Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»EUA»O furacão Harvey e eu – Parte II
    EUA

    O furacão Harvey e eu – Parte II

    Renata Salas CollazoBy Renata Salas CollazoJanuary 15, 20181 Comment5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Imagem cedida por: Air National Guard Foto: Staff Sgt. Daniel J. Martinez
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Escrever o primeiro texto dessa experiência com o furacão Harvey me fez reviver todos os momentos de angústia, incerteza e medo que tomaram conta de mim naquele dia e nos que se seguiram.

    Como contei aqui, fomos resgatados de barco, do barco pegamos um caminhão com uma enorme boleia, era preciso subir por uma escada e, ali, todos os moradores da região se encontravam. A expressão nos rostos era da mesma: perplexidade. Ali, diferentes nacionalidades e línguas tinham um denominador comum: o que aconteceria depois?

    Fomos encaminhados a uma região que estava seca e segura, era um grande estacionamento, onde agentes da prefeitura organizavam as filas para a entrada nos ônibus que levariam aos abrigos disponíveis. Havia abrigos para famílias com animais, também.

    Junto com mais umas dez famílias, fomos para um dos prédios da empresa que meu marido trabalha, um prédio de doze andares. Os escritórios foram transformados em abrigos para os funcionários que foram evacuados de suas casas. No local, colegas de trabalho que moravam em áreas secas se voluntariavam para cozinhar, trazer cobertores, sacos de dormir, tudo o que precisaríamos para passar os próximos dias. Na manhã seguinte, com uma ideia geral do que tinha acontecido e em segurança, uma amiga nos pegou e nos acolheu em sua casa.

    O meu bairro foi um dos últimos a serem inundados e a água demorou quase uma semana para drenar-se totalmente, diferente de outros bairros, que já viam a água escoar, nós ainda esperávamos que o reservatório voltasse, pelo menos, ao seu nível normal.

    Houston ficou, do dia 28 de agosto ao dia 05 de setembro, parada, alguns serviços foram voltando aos poucos, pois os funcionários não tinham como se deslocar.

    A população se comoveu e se uniu, eu nunca havia visto nada igual. Os abrigos já recusavam doações, pois não tinham mais onde colocar tanta água, alimentos, roupa, objetos de higiene… Restaurantes abriram suas portas para voluntários, ofereciam café, almoço e jantar àqueles que se arriscavam para ajudar quem estava precisando.

    Outros estados enviaram contingentes como reforço, pessoas comuns se mobilizavam. Como contei no meu texto anterior, aguardávamos o resgate, quando 5 homens em um barco ofereceram ajuda, como eles, muitos outros ajudando pelo prazer de ajudar, fazer o bem a sem ver a quem, isso me comoveu demais.

    Ainda tenho muita história para contar, mas vou tentar agora passar mais a experiência do que apenas relatar fatos.

    Siga sempre as recomendações das autoridades locais, eles não colocarão você em risco, estudos são feitos para traçar os planos de ação.

    Muitas famílias não tinham seguro contra alagamento, eu explico. Algumas regiões em Houston têm assinatura mandatória para esse seguro, quando você compra a sua casa, é obrigado a comprovar que está assegurado. Nas áreas que não são passíveis a inundação, o seguro é facultativo – dependendo da área, nem oferecidos são – , esse era o meu caso e da minha vizinhança, mas por incrível que pareça, eu tinha seguro!

    Então, independentemente de onde você mora, se puder pagar, compre o seguro de enchente, de incêndio e qualquer outro que seja oferecido, será o dinheiro mais bem pago da sua vida.

    A reconstrução de uma casa que custa por exemplo, 100 mil dólares, com seguro terá seu gasto totalmente coberto. Entretanto, o órgão do governo que dá assistência a quem ficou desabrigado sem seguro,oferece no máximo 30 mil dólares.

    Leve com você documentos importantes e pessoais, você não sabe quando, nem se poderá voltar para casa.

    Não abandone seu animal de estimação.

    Vi minha casa e meu condomínio virarem um gigantesco canteiro de obras, casas totalmente abertas, como diria Vinicius “era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada…” seguimos morando temporariamente em outro local, ainda aguardamos o pagamento do seguro, muitas incertezas e uma única certeza: voltar para minha casa e poder novamente chamá-la de lar doce lar.

    No instagram do Brasileiras pelo Mundo , mostrei um pouco como estava a situação, o processo de demolição e limpeza. Foram várias mensagens de solidariedade e carinho, aproveito para agradecer imensamente a todos.

    Minha sala de estar, após o furacão. Foto arquivo pessoal

    As famílias atingidas pelo Harvey seguem se recuperando de forma lenta, afinal, há escassez de mão de obra, material, bens de consumo, carros entre outros. Minha casa ficará pronta apenas em dezembro. As palavras “desabrigadas” e “sobrevivente” começaram a fazer parte da minha vida.

    Para ilustrar o que foi essa tragédia, alguns dados:

    • O furacão mais custoso da história: 125 bilhões de dólares serão gastos. O furacão Katrina (2005) tinha esse “posto”, até então, com 110 bilhões;
    • Mais de 185 mil casas foram total ou parcialmente destruídas;
    • Em Houston choveu 75 trilhões de litros de água, o que seria equivalente ao fornecimento de água da cidade de Nova Iorque por 5 anos;
    • 440 mil pessoas solicitaram assistência na FEMA (Federal Emergency Management Agency) órgão federal de gerenciamento para emergências;
    • Mais de 260 abrigos foram abertos.

    O lado positivo do Harvey: descobrir a solidariedade do ser humano, ratificar a união dos brasileiros que residem no Texas e em outros estados americanos. Constatar que somos muito mais fortes e determinados do que imaginamos e que desistir não é uma opção.

    Mais uma vez, muito obrigada a vocês que leem o BPM e que, mesmo sem nos conhecermos, me mandaram tantas demonstrações de afeto.

    See you soon!

    [wpv-view name="authors-articles-view"]
    furacão furacão harvey morar em houston morar no texas vida de expatriado
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Renata Salas Collazo
    • Website

    Renata é carioca e formada em Microbiologia e Imunologia pela UFRJ, com Mestrado em Biofísica e Doutorado na Universidade da Florida. Já circulou pela Polônia, Abu Dhabi e agora está na sua terceira temporada nos Estados Unidos. Apaixonada por Ciência, integra com orgulho o time de ouro dos cientistas da Plataforma de Imunoterapia do MD Anderson Cancer Center em Houston, Texas. É autora do blog Maria aqui e ali (www.mariaaquieali.com) onde conta as suas viagens pelo mundo e a vida no Texas com a família.

    Related Posts

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Despedindo-me de El Salvador

    December 16, 2021

    Moradia e pandemia: obstáculos e oportunidades

    August 23, 2021

    1 Comment

    1. Suzane on December 28, 2019 3:24 pm

      Olá Boa tarde!
      O bairro Hunter’s Valley é seguro ou furacões também chegam nesse bairro?

      Reply
    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    A Mulher na Sociedade Pelo Mundo

    Silverlocks: um novo espaço para mulheres maduras no Brasil e no exterior

    By Ann MoellerJuly 4, 20260

    Há projetos que nascem de estratégia. Outros nascem de necessidade. E alguns nascem dos dois.…

    Dia de Finados na Polônia

    October 28, 2024

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    • Política de Cookies
    • Termos e Condições
    • Não vender nem compartilhar minhas informações
    © 2012-2026 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Manage Consent
    To provide the best experiences, we use technologies like cookies to store and/or access device information. Consenting to these technologies will allow us to process data such as browsing behavior or unique IDs on this site. Not consenting or withdrawing consent, may adversely affect certain features and functions.
    Functional Always active
    The technical storage or access is strictly necessary for the legitimate purpose of enabling the use of a specific service explicitly requested by the subscriber or user, or for the sole purpose of carrying out the transmission of a communication over an electronic communications network.
    Preferences
    The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
    Statistics
    The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes. The technical storage or access that is used exclusively for anonymous statistical purposes. Without a subpoena, voluntary compliance on the part of your Internet Service Provider, or additional records from a third party, information stored or retrieved for this purpose alone cannot usually be used to identify you.
    Marketing
    The technical storage or access is required to create user profiles to send advertising, or to track the user on a website or across several websites for similar marketing purposes.
    • Manage options
    • Manage services
    • Manage {vendor_count} vendors
    • Read more about these purposes
    View preferences
    • {title}
    • {title}
    • {title}