Os armênios levam suas refeições muito a sério: elas costumam ser longas, fartas e com muitos pratos. Além disso, os armênios gostam muito de brindar ao longo das suas refeições. Prepare seu lavash (o pão típico armênio, que acompanha todas as refeições!), porque as delícias da culinária armênia são incontáveis!
Neste primeiro post sobre os pratos típicos da Armênia, vamos conhecer algumas das entradas e sopas mais populares do país.
ENTRADAS:
Ishli kyufta
É tipo um quibe, só que menos frito e, consequentemente, menos crocante. A ishli kyufta é preparada com carne de vitela, e eu particularmente adoro.
Dolma
Os famosos charutinhos, enrolados nas folhas de uvas, são um dos meus pratos armênios favoritos! No recheio, arroz, carne moída e legumes. Acompanhados do matsum (creme azedo), são imbatíveis! No verão, alguns restaurantes oferecem a versão enrolada em folhas de cenouras.
Queijo frito
Uma entradinha de respeito, pode ser com queijo suluguni ou queijo lori, ambos produzidos localmente. Alguns restaurantes servem os dois tipos de queijo frito na mesma entrada.
Tzatziki
Matsum coalhado, pepinos, verduras, menta e temperos.
Adjarian khachapuri
Embora o khachapuri seja um prato tradicional georgiano (e dos melhores!), os armênios deram seu próprio toque especial pra ele e criaram a sua própria versão, que nada mais é do que o khachapuri de queijo com 2 ovos por cima.
SOPAS:
Spas
Spas é uma sopinha deliciosa e super leve, feita com grão de bico e matsum, temperada com cebola e ervas. É a minha favorita, e, na minha opinião, imbatível pras noites de inverno!
Harrissa
A Harrissa é feita à base de iogurte, manteiga, grãos de bico e frango. Confesso que eu não sou muito fã, mas é super tradicional.
ACOMPANHAMENTO:
Pão
Como eu falei lá no comecinho do post, os armênios adoram comer pão com as suas refeições. O mais tradicional é o lavash, que é bem fininho, e é preparado como se fosse uma longa folha. Além do lavash, também são consumidos outros tipos de pães artesanais. Para os armênios, é inconcebível uma refeição sem pão pra acompanhar!
Leia também: custo de vida na Armênia
Já são 8 meses morando em Ierevan e uma coisa é incontestável: come-se muito bem por aqui! E, nos próximos 2 posts, continuaremos explorando um pouquinho mais da culinária armênia.
3 Comments
Que dicas maravilhosas!
com mil dolares mensais, dá para viver em Ierevan? Um casal
dá para viver com mil dólares mas, se estiver incluído neste valor o preço do aluguel e das contas mensais, o orçamento pode ser um pouco apertado. tudo depende do tipo de vida que se leva! dá uma olhada no post que fiz sobre os custos de vida em Ierevan!