BrasileirasPeloMundo.com
Curiosidades Pelo Mundo EUA

O que comprar nas farmácias e nos mercados americanos

O que comprar nas farmácias e nos mercados americanos.

Se você está planejando fazer um intercâmbio por aqui para aprender inglês, por favor, inclua algumas visitas demoradas às farmácias e aos mercados. Sim, explorar estes estabelecimentos é como uma imersão cultural e é possível aprender termos novos, além de conhecer os produtos locais e as marcas mais populares.

Logo que cheguei aqui, não sabia cozinhar e para continuar a comer como uma brasileira, seria melhor aprender. Comecei assistindo muitos programas de culinária na TV e foi ótimo. Quase 15 anos depois, não me tornei uma Chef, mas já posso fazer um bom Cuscuz Paulista ou um Coq au Vin; aprendi a cozinhar em vários idiomas!

Os programas de culinária de TV nos Estados Unidos surgiram depois que a Chef californiana Julia Child publicou seu livro de receitas com mais de 700 páginas e se tornou um best-seller na década de 60. Após este sucesso de vendas, ela teve seu programa televisivo por 10 anos, que foi primeiro do gênero nos Estados Unidos. Super recomendo o filme “Julie & Julia”, com as atrizes Meryl Streep e Amy Adams para se inspirar e saber mais sobre a curiosa vida de Julia Child.

Para escrever este texto eu fiz uma nova excursão ao meu supermercado preferido. Tentei olhar para tudo com outros olhos; o olhar do curioso, explorador de um novo território. Ao contrário das outras vezes, tirei algumas fotos. Encontrei batata doce roxa, a mesma que encontramos no Brasil, mas com o seguinte rótulo: Japanese (japonês). Não sei o porquê. Encontrei também o pão de queijo de Minas vendido pronto no saco plástico.

Mercados

Há todos os tipos e tamanhos de mercados que a imaginação possa alcançar. Os pequenos, os grandes, como o Costco, os mercados de vizinhança e por aí vai. Tem mercados especializados em produtos naturais e orgânicos que, geralmente, são os mais caros. Os mercados étnicos também são super populares e podem ser encontrados em qualquer cidade. É possível achar produtos brasileiros aqui em Austin em estabelecimentos específicos.

Porém, vou listar abaixo alguns produtos comumente encontrados nos supermercados e farmácias que os americanos consomem muito.

  1. Beef Jerky: nada mais é do que a carne seca fatiada. Alguém me disse uma vez que os cowboys levavam nas suas viagens a cavalo.
  2. Biscuits (lê-se bísquetes): “parece que é um pãozinho mal-assado”, descrição de meu marido. Este pãozinho é super popular no café da manhã pode ser servido com o gravy,  que é uma papa feita de farinha, leite, sal e pimenta.
  3. Tortillas: a tortilla nada mais é que o pão achatado, fininho. É um costume dos mexicanos incorporado às refeições dos norte-americanos. Ideal para fazer tacos.
  4. Chips e salsa: este item básico de origem mexicana também, vê-se em qualquer reunião no escritório ou no encontro para assistir o (football) futebol americano. A salsa lembra o nosso vinagrete, porém sem o pimentão.
  5. Latarias e congelados: o universo de comida processada é imenso. Todo tipo de sopa, frutas e legumes congelados pode ser encontrado em lata ou congelado.
  6. Syrup: nada mais é que um concentrado de açúcar (frutose do milho) usado na panqueca.
  7. Bacon: é vendido em fatias, finas e longas. Os americanos o comem no café da manhã.

Os mercados hoje também têm uma sessão, que se chama Bulk area. Neste espaço o freguês pode comprar grãos (como feijão, lentilha), açúcar, sal, arroz, chá, temperos e outros produtos por peso.

Foto: Arquivo pessoal.

Farmácias

As farmácias são ao mesmo tempo um minimercado. Sim, hoje tem farmácia tipo boutique. Recentemente, fui a uma delas. São as farmácias de manipulação, porém o número de medicamentos manipulados aqui nos Estados Unidos é inferior ao Brasil. Estas farmácias estão aproveitando o espaço para vender roupas (hippie chic, claro!), produtos naturais que vão do shampoo ao floral de Bach para pets. O que não é muito comum aqui é tratamento cosmético dermatológico à base de medicamentos manipulados.

A farmácia tradicional também vende de tudo. Nessas farmácias é possível imprimir suas fotos, tirar fotos para passaporte e comprar, além dos remédios, vinho ou leite. Só não tem a famosa balança para se pesar! Algumas delas ficam abertas 24 horas para qualquer emergência. O que comumente se encontra nas farmácias e nos mercados são os suplementos alimentares, geralmente baratos e de inúmeras marcas. Quase todas elas têm seus drive-thru. Os consultórios médicos e dentários mandam a prescrição eletronicamente direto para a farmácia que o paciente selecionar.

Curiosamente hoje quando fui explorar novamente o mercado para escrever este texto aqui, eu fui ao Central Market. Gosto de ir lá porque fica numa área super arborizada, onde há uma lanchonete e uma cafeteria ao lado, tem uma área para bandas locais tocarem e espaço para dançar. Coincidentemente, tinha uma banda brasileira que estava tocando forró.

_ _ _

Quer saber outras curiosidades sobre os EUA? Leia 5 curiosidades sobre grávidas americanas

Leia também: Costumes americanos estranhos aos brasileiros, parte 1 e 2.

Related posts

Sequoia National Park

Natália Baldochi

Por que os diques são tão importantes na Holanda?

Roberta Veronezi Figueiredo

150 anos de Canadá! Devemos celebrar?

Ana Luíza Aranha

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação