BrasileirasPeloMundo.com
Armênia Culinária Pelo Mundo

Pratos típicos da Armênia – Parte 2

Pratos típicos da Armênia – Parte 2.

Continuando nossa aventura gastronômica pela culinária armênia, iniciada com a primeira parte deste texto, hoje vamos conferir alguns dos pratos principais típicos do país e os seus bons acompanhamentos, como também as excelentes sobremesas tradicionais, e as bebidas que acompanham as refeições!

Desde que me mudei pra Armênia, aprendi a comer pão acompanhando as refeições (e não somente como entrada), a usar o estragão como tempero, e também a incorporar o matsum aos pratos, acentuando os sabores com o creme tradicional armênio. Além disso, aprendi recentemente que há pratos que só são servidos em determinadas estações: o khash (sopa de alho, matsum, lavash esfarelado e sal), por exemplo, só é consumido nos meses de novembro a abril – coincidentemente, a temporada mais fria do ano.

Os restaurantes tradicionais armênios oferecem todas as maravilhosas opções de refeições em ambientes decorados de maneira caseira e familiar, justamente para combinar com os deliciosos pratos que eles prepararam. A culinária armênia é recheada de cultura, datando dos tempos mais antigos, e mantendo-se atualizada de acordo com as preferências nacionais.

Bisteca de porco ao molho de uva

A uva é um ingrediente muito usado por aqui, porque elas são muito deliciosas! E a combinação com a bisteca de porco é indescritível.

Chashushuli

Pode ser de cordeiro ou de vitela e, com ambas as carnes, é preparado com cebola, alho, pimentas, tomates e verduras, sempre muito bem temperado.

Churrascos

Os armênios adoram churrasco, mas o churrasco deles é um pouquinho diferente do brasileiro, e é conhecido como “barbeque”. Quando servidos nos restaurantes, as carnes podem ser apresentadas em longos espetos, aonde ficaram em cozimento por muito tempo à beira do fogo, ou já empratadas. Eles fazem churrasco de frango, carne bovina, peixes, carne suína, e carne de cordeiro.

Frango tabaka

Parece um galeto de frango, mas tem algo de diferente, talvez no tempero, ou no modo de preparo. É uma delícia, servido muito suculento! Pra mim, as batatas da vila são o acompanhamento perfeito pro frango tabaka.

frango tabaka

Javakhk

Com gostinho de comida caseira, o javakhk é uma carne ensopada em um molhinho de tomate apimentado. É aquele tipo de prato que não tem como ser ruim!

Khashlama

Super tradicional, esse prato data dos tempos mais antigos da Armênia quando era, em geral, preparado apenas pelos homens. Pode ser de cordeiro, de porco, ou de vitela, que são misturados a legumes e verduras.

Khurjin

Esse prato é feito com filé de frango, cogumelos, matsum, manteiga, verduras e temperos.

Lavash recheado

O tradicional pão armênio pode ser recheado com frango, cogumelos, pimentas, queijo, maionese e tomate, levado ao forno, e servido como prato principal. Outra versão desse prato é feita com recheio de peixe, queijo lori e verduras, e que também vai ao forno antes de ser servido.

Tzhvzhik

Um ensopado de fígado de vitela, encorpado com tomate, cebola e verduras.

ACOMPANHAMENTOS:

Arroz Pilaf

O arroz armênio típico é uma receita que leva macarrão arishta, grão de bico, nozes, pimenta, sal e suco de limão.

Arishta

É o macarrão tradicional armênio. Parece um espaguete, mas é um pouco mais grossinho, e também um pouco mais doce do que as massas italianas.

Batatas da vila

Acho que as “village potatoes” estão disponíveis em todos os restaurantes armênios! Elas são batatas armênias fritas, que são um pouco mais doces do que a batata normal, mas que não chegam a ser batatas doces. O corte das batatas da vila é um pouco mais grosso do que o corte das batatas fritas francesas, e elas também costumam ser temperadas com páprica.

Batata Ejimiadzin

Estas batatas são preparadas no forno, com manteiga, leite e ovos.

SOBREMESAS:

Pakhlava

Esse doce é um pecado de bom! Pode ser feito com nozes ou pistache, e até mesmo com os dois ao mesmo tempo. Ele é adoçado com mel, e a massa folhada é super crocante.

café armênio e pakhlava

Tospia

Um rocambole feito à base de nozes, pistache e amêndoas, adoçado com mel caramelizado.

tospia

BEBIDAS:

Compota

As compotas estão para os armênios assim como os sucos estão para os brasileiros. Podem ser feitas em casa e conservadas por bastante tempo, mas também são encontradas nos restaurantes, bem como prontas nos supermercados. As mais comuns são de frutas vermelhas típicas da região.

Cervejas armênias

Kotayk, Kilikia, Aleksandrapol e Gyumri são as principais cervejas produzidas na Armênia, e a favorita aqui em casa é a Aleksandrapol.

Conhaque

O conhaque é o digestivo favorito dos armênios. Os principais conhaques armênios são o Ararat, Noy e Ijevan.

Café armênio

O café armênio é preparado misturando-se o pó de café diretamente na água, e muito consumido após as refeições.

Espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouquinho mais sobre a culinária da Armênia, que é muito rica em diversidade e sabores!!

Related posts

Cinco pratos famosos da culinária norueguesa

Débora Veloso

Refeições Cotidianas na Holanda

Cintia Beatrice

A ópera e a tradição musical armênia

Leticia Tostes Ortega

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação