BrasileirasPeloMundo.com
Armênia Culinária Pelo Mundo

Pratos típicos da Armênia

Os armênios levam suas refeições muito a sério: elas costumam ser longas, fartas e com muitos pratos. Além disso, os armênios gostam muito de brindar ao longo das suas refeições. Prepare seu lavash (o pão típico armênio, que acompanha todas as refeições!), porque as delícias da culinária armênia são incontáveis!

Neste primeiro post sobre os pratos típicos da Armênia, vamos conhecer algumas das entradas e sopas mais populares do país.

ENTRADAS:

Ishli kyufta

É tipo um quibe, só que menos frito e, consequentemente, menos crocante. A ishli kyufta é preparada com carne de vitela, e eu particularmente adoro.

Pães, ishli kyufta e javakhk – Foto: acervo pessoal

Dolma

Os famosos charutinhos, enrolados nas folhas de uvas, são um dos meus pratos armênios favoritos! No recheio, arroz, carne moída e legumes. Acompanhados do matsum (creme azedo), são imbatíveis! No verão, alguns restaurantes oferecem a versão enrolada em folhas de cenouras.

Dolma enrolada nas folhas de uva acompanhadas de uvas e matsum – Foto: acervo pessoal

Queijo frito

Queijos armênios – Foto: Wikimedia Commons – Autor: Narek75 – Licença: Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International

Uma entradinha de respeito, pode ser com queijo suluguni ou queijo lori, ambos produzidos localmente. Alguns restaurantes servem os dois tipos de queijo frito na mesma entrada.

Tzatziki

Tzatziki – Foto: Wikimedia Commons – Autor: Nikodem Nijaki- Licença: Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

Matsum coalhado, pepinos, verduras, menta e temperos.

Adjarian khachapuri

Embora o khachapuri seja um prato tradicional georgiano (e dos melhores!), os armênios deram seu próprio toque especial pra ele e criaram a sua própria versão, que nada mais é do que o khachapuri de queijo com 2 ovos por cima.

SOPAS:

Spas

Spas é uma sopinha deliciosa e super leve, feita com grão de bico e matsum, temperada com cebola e ervas. É a minha favorita, e, na minha opinião, imbatível pras noites de inverno!

Harrissa

Harissa – Foto: Wikimedia Commons – Autor: Ketone16 – Licença:  Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International

A Harrissa é feita à base de iogurte, manteiga, grãos de bico e frango. Confesso que eu não sou muito fã, mas é super tradicional.

ACOMPANHAMENTO:

Pão

Pão lavash – Foto: Wikimedia Commons – Autor: Narek75 – Licença: Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International

Como eu falei lá no comecinho do post, os armênios adoram comer pão com as suas refeições. O mais tradicional é o lavash, que é bem fininho, e é preparado como se fosse uma longa folha. Além do lavash, também são consumidos outros tipos de pães artesanais. Para os armênios, é inconcebível uma refeição sem pão pra acompanhar!

Leia também: custo de vida na Armênia

Já são 8 meses morando em Ierevan e uma coisa é incontestável: come-se muito bem por aqui! E, nos próximos 2 posts, continuaremos explorando um pouquinho mais da culinária armênia.

Related posts

Relativizando as distâncias

Leticia Tostes Ortega

O que se come nos Estados Unidos?

Liliane Oliveira

Como é a comida típica panamenha

Ana Rodrigues

3 comentários

Ana Luiza Ponce Novembro 15, 2017 at 7:42 pm

Que dicas maravilhosas!

Resposta
JORGE CASSAPIAN Abril 14, 2018 at 9:46 pm

com mil dolares mensais, dá para viver em Ierevan? Um casal

Resposta
Leticia Tostes Ortega Abril 15, 2018 at 6:23 am

dá para viver com mil dólares mas, se estiver incluído neste valor o preço do aluguel e das contas mensais, o orçamento pode ser um pouco apertado. tudo depende do tipo de vida que se leva! dá uma olhada no post que fiz sobre os custos de vida em Ierevan!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação