Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»França»Gravidez na França
    França

    Gravidez na França

    Anna MendonçaBy Anna MendonçaApril 3, 2016Updated:October 10, 201715 Comments5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Para compartilhar com vocês a experiência da gravidez na França, colhi algumas informações nos órgãos públicos e entrevistei a Lúcia, paraibana de 39 anos que mora em Nanterre, cidade dos arredores de Paris.

    Conheci Lúcia em Paris há 16 anos e nos tornamos amigas desde então; eu estava presente no dia em que ela conheceu Arnaud, francês da região parisiense, e fico feliz de ter acompanhado essa história de amor que hoje tem 15 anos e gerou três filhos!

    Lúcia sempre teve a vontade de ser mãe e foi a primeira do nosso grupo de amigas aqui da França a ter filhos. Tudo começou naquele dia, às vésperas do casamento, quando ela passou mal. Ela conta como foi a experiência:

     ”Na véspera do casamento tive um mal estar e fortes cólicas e decidimos que era melhor ir ao hospital; então fizeram um ultrassom e descobrimos que eu estava grávida de 2 meses… Fizemos a declaração da gravidez  à CAF, Caisse d’allocations familiales (órgão do governo de assistência à família), e à Securité Sociale (Segurança Social), assim foi possível fazer o pré-natal gratuitamente. Eu escolhi fazer o pré-natal com um ginecologista obstetra na maternidade do meu bairro, e fiz também a preparação do parto com a sage femme, enfermeira obstétrica.”

    • A declaração da gravidez (déclaration de grossesse) deve ser feita antes de completar o terceiro mês de gestação, o ginecologista obstetra fornece a atestação que deve ser enviada à CAF e a Securité Sociale, para garantir a cobertura integral da gravidez e do parto.
    •  Aqui na França você pode fazer o pré-natal na maternidade mais próxima da sua residência, que será aquela na qual você terá o parto, no consultório, ou na PMI (Centro de Proteção infantil e Materna) e esse acompanhamento poderá ser feito por um ginecologista obstetra e também por uma sage femme (enfermeira obstétrica).
    •  Existe também um curso de préparation à la naissance (preparação para o nascimento), que é gratuito, no qual a gestante recebe orientações e informações tanto sobre a gravidez e o parto quanto sobre o pós-parto.

    França

    “ Com 39 semanas senti contrações e a bolsa estourou, mas depois de 24 horas eu não tinha dilatação e constataram que meu bebê estava com pouco oxigênio e tive que fazer uma cesárea de urgência, o que me assustou porque eu só tinha sido preparada para o parto  normal.”

    •  Na França, o parto normal é estimulado e ocorre na maioria dos casos; de acordo com o ministério da saúde francês, somente uma em cada cinco mulheres faz  cesárea, sendo que apenas metade dessas são programadas e as outras ocorrem em urgência, somente após a tentativa do parto normal.

     “ Tivemos alta no quinto dia, e após uma semana, tive uma infecção e precisei tomar antibiótico, infelizmente por causa disso não pude mais amamentar a Clara e acabei sofrendo uma depressão pós-parto, mas tanto no hospital, quanto na PMI tive apoio psicológico ”

      “Tive dificuldades de engravidar novamente, então após 7 anos de tentativas, e com 34 anos de idade, minha ginecologista propôs um tratamento hormonal, e engravidei do meu segundo filho o Theo; dessa vez fiz acompanhamento em um consultório, com uma ginecologista. A bolsa estourou com 39 semanas mas o parto não evoluiu e tive que fazer novamente uma cesárea, mas dessa vez eu já estava preparada para isso.”

     “Peguei o Congé Parental por um ano, até conseguir vaga na creche”.

    •  A duração da licença maternidade na França é de 16 semanas, mas a partir do terceiro filho é de 26 semanas; se forem gêmeos, 34 semanas; se forem triplos ou mais (socorro!) é de 46 semanas. Existe uma forma da licença durar mais, chamada Congé Parental, na qual a família recebe uma ajuda financeira do Estado e pode suspender o contrato de trabalho (a empresa não poderá demitir); essa licença pode durar até três anos.
    •  A prefeitura de Paris recomenda fazer a pré-inscrição na creche no sexto mês de gravidez para garantir a vaga, mas existem outros modos de guarda para os pequenos até eles chegarem à idade de ir para escola; além das creches coletivas, tem as creches familiares, as halte-garderies (creche meio período), os jardins d’enfants (jardins de infância), os assistentes maternelles (profissionais treinadas para cuidar das crianças e vinculadas à prefeitura). Há também uma ajuda para quem emprega uma nourrice (babá), o que contarei com mais detalhes em outro artigo.

     “Cinco anos depois, com 39 anos, sem planejarmos engravidei do meu terceiro filho, Lucas. Descobrimos a gravidez nas primeiras semanas; tive uma gestação tranquila, fiz o acompanhamento com a mesma ginecologista e novamente foi cesariana.”

     “Quando o Lucas estava com 6 meses consegui, através da prefeitura, uma assistante maternelle para cuidar dele, enquanto eu faço um curso profissionalizante”.

     “Eu e meu marido viemos de uma família grande, quem sabe teremos mais um.”

    A França e a Irlanda possuem as mais altas taxas de natalidade da Europa, com 2,01 filhos por mulher contra 1,58 filhos em média nos outros países europeus. Diversos fatores favorecem essa taxa, como a oferta de um sistema de saúde público de qualidade, medidas do governo como a “prime de naissance” ( ajuda para as primeiras despesas com o bebê, pouco mais de 900 euros,oferecidos somente uma vez e após o nascimento), o  “congé parental“, além da oferta de diferentes modos de guarda dos filhos, o que viabiliza o retorno ao trabalho e, claro, o sustento desses pequenos.

    Textos relacionados

    • Associação Herança Brasileira na França
    • Adaptação dos filhos no novo país
    • Minha admiração pelos franceses
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    • Informação para pais que moram em Paris
    Franca maternidade
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Anna Mendonça
    • Website

    Anna nasceu em Ilhéus, linda cidade da Bahia, mas por curiosidade mudou cedo para Salvador, depois para Belo Horizonte e não parou (já mudou de casa mais de 20 vezes). Atualmente mora nos arredores de Paris com os dois filhos e estuda o CAP Petite Enfance, um curso técnico para trabalhar em escolas e creches, sendo que essa é a quinta vez que mora no país (a primeira foi em 1999). Morou também em Londres por quase 4 anos. Adora aprender outras línguas (já estudou até mandarim) e conhecer novas culturas, é nômade assumida e acha melhor ainda mudar de país com os filhos.

    Related Posts

    Como enfrentar essa onda de negatividade global

    September 20, 2021

    As férias do improviso

    August 11, 2021

    Você, sendo você mesma

    July 16, 2021

    15 Comments

    1. Camila on April 3, 2016 6:28 pm

      Como faço para falar com ela ! Estou gravida e penso em me mudar pra França !!! Queria umas dicas! Obrigada atualmente mora na Caralunha! Seu texto muito bom, rico em detalhes amei ! Parabéns!

      Reply
      • Anna Mendonça on April 4, 2016 10:31 am

        Olá Camila,
        Obrigada , fico feliz que tenha gostado , no próximo artigo mais informações sobre o assunto serão abordadas , espero que ajude ! Abraços !

        Reply
    2. Iva on April 3, 2016 9:45 pm

      Muito bom essa materia, super interessante.
      Parabéns!

      Reply
      • Anna Mendonça on April 4, 2016 10:11 am

        Obrigada Iva que bom que gostou! Estou fazendo outra com mais detalhes sobre a maternidade na França, abraços!

        Reply
    3. meg sa on April 4, 2016 12:56 am

      OI Anna , você poderia fazer um artigo falando sobre estudar na frança para quem tem idade apartir dos 30, conte como fez para se inscrever no CAP Petite Enfance suas experiências no curso e expectativas.
      Obrigada.

      Reply
      • Anna Mendonça on April 4, 2016 10:18 am

        Olá Meg, obrigada pela sugestão , irei fazer um artigo posteriormente sobre o assunto, um site interessante com diversas formações em CAP à distância , ideal para quem trabalha e tem filhos é o cned.fr, abraços!

        Reply
    4. Karla on August 15, 2016 2:05 pm

      Olá, Anna!
      Tudo bem?
      Gostei muito das informações do artigo.
      Fiquei pensando como é na França a recepção para terapias holísticas e ou alternativas e se há cursos nessa área aí para grávidas. Saberia me dizer?
      Gratidão, Karla

      Reply
    5. Pollyana on December 7, 2016 10:08 am

      Olá Anna!
      Tudo bem?
      Gostaria de uma informação,
      Ultrassonografia (paga) só faz em hospitais?

      Reply
    6. Viviane Ronsalez on May 5, 2017 3:58 am

      Oi tudo bem
      Gostaria de saber se estes direitos se aplicam a quem não esta trabalhando?
      E se essa ajuda do governo de 900 euros é para imigrantes tbm
      Atenciosamentw

      Reply
    7. Fabiana on May 14, 2017 11:56 pm

      Ola anna! Tudo bom? Estou com o visto para ir franca mas descobri que Estou gravida e vou para franca quando tiver o ok do medico mas acredito que sera apos 3 meses. Voce sabe me dizer se a declaracao de gravidez pode ser feita aqui do brasil? Meu marido é francês e estou bem perdida no timing das coisas… muito obrigado por qualquer ajuda!

      Reply
    8. Larissa on May 15, 2017 2:10 pm

      Ola! Ana muito interessante mesmo . Mas meu caso é diferente aqui onde moro, estou grávida de 3 meses e não sou bem tratada me no hospital por não ter papel moro em Martinica a 2 anos e está sendo difícil para mim sou diabética e não tenho dinheiro para manter meus remédios eu sofro demais,vivo com o pai do meu bebe.o que posso fazer me dá uma luz

      Reply
    9. Vanessa on July 12, 2017 5:11 pm

      Bia tarde, queria saber se na licença de maternidade continuou a receber ? E quanto ? Na França. Obrigada

      Reply
    10. Angela Silva on September 16, 2017 2:04 am

      Eu sou Angela Brasileira e tenho um filho Brasileiro e Frances Niklas tem 5 anos
      E eu e seu Pai nao somos casados mas estamis junyos do nisso jeito brasil e frança
      Mas agora eu decidir ir viver a Paris e orecido muito de ajuda??
      Como faço com escola p meu filho tou com muito medo pos ele fala pirtugues mas sempre estamos a Paris… eu quero saber um curso de feances p mae de filho frances??

      Reply
    11. Pingback: Gravidez na França

    12. Elsa brito on March 3, 2020 2:50 pm

      Olá sou nova nestas andanças deixei tudo em Portugal e vim tentar a minha sorte em França cheguei dia 21 fevereiro 2020. Ainda estou a procurar trabalho vim para ficar em casa d um conhecido mas sou solteira tinha um relacionamento em Portugal mas deixei para vir para cá mas descobri que estou grávida. Sozinha sem trabalho e sem falar a língua estou desesperada sem saber o que fazer nem sei se vou ter esta criança. Preciso saber caso decida levar a gravidez avante se terei alguma ajuda por parte da segurança social mas não tenho descontos acabei de chegar e ainda não trabalhei. Pode me aconselhar? Por favor estou apavorada

      Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Polônia

    Dia de Finados na Polônia

    By Ann MoellerOctober 28, 20240

    Dia de Finados na Polônia O Dia de Finados é comemorado oficialmente pela Igreja Católica…

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2025 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.