Quando ir a Dubai?

0
241
Advertisement

Quando ir a Dubai?

É uma das perguntas que mais respondo ultimamente! Dubai está preparada para o turismo em qualquer época do ano. Separei alguns fatores que podem ajudar a decidir quando é a melhor época para conhecer a cidade e tornar a viagem ainda mais agradável!

Clima

Os Emirados Árabes têm praticamente duas estações, verão intenso e inverno agradável. Se você quer sol e calor, é a escolha certa! As temperaturas mais agradáveis estão entre os meses de novembro a março, entre 14 e 30 graus centígrados.

O inverno começa em dezembro e o verão, em junho. Nos meses de maio a setembro as temperaturas são elevadas, extremas, muito calor, termômetros na casa dos 40O graus e chegam a 47Ocom frequência (sensação térmica por volta de 52O graus).

Quase impossível caminhar pelas ruas, passear nos parques aquáticos/temáticos e até mesmo ir à praia durante boa parte dos dias. Não é exagero! O sol é muito forte, as temperaturas escaldantes e o vento quente.

Se ainda sim é quando você pode ir, programe-se para fazer os passeios externos após as 17 horas e, nos horários mais quentes, dê preferência para atrações climatizadas.

Ramadan

O Ramadan é o período Sagrado para os muçulmanos, que acontece entre os meses de maio e junho. É um mês dedicado a orações, jejum e caridade. A rotina de Dubai muda completamente, e os muçulmanos fazem jejum do nascer ao pôr do sol.

Além das altas temperaturas, é proibido beber e comer em locais públicos durante todo o mês, as praças de alimentação e restaurantes ficam fechados durante o dia (ou protegidos por tapumes), as principais atrações têm os horários alterados e muitos passeios deixam de ser oferecidos.

As mesquitas chamam os fiéis para as orações várias vezes ao dia. À noite, os restaurantes oferecem o Iftar, refeição que quebra o jejum.

A cidade fica vazia, pouco trânsito, horários de trabalho e das escolas sofrem mudanças. É recomendado vestir-se e comportar de forma mais respeitosa.

Não considero uma boa época para conhecer Dubai. As passagens e hospedagens são baratas nesta época, é possível fazer turismo, mas é importante saber que a conduta, inclusive do turista, precisa ser respeitosa.

Leia também: Como alugar um apartamento em Dubai

Férias escolares

As férias escolares são ao final de cada termo (são três). Normalmente elas acontecem nas duas últimas semanas de dezembro, mais duas semanas no período da Páscoa, e dois meses de férias de verão, julho e agosto. Nestes dois meses, a cidade fica vazia, o trânsito tranquilo e as atrações sem filas.

É quando os residentes estrangeiros costumam viajar para seus países de origem. É baixa temporada para o turismo, com tarifas mais baratas. O fluxo de turistas vem dos países árabes, que têm o mesmo calendário escolar e estão habituados às altas temperaturas do verão.

Calendário dos Emirados

Outra dica importante é conferir os feriados públicos e datas comemorativas. Os muçulmanos não comemoram datas cristãs como o Natal e a Páscoa, que são datas comuns.

O Eid Al-Fitr (celebração do fim do Ramadan, em junho), o Eid Al-Adha (marca o fim da peregrinação à Meca, entre agosto e setembro), o o feriado prolongado em celebração ao aniversário do profeta Maomé e o Dia Nacional (30/11 a 2/12) são datas que atraem muitos turistas muçulmanos, com hotéis e atrações turísticas lotados e valores mais altos.

Leia também: Calendário dos Emirados Árabes

Imprevistos

Toda viagem está sujeita a imprevistos, inclusive alterações bruscas do clima. Em Dubai quase não chove, é sol praticamente o ano todo, mas tem dias nublados, empoeirados, venta muito e as tempestades de areia são comuns.

A visibilidade em passeios e arranha-céus fica bem comprometida: atenção para evitar acidentes e desconforto com a areia.

Atrações por temporadas

Algumas das mais famosas atrações turísticas de Dubai não funcionam o ano todo. Devido às altas temperaturas no verão, elas estão abertas de novembro a abril/maio.

São elas o Miracle Garden (maior jardim de flores do mundo), o Global Village (pavilhões temáticos sobre vários países, que mostram a cultura, comidas e produtos típicos) e o  Garden Glow (parque de luz led).

Outras dicas

O fim de semana em Dubai é sexta-feira e sábado. Domingo é dia útil, e algumas atrações só abrem mais tarde às sextas, como os mercados antigos.

Apesar do inverno ter as temperaturas mais agradáveis, venta muito. Pode comprometer alguns passeios em parques aquáticos e praias. Precisa sim de roupa de frio, principalmente para as crianças.

Vejo que as pessoas associam Dubai ao calor, mas o inverno é fresco e alguns turistas ficam decepcionados com a água fria da praia e piscinas.

Vou a Dubai durante o verão, e agora?

Como disse no início, a cidade é preparada para receber o turista o ano inteiro. Se alguns passeios ficam complicados, existem outras opções de atividades em locais fechados, com ar-condicionado gelado!

O Ski Dubai, por exemplo, é a maior pista de ski indoor do mundo! Temperaturas abaixo de zero garantem a diversão para um dia inteiro.

Se preferir, tem pista de patinação no gelo, parques fechados, climatizados, shoppings recheados de atrações e, mesmo nos parques temáticos, as filas são em áreas cobertas.

Leia também: Como sobreviver ao verão no deserto

Afinal, quando ir a Dubai?

Eu tive a chance de estar em Dubai durante todos os meses do ano. Levando em consideração a minha experiência como residente e os fatores citados acima, não considero os meses de maio a setembro boas opções para o turismo.

As altas temperaturas prejudicam alguns passeios e inviabilizam outros. Outubro e abril são meses quentes, mas as temperaturas são suportáveis.

Minha sugestão é ir a Dubai entre os meses de novembro a março. Temperaturas agradáveis, cidade cheia de turistas, movimentada, alegre e infinitas opções de entretenimento! Dubai fica ainda mais linda e agitada!

É a alta temporada, passagens e hospedagem ficam mais caras, mas ainda assim é a melhor época para viajar! Para ser mais específica, meus meses preferidos são novembro e março!

Já dei o caminho das pedras, ou melhor, do deserto! Ficou mais fácil planejar aquela viagem inesquecível! Te vejo em Dubai!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.