Natal em Chicago e com neve, muita neve!
Além da arquitetura memorável, da beleza das praias, dos incontáveis bares e restaurantes que oferecem uma nightlife espetacular e da oportunidade de vivenciar meses de verão incríveis, Chicago é conhecida também pelo frio e pela quantidade de neve que cai na cidade todos os anos. Os meses de Janeiro e Fevereiro são os que mais nevam, mas o primeiro dia de neve acontece, em geral, em novembro ou dezembro. Apesar de tornar a vida (bem) mais difícil, a neve traz consigo uma beleza digna de filmes (pelo menos nas primeiras horas) e a cidade se torna ainda mais linda.
O Natal em Chicago é mágico, não só devido à neve que, sem dúvida, ajuda a construir essa sensação, mas principalmente devido às inúmeras atividades que são oferecidas pela cidade durante esta época. Independente de ser turista ou morador, vale a pena escolher um casaco mais quentinho, colocar uma toca de inverno e aquela luva touchscreen (por favor!) e se aventurar nas ruas da cidade. E se ficar muito frio, lembre-se que há sempre um Starbucks pertinho de você.
Pensando nisso, preparei uma lista das minhas atividades favoritas em Chicago durante o Natal. O mais legal é que quase todas são FREE. Já estou aqui há algum tempo, mas sempre me empolgo Holiday Seasonquando chega a hora de aproveitar a época de Natal.
1. Patinação no Gelo no Maggie Daley Park
Muitas pessoas tendem a se lembrar primeiro da patinação no gelo no McCormick Tribune, no Millennium Park, porém, pessoalmente, eu me diverti muito mais no Maggie Daley Park, que fica praticamente ao lado. A atração é relativamente nova (foi inaugurada em Dezembro de 2014) e, este ano, foi aberta no dia 17 de Novembro. A patinação no gelo em si é gratuita, porém paga-se pelo aluguel dos patins ($12 dólares de Segunda à Quinta e $14 dólares de Domingo à Sexta e feriados). Além de oferecer atrações durante o inverno, o Maggie Daley Park é um dos parques mais bacanas da cidade durante o verão e vale a pena ser frequentado, principalmente para as crianças que gostam de climbing walls.
2. Luzes de Natal do Lincoln Park Zoo
Esta é uma atração muito tradicional por aqui e o melhor, é gratuita. Todos os anos, o zoológico da cidade, chamado de Lincoln Park Zoo, é decorado com luzes de Natal e, apesar do frio (dependendo do dia, frio extremo), vale a pena conferir a iluminação. Pra quem gosta de tirar fotos, o zoo é definitivamente uma parada obrigatória durante a época de Natal. As luzes ficarão expostas até o dia 07 de Janeiro 2018, porém algumas datas no calendário estão “bloqueadas” para eventos privados. Aqui estão todos os detalhes. Lembrando que, durante o inverno, o dia é bem curto (leia-se bem curto mesmo) e a noite chega por volta de 16h da tarde, ou seja, as luzes de decoração no zoológico são ligadas às 16h30.
3. Christkindlmarket
Esta é outra atração bem legal que a cidade de Chicago oferece. Apesar do nome complicado (eu sinceramente até hoje não sei se pronuncio corretamente essa palavra), a ideia é bem simples: trata-se de uma feira ao livre inspirada na tradição Alemã e Européia. A feira acontece simultaneamente em dois locais em Chicago (Loop e Lakeview) e em Naperville (subúrbio de Chicago). Os visitantes podem comprar diferentes tipos de comida alemã como Bratwurst (Oi?), que é um tipo de salsicha, e sauerkraut (Que?), uma receita deliciosa feita com repolho. Na feira encontra-se também pretzels, panquecas de batata, crepe, sobremesas e muito mais. Pra mim, o mais legal são as canecas. Tradicionalmente, desde 1996, a Christkindlmarket produz uma caneca por ano e, na compra de uma bebida, você leva pra casa a caneca para colecionar. Quem gosta de canecas (como eu) vai adorar a ideia. Aqui você encontra mais informações caso queira visitar a Christkindlmarket em Chicago.
4. A Árvore de Natal do Millennium Park
Um dos principais símbolos do Natal não poderia ficar fora desta lista. Seguindo a tradição, a 104º árvore de Natal da cidade já está decorada e prontinha para receber os visitantes até o dia 06 de Janeiro de 2018. O Millennium Park é, durante o ano todo, um dos pontos turísticos mais populars da cidade e, na época de Natal, não poderia ser diferente. Além da linda árvore de Natal, o parque oferece outras atrações como a McCormick Tribune Ice Rink (pista de patinação mencionado acima) e o Caroling at Cloud Gate (coral de Natal em frente ao famoso “Feijão” (The Cloud Gate). Se você tiver a oportunidade de visitar o parque durante o Natal, não deixei de conferir a vista que se tem do Cindy’s Rooftop Restaurant, que fica dentro do Chicago Athletic Association Hotel. Sem dúvidas nenhuma, é uma das vistas mais belas do parque!
Chicago é uma cidade diversificada e que oferece inumaras outras atrações durante a época de Natal. Acima, estão apenas algumas das atividades mais comuns e gratuitas, porém inúmeros outros roteiros podem ser feitos, dependendo do seu orçamento. O Museum Of Science and Industry, por exemplo, oferece uma atração muito interessante chamada Christmas Around the World, uma exposição com mais de 50 árvores de Natal decoradas por voluntários representando a tradição cultural de outros países. Independente do que você escolher fazer, a minha dica principal é dress warm e não deixe que o frio impeça a oportunidade de viver o Natal mágico que Chicago tem a oferecer.
Leia mais sobre Natal Pelo Mundo
6 Comments
Tenho loucura pra conhecer Chicago mas essa época é muito fria embora bonita. Já pensei em maio ou setembro mas sempre que pesquisei achei a hospedagem muito cara. Beijocas e Ótimo Natal !
Preciso concordar, Lilian, aqui é muito frio! Porém, é uma experiência que vale a pena. Além disso, você iria aproveitar muito se viesse entre os meses de Maio e Setembro. Não tem nada melhor do que experimentar o verão de Chicago! Pra economizar na hospedagem, sugiro que você tente achar algo no Airbnb ou, dependendo do tempo que você pretende ficar, até procurar algum Brasilero que já está por aqui pra dividir o aluguel. Na comunidade de Brasileiros em Chicago no Facebook você encontra muitos Brasileiros oferecendo quartos para alugar. As vezes é uma ideia que pode te ajudar com a hospedagem.
Boa sorte com a sua pesquisa 🙂
Que cidade linda! Meu sonho morar um tempo em Chicago.
Vem, Ingrid! 🙂
Tenho certeza que você não vai se arrepender!
Luana, estou em dúvida se vou para passar o natal ou o ano novo. Você tem alguma sugestão da melhor época? Os enfeites de natal são retirados rapidamente? Ou ficam por alguns dias após o natal?
Olá Caroline,
A Luana Teles parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando em Chicago.
Obrigada,
Edição BPM