BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha Dicas de planejamento para imigrar

O pacote de realocação na Alemanha

Pessoa recebendo um pacote

O pacote de realocação na Alemanha

O mercado de TI está aquecido na Alemanha, isso não é segredo para ninguém. Mas você sabia que muitas empresas de TI fornecem uma ajuda de custo para a mudança de seus funcionários? Isso mesmo. Esse benefício é chamado Job Realocation Package, ou pacote de realocação. O pacote de realocação serve para ajudar com os custos e burocracias que os estrangeiros enfrentam logo na chegada ao país. 

Os benefícios envolvidos variam muito de empresa para empresa. Porém, quanto mais relevante o cargo ou mais escassa a oferta no mercado de trabalho, mais benefícios o funcionário poderá conseguir. As empresas demandam muito bons profissionais e têm se esforçado à medida que reconhecem a atual dificuldade de contratação. 

Mas o que está incluído no pacote de realocação? Vamos listar aqui os benefícios mais comuns oferecidos pelas empresas da Alemanha:

Passagem do Brasil para Alemanha

Algumas empresas arcam com os custos da passagem do funcionário do Brasil para a Alemanha. Se o funcionário estiver se mudando com sua família direta (esposa e filhos), o custo da passagem de toda família também é coberto. A empresa pode acordar as datas da viagem com o funcionário, comprar as passagens e enviá-las, ou o próprio funcionário faz a compra e solicita reembolso posteriormente. Já vi casos da empresa pagar a passagem do pet da família também, afinal de contas, por aqui eles respeitam e dão muito valor aos animais.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

Moradia gratuita nos primeiros meses

Infelizmente, há alguns anos a Alemanha passa por um período imobiliário um tanto quanto desfavorável para os moradores: o preço dos alugueis subiu muito e a demanda cresceu. Muitos atribuem isso a crescente entrada de mão de obra estrangeira especializada, pois em maioria, esses profissionais recém-chegados têm salários acima da média nacional. Além disso, o processo para alugar um apartamento pode ser longo e custoso, como já contamos aqui e aqui. Sabendo dessa dificuldade, algumas empresas incluem no pacote de realocação um período de moradia gratuita que pode cobrir as primeiras semanas ou meses após a mudança. Algumas empresas possuem parcerias com imobiliárias ou hotéis e fornecem um flat temporário para que o funcionário tenha tempo de buscar um novo local para morar. 

Auxílio de uma empresa de expatriação

Existem empresas especializadas em expatriação, que lidam com questões de visto, burocracias de registro e uma série de outros serviços, como a busca de um apartamento. A Alemanha é um país cheio de burocracias, e isso é percebido logo logo: assim que chega no país, você precisa fazer um registro de residência na prefeitura da sua cidade, o Anmeldung. Esse documento é solicitado em todos os passos seguintes, como por exemplo, abertura de conta bancária.

Para aqueles que não possuem cidadania europeia, é necessário também solicitar o visto de trabalho ou fazer a troca do visto tirado no Brasil para um visto com duração maior. Na maioria dos órgãos públicos, os funcionários não falam inglês (ou se recusam a falar inglês), portanto o atendimento é feito em alemão. A não ser que você tenha ao menos o nível intermediário de alemão e conhecimento sobre o que será tratado, a presença de um tradutor é fundamental. Por isso quase todas as empresas fornecem esse auxílio quando trazem funcionários de fora da Alemanha. 

Valor em dinheiro

Outro tipo de benefício oferecido é um valor em dinheiro. Dessa forma, fica a cargo do funcionário escolher como usar esse valor: no aluguel de imóveis, na tradução de documentos, contratação de consultoria etc. Nesse caso, a empresas não solicita prestação de contas do que foi feito com o dinheiro. Mas muito importante: é muito comum que esse valor seja pago juntamente com o primeiro salário, portanto não é seguro contar com ele para a compra das passagens, por exemplo.

Em geral, os benefícios do pacote de realocação são apresentados no momento da negociação de salário. Porém, sinta-se livre para perguntar se a empresa oferece pacote de realocação logo no primeiro contato ou durante alguma das etapas do processo seletivo, quando eles abrirem espaço para perguntas. Então aí vai minha dica número 1: Pergunte! Se a empresa não oferecer esse pacote, considere negociar um salário um pouco maior, considerando que os gastos da mudança e chegada na Alemanha podem apertar no bolso.

Leia também: Os primeiros meses na Alemanha

Aqui vai a dica número 2: Atenção. Independente dos benefícios oferecidos no pacote de realocação, traga dinheiro em espécie. Sugiro que o valor seja, em média, o equivalente a um mês de salário. Durante o primeiro mês, aparecem muitos gastos não previstos, e o uso de cartão de crédito na Alemanha é muito diferente do uso que se faz no Brasil.

Seja qual for o benefício, o pacote de realocação é de grande ajuda. A mudança para o exterior exige muitos gastos; alguns você só descobre quando está no meio do processo. Invista em pesquisas, converse com pessoas que se mudaram recentemente e, caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se livre para deixar seu comentário. 🙂

Related posts

Desafios de uma mãe em outro país

Monique Abbehusen

O dia em que venci a infertilidade

Karina Finke

Minhas saudades do Brasil

Monique Abbehusen

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação