BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha Alugar/Comprar Imóvel Pelo Mundo

Como alugar um imóvel na Alemanha

Como alugar um imóvel na Alemanha.

Alugar um imóvel na Alemanha é uma tarefa bem difícil, requer tempo e paciência. O mercado imobiliário continua bastante aquecido e a demanda para alugar está muito alta. Existem muitos candidatos para cada apartamento vago e os proprietários e imobiliárias não têm muita dificuldade em encontrar pretendentes para o imóvel. Portanto, costumo dizer que por aqui, no momento, é o apartamento quem escolhe você. Para os recém-chegados ao país, a dificuldade aumenta um pouco devido a necessidade de documentação e a falta de referências.

O primeiro passo é procurar o imóvel. Para isto existem alguns sites de busca como: Immobilien Scout 24 e Immowelt. Você consegue procurar por casa ou apartamento, região, quantidade de cômodos (aqui é um pouco diferente do Brasil, mais abaixo eu explico) e valor. Nestes sites você encontra imóveis disponíveis em imobiliárias ou diretamente com o proprietário, contém todas as informações, descrição e também as fotos, na sua maioria, bem detalhadas. Através de contato telefônico ou por e-mail você consegue agendar uma visita ao apartamento ou casa do seu interesse. Como falei acima, a demanda de interessados é bastante grande e muitas imobiliárias costumam marcar um horário para receber vários interessados ao mesmo tempo, o que na minha opinião, é muito ruim, estressante, além de impessoal. Nestes casos você preenche uma ficha com alguns dados pessoais e se for selecionado, aí sim você precisa providenciar os documentos necessários. Existem também as visitas individuais, que você consegue conversar com calma com o proprietário ou o corretor da imobiliária. Além de observar melhor o imóvel, aumentam suas chances de negociação, pois acredite, você precisa vender bem a sua imagem para conquistar o seu imóvel. Como falei, a concorrência é grande e a simpatia tem seu lugar.

Leia também: Acomodações de baixo custo para estudantes na Alemanha

Depois da visita e da conversa com o proprietário ou imobiliária, o mesmo entrará em contato caso você seja o escolhido, solicitando a documentação exigida para se fechar o aluguel. Basicamente são necessários o passaporte, comprovante de renda dos últimos três meses ou contrato de trabalho, Anmeldung (registro de residência), pesquisa ao SCHUFA (semelhante ao Serasa do Brasil). Isso varia um pouco de acordo com o proprietário ou imobiliária, e caso você seja recém-chegado ao país e não tenha contracheque dos últimos três meses de trabalho, você precisa comprovar de alguma forma que pode pagar o aluguel. Além disso você precisará pagar uma caução em dinheiro referente a três aluguéis como garantia ao proprietário. Esta caução é devolvida ao fim do contrato caso não haja nenhum dano ao imóvel e o proprietário tem um prazo de até seis meses para fazer esta devolução.

É preciso ser cuidadoso ao assinar o contrato de aluguel e ficar atento a alguns itens. Em caso de cancelamento, por exemplo, você precisa avisar por meio de carta, com geralmente três meses de antecedência, ao proprietário que quer se mudar e vice-versa. Existem contratos que você só pode sair sem pagar multa colocando alguém no seu lugar. Em geral você deve entregar o apartamento pintado, o que é normal também no Brasil. Na saída, o proprietário costuma fazer uma revista minuciosa ao imóvel portanto, nunca deixe de fazer essa revista quando receber o apartamento, para evitar desgastes e aborrecimentos futuros.

Leia também: Salários na Alemanha

Ao procurar apartamento você vai encontrar especificações bem diferentes da que encontramos no Brasil. Aqui o apartamento é especificado por cômodo (Zimmer, com exceção de cozinha e banheiro) e não por quarto. Por exemplo, quando você lê a descrição de 4 Zimmer, significa 3 quartos e uma sala. Se não ficarmos atentos podemos selecionar imóveis que não sejam adequados. Em geral, a cozinha já vem equipada. Outra diferença que pode nos confundir é o valor do aluguel. Na Alemanha eles especificam o valor do aluguel frio (kaltmieten) e o valor do aquecimento, água e extras, uma espécie de condomínio (Nebenkosten). O Gesamtmiete é a soma dos dois, total do valor do seu aluguel. Outra coisa muito importante é ficar atento se é permitido animal de estimação, nunca deixe para negociar depois, ou correrá o risco de não poder trazer seu animalzinho para a nova morada.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

Você pode estar se perguntando, se sou recém-chegado ao país, como conseguirei meu registro de residência, Anmeldung, se ainda não tenho residência definitiva no país? Essa é uma dica bastante valiosa já que a falta deste documento costuma ser um entrave na sua vida, pois ele se faz necessário em diversos processos legais na Alemanha, como por exemplo, alugar apartamento, matricular crianças na escola, tirar vistos, passaporte, dentre outros. Hoje, a depender da cidade, você já consegue este documento temporário mesmo estando hospedado em determinados apartamentos por temporada como Airbnb (não são todos, é preciso se informar se o proprietário fornece o formulário, Wohnungsgeberbestätigung, para que você possa dar entrada no seu Anmeldung na prefeitura). Tenha certeza que isto facilitará demais a sua vida aqui.

Related posts

Como faço para ir ao médico na Alemanha?

Allane Milliane

Aluguel em Viena

Ana Dietmüller

Os bairros de Berlim

Catia Pietro

2 comentários

Isabelle Hertha Voss Boaventura Maio 16, 2019 at 2:34 pm

Oi
Sou Baiana ….
BRASILEIRA COM Nacionalidade Alemã….tenho Cidadania, preciso de ajuda para morar na Alemanha, estou querendo informações…

Resposta
Liliane Oliveira Maio 16, 2019 at 3:27 pm

Olá Isabelle,
A Monique Abbehusen, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação