BrasileirasPeloMundo.com
Entrevistas Profissões Pelo Mundo Profissões Pelo Mundo - Inglaterra

Profissões Pelo Mundo – Dentista em Londres

Continuando as entrevistas, hoje o blog conversa com a Liliane Dolavale. Ela é dentista e mora e trabalha na Inglaterra desde 2008.

BPM – Como tem sido a sua trajetória profissional? 

Liliane – Em 2001 eu me graduei pela Faculdade de Odontologia de Valença, interior do Rio de Janeiro. Depois de terminar o curso me interessei pela pesquisa científica voltada para área de estudo de materiais dentários. Foi então que me inscrevi no curso de Mestrado de Engenharia de materiais na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi um curso muito intenso, visto que tive que estudar matérias básicas de engenharia para entender melhor as propriedades dos materiais de uma forma geral.  Apos o término do mestrado decidi me inscrever em um curso de pós-graduação em prótese dentária na Universidade Federal Fluminense. Foi aí que consegui aplicar os meus conhecimentos das estruturas dos materiais no dia a dia do dentista. Passava parte do tempo trabalhando no consultório e parte do tempo na universidade, como assistente da disciplina de materiais dentários.  Em 2006 eu conheci o meu marido e no final de 2008 nos mudamos para a Inglaterra.

O processo para validação do diploma foi longo, levou em torno de um ano e meio. Durante esse período eu trabalhava como assistente de dentista três vezes por semana e estudava nos outros dias. Foi só em 2010 que comecei a trabalhar como dentista, fui contratada pela clinica onde eu trabalhava como assistente dentária.

BPM – Você fez faculdade de Odontologia ou algum outro curso específico na Inglaterra? 

Liliane – Fiz vários cursos de cosmética, um curso de Invisaling (Ortodontia com aparelho removível) e um curso de Botox.

BPM – Como é a sua rotina? A que horas começa a trabalhar e qual é a sua carga horária? 

Liliane – Trabalho 4 dias por semana. Começo as 8:15 da manhã e termino em torno das 15:00. Às 7:45 levo a minha filha para a childminder/babá  e as 17:00 vou buscá-la.

BPM – Quais as diferenças da sua profissão, se houver, entre o Brasil e a Inglaterra? 

Liliane – As assistentes dentárias são regulamentadas e bem treinadas. Tudo é automatizado, nada é manipulado manualmente. A qualidade dos materiais dentários é infinitamente melhor. Tudo e informatizado (mas acredito que isso deva estar mudando no Brasil, agora).

BPM – Que cursos você recomendaria para as brasileiras que queiram ingressar na mesma profissão e seguirem carreira na Inglaterra? 

Liliane – O principal é o de idioma. Temos que dominar a língua inglesa.  Depois tem o curso de Dentística restauradora no Eastman Hospital e o curso do Royal College de Osces and Treatment Plan. Eu também fiz um curso de Emergências Médicas no Kings College. Esses cursos ajudam no preparo das provas práticas. E aconselho a trabalhar como assistente dentária por um período.

 

BPM – Qual a média de salários para uma pessoa iniciante e já no topo da carreira? 

Liliane – Varia muito, provavelmente em torno de 40 a 150 mil libras por ano.

BPM – Qual seria o aspecto mais positivo e o negativo (se houver) de ser profissional na sua área, na Inglaterra? 

Liliane – Positivo: A qualidade de trabalho, carga horária e o salário.  O aspecto negativo é o medo de processos litigiosos.

BPM – Você acha que teria as mesmas chances na carreira se estivesse no Brasil, ou o fato de estar na Inglaterra lhe proporciona mais opções profissionais? 

Liliane – É difícil saber, provavelmente não. No Brasil é mais complicado, paga-se menos, trabalha-se mais. Tem mais competição. O Estado do Rio de Janeiro tem mais dentistas por metro quadrado do que a Grã-Bretanha!

BPM – Como você concilia a vida de mãe e profissional em uma cultura diferente do Brasil, onde ajuda de fora é raro? 

Liliane – “Ajuda”, aqui, é muito cara. Empregada doméstica é um luxo. As creches custam uma fortuna nos primeiros anos de vida. Boa parte do meu salário eu uso para pagar uma childminder/babá (37 horas por semana) e uma faxineira (4 horas por semana). Depois dos 3 anos de idade o governo paga de 15 a 30 horas semanais para cada criança ir à escola, o que ajuda bastante. Eu sou uma privilegiada, muitas mães não tem condições de voltar a trabalhar antes dos pequenos completarem 3 anos e consequentemente têm dificuldade em retornar ao mercado de trabalho. Temos que manter a vida muito estruturada, com disciplina e rotina. Dá um desânimo às vezes, mas o lado positivo de viver em um país desenvolvido sobrepõe a falta de ajuda e a saudade.

Contatos:

Related posts

Profissões Pelo Mundo – Engenheira Química

Ann Moeller

China – Especial entrevista com Chefs – Camilla Cademartori

Christine Marote

Profissões pelo mundo – Empresária em Abu Dhabi

Renata Salas Collazo

10 comentários

Daniella de C. G. Sanfilippo Março 11, 2016 at 9:40 pm

Boa noite, quero, por gentileza, pedir encaredidamente que envie o meu endereço de e-mail para a Dra. Liliane. Sou cirurgiã dentista, formada à 16 anos e estou providenciando toda documentação para entrarmos , legalmente, em Londres. Iremos eu , meu marido e filha de 6 anos, Adorei a entrevista, foi muito elucidativa, mas se fosse possível entrar em contato com a Dra, para que eu pudesse obter mais informações úteis, seria formidável.
Por isso, deixo meu endereço e, se for possível, e a Dra concordar, ficaria imensamente honrada e feliz em manter contato antes da viagem e, principalmente depois.
Sou de São Paulo.

Muito Obrigada!

Resposta
Liliane Março 30, 2017 at 8:18 am

Ola Daniela,

No site do CDC (General Dental Concil) voce vai encontrar as respostas detalhadas das suas perguntas, da uma olhada. Boa sorte!

https://www.gdc-uk.org/professionals/ore/before-you-apply

Resposta
Carolina Rodrigues Agosto 14, 2016 at 6:08 pm

Olá, sou dentista e gostaria de entrar em contato com a Dra Liliane para tirar umas dúvidas sobre o processo de validação. Meu marido é inglês e há a possibilidade de irmos morar legalmente em Londres. A ajuda da Dra. Liliane seria fundamental. Por gentileza, poderia ter o contato de email dela?

Resposta
Liliane Março 30, 2017 at 8:15 am

No site do CDC (General Dental Concil) voce vai encontrar as respostas detalhadas das suas perguntas, da uma olhada. Boa sorte!

Resposta
Paula Amaral Dezembro 7, 2016 at 1:26 pm

Olá boa tarde,
Estou indo morar na Inglaterra em abril de 2016 e gostaria de saber maiores informações com a Dra Liliane sobre nossa profissão de dentista lá. Meu marido é cidadão Europeu então sei que já consigo visto de residência caso ele providencie seu emprego por lá. Tenho uma pós graduação aqui no Brasil e gostaria de saber as equivalências, e principalmente documentações necessárias para levar do Brasil traduzidas pra Inglaterra. Seria fundamental um e-mail ou telefone no qual eu possa entrar em contato com ela caso ela me permita. Quero tramitação de emprego legal e não gostaria de errar na documentação. O e-mail da Dra Liliane já me ajudaria bastante. Agradeço demais a fundadora do site que tanto ajuda quem precisa!!! Obrigada!!!! Paula R G A —Meu e-mail encontra-se nesse comentário.

Resposta
Ann Moeller Dezembro 7, 2016 at 1:55 pm

Ola Paula, por questões de privacidade não temos autorização de passar contatos pessoais. Para entrar em contato com a Liliane, tente pela clínica. Boa sorte. Equipe BPM

Resposta
Liliane Março 30, 2017 at 8:13 am

Ola Paula,

No site do CDC (General Dental Concil) voce vai encontrar as respostas detalhadas das suas perguntas, da uma olhada. Boa sorte!
https://www.gdc-uk.org/professionals/ore

Resposta
Margarete Maia Valadares Galdos Maio 31, 2017 at 3:11 pm

Olá, meu nome é Margarete Galdos, sou dentista, e atualmente estou morando aqui no Rein Unido, pois meu marido foi contratado para trabalhar aqui por um periodo de 3 anos. A principio não penso em entrar num processo de validação de diploma pois não sabemos se vamos ficar mais que 3 anos aqui, logo o meu interesse seria trabalhar como Dental Nurse. Minha dúvida é se para trabalhar como Dental Nurse é necessário um registro no GDC nesta categoria ou se e necessário fazer um curso para ter diploma ou se é possivel mesmo conseguir uma posição sem estes recursos, somente comprovando que tenho experiencia na area?Desde ja agradeço a atenção

Resposta
Liliane Outubro 26, 2018 at 7:12 am

Olá ,

Você precisa ter um registro no GDC ou ser uma trainee dental nurse. Precisa estar matriculada em um curso e tem até dois anos para passar na prova.
https://www.smilewisdom.co.uk/dental-nurse-training-the-academy/

Esse acima é um bom curso. Boa sorte!

Resposta
Diogo Silveira Fevereiro 26, 2019 at 3:33 pm

Olá, muito interessante esse artigo. Também atuo como dentista em Londres, atendendo a toda comunidade brasileira, desde 2003. Convido a todos a conhecerem meu website http://www.diogosilveira.co.uk.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação