Maternidade em Portugal: do pré-natal ao pós-parto.
Ter filho longe de casa, em um outro país e sem parentes próximos é muito difícil. Mas se o Estado e a comunidade te dão apoio e suporte nos cuidados médicos e sociais de toda gravidez e do seu bebê, a jornada fica um pouco menos dura.
Quando descobri que estava grávida tinha 6 semanas de gravidez. Fiquei super feliz com a descoberta e ao mesmo tempo preocupada. Como seria meu pré-natal, o parto, o que me aguardaria, para o que deveria me preparar. Eram tantas questões… Será que iria dar conta?
Então fui pesquisar se deveria fazer tudo relacionado ao tema pelo setor público ou particular. Me falaram maravilhas de ambos, mas resolvi começar pelo público e ver no que daria.
E fui surpreendida pela dedicação e comprometimento do setor público com a futura mãe e sua família.
Dois dias depois da descoberta liguei para o posto de saúde. Marcaram a consulta para o dia seguinte com meu médico de família.
Nesse post vou contar o início da minha jornada nesse mundo fascinante da maternidade em Portugal.
Exames e consultas
Todos os exames e consultas necessários e recomendados pelo seu médico são gratuitos. As gestantes e os bebês aqui ficam isentas de taxas moderadoras.
Ultra-sonografias
Realizamos as ultra-sonografias em 3 períodos: 13 semanas, 22 semanas e entre 30-32 semanas. Essa é a recomendação da OMS. E aqui funciona direitinho. As duas primeiras foram realizadas no hospital onde teria o meu bebê e a última em uma clínica particular credenciada. Não precisei tirar um cêntimo do bolso. Tudo sem burocracia. Fiz também uma ultra-sonografia emocional com 15 semanas. Essa foi particular. E amei a experiência!
Local do parto
Eles me deixaram muito a vontade para escolher onde teria o meu bebê. Poderia escolher qualquer hospital público do país. Eu escolhi o Hospital de referência do Porto, o Hospital São João.
Leia também: tudo que você precisa saber para morar em Portugal
Subsídio pré-natal
Aqui em Portugal existe uma diversidade imensa de subsídios. Para as futuras mamães é o abono de família pré-natal e começa a partir da 13ª semana. Esse subsídio dura 6 meses e está diretamente relacionado com o seu IRS (nosso IRPF) e do seu parceiro. Na prática significa se você precisa o Estado te dará um auxílio que pode variar em 3 escalões. Eu fiz tudo pela internet. Através do site da Segurança Social Directa (SSD), anexei todos os documentos e enviei. Após 1 mês recebi a resposta. Para saber mais sobre o abono pré-natal e suas condições, clique aqui!
Aulas de preparação para o parto
As aulas estão disponíveis no setor público e privado. No público é disponibilizado nos hospitais e em alguns postos de saúde. O meu posto de saúde tinha essas aulas. A aula é iniciada por volta da 30ª semana e tem duração de 2 meses, com 2 aulas por semana (uma teórica e outra prática).
Escolha do obstetra
O setor privado permite a escolha de um obstetra do início da gestação até o parto. O setor público não. No dia do parto, os obstetras de plantão que realizarão o parto. Deu um frio na barriga isso! Mas o meu parto correu tão bem que não me arrependo da decisão. A experiência foi tão boa, que com menos de 12h do parto já pensava na próxima gravidez.
Parto
O parto de eleição aqui é o natural. A cesária só é realizada em caso de indicação. O meu parto foi natural, com anestesia epidural e precisei também da episiotomia. Não tive dores no pós-parto além da contração uterina. E só tenho a agradecer equipe fantástica de médicas e enfermeiras que me ajudaram em todos os momentos do trabalho de parto.
Pós-parto
É necessário permanecer alguns dias no hospital após o parto para assegurar a saúde da mãe e do bebê. Para o parto normal o tempo internada é de 2 dias, e para o parto cesária é de 3 dias. Nesse período terá a sua disposição absorventes para pós-parto, fraldas para o bebê, leite formulado (se precisar), extrator de leite elétrico, mamadeiras, remédios, ginecologista, instrução de cuidados básicos (amamentação, utilização do extrator de leite, banho no bebê), nutricionista, psicólogo. No meu caso, precisei ficar 8 dias internada com meu bebê, pois tinha icterícia. Tive todo o suporte e apoio da equipe nesse período.
Registro civil de Nascimento e Certidão de Nascimento
Para um ou ambos pais portugueses, a certidão de nascimento sai no próprio hospital. Como eu e meu esposo somos brasileiros, tivemos apenas o registro civil do nascimento. Mas isso é super simples, sem burocracia. Com esse registro, solicitamos no Consulado Brasileiro a certidão de nascimento. A certidão foi gratuita e disponibilizada em uma semana.
Teste do pezinho
Esse exame é realizado no sexto dia após o nascimento. Se o seu bebê for liberado logo, fará o exame no posto de saúde. No meu caso, fiz no hospital, pois fiquei 8 dias lá. O resultado você terá disponível 1 mês depois na internet.
Licença Maternidade
A licença maternidade tem a duração entre 120 e 150 dias. Pode ser usufruída pela mãe, pelo pai ou por ambos. Para usufruir dessa licença, é necessário 6 meses de registro de contribuições à segurança social. O valor mínimo diário não pode ser inferior a 11,18€. Meu esposo tirou 15 dias de licença e eu tirei o restante. E solicitar a licença foi super fácil. No próprio hospital eu fiz (na realidade meu esposo pediu para mim). A papelada se resume aos recibos passados no ano ou últimos 6 meses (isso porque sou profissional liberal), número da segurança social, formulário específico (fornecido no local), cartão do cidadão ou cartão azul de residência. A autorização é dada na hora! O subsídio é depositado na sua conta ou te enviam um cheque.
Mas se não der para fazer no hospital a solicitação, ainda há duas opções: fazer no site da SSD ou ir nos serviços de atendimento da segurança social.
Quer saber mais sobre a licença maternidade? Clique aqui!
Abono de família para crianças e jovens
É solicitado da mesma maneira que a licença maternidade (no hospital, site ou serviços de atendimentos da segurança social). Esse subsídio vem a seguir do abono pré-natal e enduração de 1 ano (primeiro ano da criança).
Quer saber mais sobre todo o processo de subsídios? A Segurança Social Direta elaborou um guia bem bacana. Confira clicando aqui!
Alta
Finalmente chegou o dia de ir para casa! Após oito dias no hospital, sem ter meu esposo por perto (exceto nos horários das visitas) iria finalmente dormir na minha cama, no meu lar!
Mas antes de sair do Hospital, meu bebê recebeu um livro de registros médicos do bebê, número de saúde, consultas marcadas, folhetos de ajuda e uma autorização de saída!
Surpresa
Após uma semana em casa, a enfermeira do posto de saúde onde sou atendida me liga para agenciarmos uma consulta em casa. Nessa consulta ela pesa o bebê, se dispõem a tirar dúvidas gerais e específicas que os pais têm. Além desse suporte, as mães têm uma linha exclusiva de suporte só para ajuda na amamentação.
Curiosidades
Portugal está entre os melhores países para se ter um bebê. A licença maternidade aqui é uma das 10 melhores no mundo! Isso dá um excelente suporte para mãe e o pai ficarem mais tempo com o bebê e também incentivar a amamentação por um maior período de tempo.
Se você teve uma experiência diferente da minha, compartilhe nos comentários!
Se tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão, deixe comentários. Responderei o mais breve possível.
Se gostou do artigo, curta e compartilhe!
21 Comments
Olá Daniela Tudo bem? Eu terminei a graduação em Biomedicina no final do ano passado, passei na especialização em diagnóstico por imagem no Hospital Albert Einstein mas tranquei para estudar inglês, porém é a área de imagem que pretendo seguir mesmo, principalmente na área de Medicina Núclear e Ressonância, você saberia me dizer como é o mercado de trabalho pra essa área por ai? Como devo proceder pra procurar um emprego por?
Olá Naira,
Que interessante, parabéns!
Esse mercado é muito bom! Dê uma olhadinha no site da SPMN. Lá tem muita coisa interessante!
Caso queira tirar mais dúvidas em relação a vinda para Portugal, legalização e busca de empregos, envie um email para contato@portugalparavoce.com!
Abraços,
Dani
Amei o post!!!! Eu só tô com uma dúvida: com relação ao nome do bebê! Eu vi que em Portugal existe uma lista dos nomes que podem e os que não podem. Eles exigem isso mesmo? Pq os nomes que quero são italianos e não podem! Fiquei p da vida com isso….
Olá Bárbara!
Existe sim uma lista específica de nomes admitidos em Portugal. Mas ela só é obrigatória para os portugueses. Se um dos pais for estrangeiro, pode colocar um nome que não consta na lista! Minha filha, por exemplo, nasceu aqui e tem um nome que não está listado lá!
Então fique tranquila!
Abraços,
Dani
Oi Dani… Fiquei com uma dúvida.. Sua filha por ter nascido aí ela tem nacionalidade portuguesa?
Olá Ana!
O mais sensato seria que minha filha tivesse a nacionalidade Portuguesa, por ter nascido aqui, mas ela só tem a Brasileira, pois os pais são Brasileiros. Apenas quando ela tiver 5 anos e estiver matriculada na escola é que terá a nacionalidade. Enquanto isso ela só tem uma nacionalidade, a Brasileira.
Abraços,
Dani.
Oi Daniele,
Como foi o registro para obter a nacionalidade Brasileira? Minha sogra nos disse que si o neném nasceu aqui, não pode optar pela nacionalidade Brasileira. Voce pode comentar um pouco como foi que vocês fizeram?
Muito Obrigada
Olá Dana,
A Daniele Bacelar, infelizmente, parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM
Olá tudo bem , tive uma dúvida, em relação a nacionalidade do bebê como fica , uma que os pais são brasileiros , a certidão vem como português ou brasileiro !??? Obrigado ..
Olá Wallace,
A Daniele Bacelar, infelizmente, parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM
Ola Dani,
Desde já muito bom sua postagem… Eu sou estudante de engenharia na UFBA e descobri pouco tempo que minha namorada (futura esposa) está gravida. Estava programado para irmos para Portugal a priore para realizar um intercambio em 2018 e futuramente continuar em Portugal em busca da legalidade. Mesmo assim estou estudando a possibilidade de não desistir de levar ela. Minha dúvida é: Com quantos meses de gestação é permitido para fazer a viagem já que ela está completando 4 meses agora? A princípio que já foi feito todo pré natal e duas ultrassonografia, ela indo com todos esse exames e acompanhamento o estado de Portugal reconhece essa situação? quais os amparos possíveis para essa situação? Gostaria que ela fosse comigo em janeiro / fevereiro de 2018, mas o parto está previsto para março. Se puder me ajudar eu agradeço.
Olá Daniele. Que bom ter um documentário/relato como o seu.
Meu marido recebeu uma proposta de trabalho p região de Sintra e estou grávida de 2 meses. Já temos um filho de 2 anos aqui. E dois assuntos que estou lendo o máximo que posso e tirando dúvidas com alguns amigos que estão aí é sobre escola e a maternidade.
Obrigada por compartilhar a sua experiência.
Abraços e boa sorte! ?
Boa tarde, sou Fonoaudióloga e realizo os testes da orelhinha e da linguinha. Tenho uma proposta de visita mensal, realizar todos os exames dos recém nascidos por um valor fixo.Tenho os equipamentos. Agradeço.
Boa tarde Daniele,
Meu nome é Andréia, sou brasileira, advogada e estou grávida há 12 semanas.
Bom eu e meu marido estamos nos programando para nos mudarmos para Portugal no início de fevereiro, porém como estou grávida surgem diversas dúvidas. Assim, peço a gentileza de me orientar se possível.
Bom, para fazer o acompanhamento pré-natal e o parto em Portugal estamos providenciando o Seguro BP4, bem como o NIF.
Gostaria de saber sua opinião se devo fazer mais algum procedimento, para que tenha um bom e tranquilo acompanhamento.
Desde já agradeço,
Atenciosamente,
Andréia Siqueira.
Olá Daniela. Fiquei com uma dúvida enquanto ao quarto. É um quarto partilhado ou individual?
Boa tarde! Muito bom seu post…
Minha dúvida é… Estamos em Portugal há 9 meses e tô grávida de 6 semanas…
Enviamos a documentação ao sef porém não tivemos retorno ainda…
Tenho os mesmos direitos?
Tenho contrato de trabalho…Niss, NIF…
Olá Daniela tudo bem!? Vi no seu post que logo que você ligou ao centro de saúde, já marcaram consulta com o seu médico de família… eu moro em Portugal tenho dupla cidadania e não tenho médico de família ainda… sabe como acontece neste caso!? Alguns lugares dizem que automaticamente eles me direcionam para um médico que irá me acompanhar durante toda a gravidez… mas isto procede será!?
Oi Daniela! obrigada pelo post!!
Estarei viajando a trabalho justamente no período de 20 a 26 semanas de gestação e precisarei fazer a ultrassonografia morfológica na 23 semana em Lisboa. Você teria a indicação de uma clínica particular que eu pudesse realizar o exame?
Muito obrigada!
Abs,
Crisitane
Olá, Daniela.
Eu e meu marido sendo brasileiros, sem cidadania e eu chegar grávida em Portugal. Vou ter o mesmo suporte?
Outra dúvida, só depois de 5 anos a criança tem direito a cidadania?
Como é o sistema para os pais, voltarem ao trabalho. Tem algum tipo de auxílio creche?
Oi Dani
Que bom que deu tudo certo.. estarei turistando em Portugal no início de janeiro e preciso de uma indicação de médico para fazer ultra-som e certificado para poder voar.. pode me ajudar a indicar nome ou contato de algum médico na cidade de Porto? Obrigada!
Olá Marian,
A Daniele Bacelar, infelizmente, parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM