento Pelo Mundo

Festa de Casamento na Alemanha

Festa de Casamento na Alemanha.

Os alemães celebram o casamento de maneira um pouco diferente da nossa, mas não me atrevo a dizer que é mais simples, porque depende claro da renda familiar e dos desejos de cada casal. Mas o que esperar de uma festa de casamento alemã?

Igreja ou cartório

Como no Brasil, alguns noivos preferem uma cerimônia apenas no cartório ou na igreja. Entretanto, é importante ressaltar que aqui o casamento religioso não tem efeito civil, isto é, os noivos que pretendem celebrar a união na igreja, devem efetivar o casamento no cartório antes. Tem pessoas que fazem o casamento no cartório poucos dias antes da igreja, mas não é incomum ver casais que esperam meses ou até um ano para realizá-lo também no religioso.

No caso de casamento apenas no civil, as noivas também costumam se vestir de branco, com vestidos longos ou pouco mais curtos, com véu ou não, com buquê de flores. O juiz de paz normalmente fala bonitas palavras durante a cerimônia. Os noivos pesquisam onde gostariam de se casar, se no próprio cartório da prefeitura de onde vive ou até mesmo em castelos próximos, que oferecem este serviço juntamente ao cartório. Se o sonho sempre foi se casar em um lindo castelo alemão, pesquise bem, porque o preço para um casamento civil no local não é tão diferente do cartório normal (pelo menos o meu não foi).

Horário

Os casamentos costumam durar muitas horas por aqui, com a cerimônia religiosa ou civil se iniciando pela manhã e a festa se estendendo pela tarde e noite. Pode ser que após o casamento na igreja ou cartório, os noivos se afastem dos convidados para a fotografia do casal no mesmo local ou dirigindo até outro ponto da cidade escolhido como cenário das fotos.

Apenas os mais próximos

Os convidados são os mais próximos dos noivos: pais, avós, tios, primos, sobrinhos, filhos e melhores amigos. Aquele costume de convidar quase a família inteira, com a qual nem se tem mais contato, não faz parte da cultura alemã. As famílias costumam ser pequenas de qualquer maneira, mas o núcleo é o mais importante. O mesmo vale para colegas, pois não é muito comum misturar vida pessoal com profissional no país, a não ser que tenha se formado uma verdadeira amizade naquele ambiente. Portanto, em cerimônias mesmo no religioso, não é tão comum ver uma igreja com bancos lotados de convidados (claro que há exceções, se a pessoa tiver uma rede de contatos próximos bem ampla e dinheiro para isso). Ainda há a possibilidade, nem tão incomum, de convidar alguns contatos apenas para a cerimônia religiosa, tornando a festa mais íntima (e menos custosa).

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

Restaurante ou salão de festa

Diferentemente do Brasil, aqui é mais tradicional comemorar o casamento em um restaurante. Alguns noivos optam por salões de festa, mas em geral esta escolha é para quando há mais convidados. O restaurante reserva uma parte de seu ambiente, muitas vezes mais reservada ou fechada para o evento. As mesas podem ser dispostas uma ao lado da outra, formando uma letra U ou em linha reta, mas também há quem prefira colocar mesas com umas seis cadeiras espalhadas pelo local. Os noivos ganham geralmente local de destaque com uma mesa separada na frente das outras ou sentando no meio da linha de mesas.

Decoração

A decoração é mais simples do que nos casamentos brasileiros. As igrejas quase não recebem decoração extra. Muitas noivas preparam os itens em casa com artesanato para colocá-los sobre as mesas do restaurante. Alguns noivos gostam de colocar flores, candelabros e toalhas nas cores tema. Muitos também elegem um tema para a festa e procuram decoração pertinente. Os amigos e familiares visitam o restaurante na véspera para preparar tudo em uma ação conjunta

Cabelo e maquiagem

As noivas podem pedir para sua cabeleireira vir até sua casa para preparar o cabelo e maquiagem ou seguem até o salão sozinhas pela manhã bem cedo. Por isso não é estranho ver uma noiva saindo com roupas normais de um salão, mas com o penteado, véu encaixado e maquiagem pelas ruas. O ideal é procurar um salão conhecido e fazer um teste de maquiagem e penteado uns dias antes para a aprovação. 

Iniciando a comemoração com brincadeiras 

Vai da escolha dos noivos, se querem ir juntos ou separados para o local da cerimônia. Muitos optam por alugar carros especiais para a ocasião como limusine ou veículos de época. Após o casamento e fotografia, os noivos e convidados se dirigem até o local da festa, digamos restaurante. Alguns casais fazem umas brincadeiras antes de entrar, como:

– recortar um grande coração em um lençol utilizando pequenas tesourinhas (e após cortado, o noivo carrega a noiva no colo através do coração no tecido),

– quebrar louças no chão,

– com uma serra de metal, os noivos cortam juntos um tronco de madeira,

-cada noivo pega um pedaço de pão salgado e observa quem pegou o pedaço maior, depois toma um aperitivo.

Enfim, são muitas brincadeiras feitas durante a festa, dependendo do costume e origem dos noivos. Em casamentos de famílias de origem russas, há sempre uma coordenadora de festa, tipo uma animadora. Nos casamentos de famílias turcas, há muita música acompanhando os noivos desde casa.

Uma tradição antiga alemã é o sequestro da noiva. Quando amigos somem com ela, indo de bar em bar. Enquanto isso, o noivo tem que tentar descobrir qual é o bar em que ela está e a cada local que ele entra e não a encontra, o noivo deve pagar uma rodada de uma bebida para todos os clientes presentes no momento. Pode ficar bem cara esta diversão. 

Buffet ou servido na mesa

Este assunto é decidido pelos noivos na contratação do restaurante ou salão. Em geral, os noivos fazem um discurso de agradecimento ao chegarem no local e informam que o buffet está aberto ou que o almoço será servido na mesa. Uma sopa é primeiramente servida. A festa começa de verdade após a refeição, com músicas e brincadeiras. O bolo é cortado após umas horas.

Presentes

Os presentes costumam ficar em uma mesa e os noivos escolhem se querem abrir no momento ou em casa sozinhos. É comum dar cartões em um envelope com dinheiro.

Extras

Muitos casais preparam fogos de artifício para a noite, shows de malabarismo e bandas, soltam pombas brancas ou balões com cartões presos, onde os convidados escrevem seus desejos de felicidade.

Se você for a um casamento alemão, se prepare para a diversão! Se for se casar por aqui, não deixe de pensar em todos estes detalhes.

Related posts

Criando os filhos de forma mais livre na Alemanha

Lulu Saille

Casos de xenofobismo na Alemanha

Marcia Noczysnki

Playlist para o inverno

Bárbara Poplade Schmalz

8 comentários

Kátia Julho 22, 2018 at 11:08 pm

Nossa, estou amando seu blog. Já salvei aqui em meus favoritos. Parabéns de verdade!!

Resposta
Karina Finke Julho 24, 2018 at 7:42 am

Olá, Kátia! Obrigada pelo elogio! Nós somos muitas colunistas ao redor do mundo, tentando trazer nossos pontos de vista sobre a população do local, onde vivemos. Um abraço!

Resposta
Mari Setembro 11, 2018 at 11:19 am

Olá!
Estou indo a um casamento em Karlsruhe e gostaria de saber o tipo de roupa, pois será no cartório, mas a recepção, segundo meu marido que é amigo do noivo disse que será em um lindo restaurante.
Minha dúvida é: Se devo ir de longo, porém com uma cor nude ou um vestido no joelho com uma cor mais alegre.
O casamento será a partir das 11h no carório, em seguida a recepção acontecerá em um restaurante, pois a noiva já foi casada, hoje é divorciada.
Se vc puder ajudar-me, agradeço.

Resposta
Karina Finke Setembro 11, 2018 at 6:02 pm

Olá Mari,
a maioria das mulheres vai de vestido no joelho, até porque começa de manhã. Algumas usam conjunto de terninho e calça social também. Vestido longo não é tão usual, mas algumas usam.
É importante verificar a previsão do tempo na cidade antes, porque já estamos entrando no outono e pode chover muito e fazer frio.
Como no Brasil, não se usa branco por causa da noiva. Mesmo sendo no cartório, é comum a noiva usar vestido branco.
Há um ano, fui em um casamento de vestido no joelho rosa escuro com bordados. Foi muito elogiado por outros convidados.
No meu casamento, ficou meio a meio. Metade de vestido no joelho e metade com terninho/calça social.
Desejo a vocês uma boa diversão no casamento!

Resposta
BERNADETTE DA COSTA ITHO Novembro 2, 2018 at 4:01 am

MINHA FILHA IRÁ SE CASAR NO CIVIL EM 20/12, NA ALEMANHA, NUM CASTELO, ONDE SERÁ SERVIDO UM JANTAR APÓS A CERIMÔNIA.
NÃO SEI Q ROUPA VESTIR, JÁ Q VAI ESTAR MUITO GELADO NESSA ÉPOCA.
VESTIDO, ACREDITO Q VAI SER IMPOSSÍVEL.
POSSO USAR UM CASACO DE FRIO DE VELUDO COTELÉ, FORRADO C/ ESTAMPA VERDE DE CETIM, C/ ECHARPE VERDE? E O Q USAR POR BAIXO? TENHO UMA CALÇA DE LÃ PRETA. OU ESSA ROUPA VAI SER MUITO SIMPLES?
OBRIGADA PELA AJUDA.
BERNADETTE

Resposta
Karina Finke Novembro 2, 2018 at 4:04 pm

Olá, Bernadette!
Isso depende muito dos noivos, do que eles esperam dos convidados. Eu recomendaria que você verificasse com a sua filha que tipo de roupas o casal espera. Tem casal que quer os convidados em roupas formais, tem outros que aceitam calça jeans. O mais importante, acredito, é não sentir frio. 🙂 Mas no jantar, deve ficar bem aquecido no ambiente. As pessoas tiram os casacos nos ambientes fechados. Se fosse eu, usaria uma blusa bonita e chique, com o casaco de frio mais bonito que eu tiver. Na hora da cerimônia, dentro do castelo, tiraria o casaco para as fotos. Se a calça for quente, é boa ideia. Capriche nas joias/bijuterias e na maquiagem/cabelo. Vai ser um sucesso! Desejo muitas felicidades para a sua filha e o noivo, e a você, uma boa viagem e boa diversão!

Resposta
BERNADETTE DA COSTA ITHO Novembro 4, 2018 at 4:37 am

OBRIGADA PELA AJUDA.
MINHA FILHA FALOU EM ESPORTE CHIQUE, Q SEU NOIVO E O PAI VÃO DE TERNO.
UM ABRAÇO

BERNADETTE

Resposta
BERNADETTE DA COSTA ITHO Novembro 2, 2018 at 4:02 am

ESQUECI O HORÁRIO DO CASAMENTO: 17:30H

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação