Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Uruguai»Recomeço profissional no Uruguai
    Uruguai

    Recomeço profissional no Uruguai

    Vanessa GazettaBy Vanessa GazettaMay 2, 2016Updated:March 31, 201830 Comments4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Recomeço profissional no Uruguai.

    Quando decidimos mudar de país sabemos que estaremos expostas a um turbilhão de novidades e desafios que teremos que reconstruir absolutamente tudo ao nosso redor.

    Com o tempo vamos nos acostumando com o clima, a comida, a saudade e gradativamente parece que uma rotina saudável se instala outra vez. Mas, se tem algo que pode ser difícil de se acostumar é com a possibilidade de não poder exercer sua profissão no novo país.

    É bem verdade, que há muitos casos de mulheres que estão insatisfeitas com a atual escolha profissional e a mudança de país acaba servindo como facilitador na troca do rumo laboral. Sem dúvida, nesses casos há maior facilidade de recolocação no mercado, já que a pessoa está experimentando de tudo para ver no que se encaixa.

    A história costuma ser um pouco diferente quando a gente já se encontrou em uma profissão e não se vê trabalhando para o resto de nossas vidas em outra função.

     

    Eu sou psicóloga e sabia que seria infeliz se não pudesse clinicar de novo. Por isso, no último ano que passei no Brasil, pesquisei bem sobre trâmites e documentos que teria que providenciar para revalidar meu diploma no Uruguai, país no qual vivo há 4 anos.

    Leia também: custo de vida no Uruguai

    Foi um pouco custoso e demorado, mas deu certo!

    Tramitar a revalidação na Universid de La Republica (Udelar), universidade uruguaia responsável por este processo, é gratuito. Já os diversos carimbos e selos do consulado e do Ministério das Relações Públicas são pagos e os preços variam. Os valores iniciavam em torno de 20 reais.

    49226c4b-debd-4a2a-a339-6d10d807486d

    Os documentos mais caros foram sem dúvida as traduções juramentadas, que custaram 1000 pesos cada folha, um pouco mais que 110 reais e dependendo do tamanho do seu histórico pode ficar uma bela fortuna.

    Leia também: como abrir conta bancária no Uruguai

    Abaixo tem a relação dos documentos que levei:

    •  Histórico detalhado da graduação em Psicologia. Assinado pelo reitor ou diretor da universidade brasileira, com firma reconhecida. Consularizado no Brasil e reconhecido no Ministério de Relações Exteriores no Uruguai.
    •  Tradução simples (não juramentada) desse conteúdo.
    •  Histórico resumido, com carga horária, nome das matérias e notas. Também assinado pelo reitor ou diretor da universidade brasileira, com firma reconhecida. Consularizado no Brasil e reconhecido no Ministério de Relações Exteriores no Uruguai.
    •  Tradução juramentada do histórico resumido.
    •  Diploma consularizado no Brasil e reconhecido no Ministério de Relações Exteriores no Uruguai.
    •  Tradução juramentada do diploma.
    •  Cópia comum da cédula de identidade uruguaia.

    Estes documentos foram pedidos para revalidação do curso de Psicologia. Cada curso poderá solicitar documentos diferentes dos que foram pedidos a mim.

    Neste link há maiores informações e telefones para contato direto na Udelar.

    Depois que esses documentos são entregues na Bedelia da universidade uruguaia, passarão por uma análise que definirá se a carga horária das duas universidades é equivalente ou se será necessário cursar alguma matéria complementar.

    No meu caso foram equivalentes, mas demorou quase dois anos para a revalidação ficar pronta. Normalmente o prazo é de um ano.

    Ufa! Depois de tanto esperar tudo o que eu mais queria era por a mão na massa, mas ainda havia mais uma permissão a ser pedida.

    A licença para atuar como psicóloga é fornecida pela Caja de Profesionales, que funciona como uma mistura entre Conselho Regional e INSS. É necessário agendar hora para fazer o cadastro da profissão neste órgão público, levando cópia do diploma já revalidado e documentos pessoais.

    Depois de devidamente inscrito e declarado como atuante, o profissional deverá pagar uma cota todos os meses, sem ela não há licença para trabalhar e ao mesmo tempo funciona como aporte para a aposentadoria, o que eu acho bem legal.

     

    No primeiro ano se paga mensalidades a partir de 2500 pesos, pouco mais de 280 reais. O valor das mensalidades vai aumentando de acordo com uma estimativa do salário em relação ao tempo de formado ou com o valor do salário declarado. Mais informações aqui.

    A Caja de Profesionales não é obrigatória somente para os psicólogos, existem várias profissões que necessitam de inscrição neste órgão. Há uma relação delas aqui.

    Agora sim, com tudo regulamentado é hora de começar a construir, mais uma vez, nosso lugar no novo mercado de trabalho.

    Esperar que o diploma seja revalidado para poder trabalhar na maioria das vezes não é uma opção, como não foi para mim. Trabalhei em várias coisas até poder voltar a ser psicóloga. Descobri muitas facetas minhas que não sabia que tinha, ser professora foi uma dessas doces descobertas. Foram experiências importantes que com certeza me ajudaram a entender melhor o funcionamento do país e da minha própria profissão nele.

    Tudo o que vivemos irá contribuir para esse novo recomeço. O importante é ter calma para firmar cada passo  necessário rumo ao objetivo profissional.

    Boa sorte!

    Textos relacionados

    • Dicas Para Economizar no Uruguai
    • Estudar no Uruguai
    • Como abrir conta bancária no Uruguai
    • Turismo no Uruguai durante o Outono
    • Mulher uruguaia e os clichês da beleza
    • Como fazer novos amigos no Uruguai
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    morar no Uruguai psicóloga brasileira no Uruguai Trabalho uruguai
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Vanessa Gazetta
    • Website

    Vanessa Gazetta é psicóloga. Radicada em Montevidéu desde 2012, com olhar curioso e dedicado às marcas na alma que a vida no exterior imprime em si mesma e em seus conterrâneos.

    Related Posts

    4 etapas para encontrar um novo emprego

    April 28, 2021

    Como encontrar emprego na Itália

    November 18, 2019

    Sistema de saúde no Uruguai

    November 14, 2019

    30 Comments

    1. priscila braz on May 3, 2016 1:30 am

      gostei muito das informações , parabens pela coragem e persistência

      Reply
      • Vanessa Gazetta on May 12, 2016 12:53 pm

        Obrigada Priscila!

        Reply
    2. Célia Leonor on May 3, 2016 1:22 pm

      Uma grande lutadora e persistente no que faz. É muito bom poder conhecer alguém tão íntegra e parceira no trabalho e na vida. A sua experiência e colaboração para outros que pretendem validar o título e começar um novo caminho é de grande valia.
      Sucesso sempre e conte comigo.
      Abraços

      Reply
      • Vanessa Gazetta on May 12, 2016 12:57 pm

        Celinha, é um luxo poder contar com sua presença tão brasileira em outras terras. Obrigada por suas palavras. Beijo grande!

        Reply
    3. Isabela on May 13, 2016 6:09 am

      Vanessa, obrigada pelas informações. Muito valiosas. Estou começando amadurecer a ideia de me mudar para o Uruguai. Como você foi professora, talvez possa me ajudar com uma dúvida: sou professora no Brasil, formada em Letras com habilitação para ensinar português e inglês. Tenho mestrado também. Você conhece algo sobre esse mercado aí? Ou sabe onde eu poderia conseguir informações?

      Reply
      • Vanessa Gazetta on May 24, 2016 11:30 am

        Olá Isabela, obrigada pelo seu comentário! Posso te passar uma lista das principais escolas. Manda seu e-mail para o meu: vanessa@mundointerno.com

        Reply
    4. Pablo Bueno on June 20, 2016 9:20 pm

      Olá! Eu curso Licenciatura em História. Saberia me dizer se há possibilidades de validação neste área? Salário médio? Qualquer informação que possa passar é de grande valia.
      Desde já, muitíssimo obrigado!

      Reply
      • Vanessa Gazetta on June 21, 2016 11:41 am

        Oi Pablo, não sei muito sobre sua área, mas vou te passar o link da universidade que faz as reválidas aqui Udelar. Também te passarei o link do IPA que é o instituto de formação de professores e provavelmente lá terão as informações completas quanto a documentação, valor da hora de trabalho e situação do mercado. Espero que ajude. Boa sorte!

        Reply
    5. Erica Canhedo on September 12, 2016 1:58 pm

      Vanessa, adorei seu texto, foi bastante esclarecedor. Estou naquela famosa fase de buscas por informações uteis quanto a uma possivel mudança de país. Seria possivel trocarmos emails sobre informações uteis? Minha busca no momento se resume ao custo de vida no pais, como se manter, como estudar, esse tipo de informação. Obrigada.

      Reply
      • Vanessa Gazetta on September 12, 2016 9:06 pm

        Olá Erica, meu e-mail é vanessa@mundointerno.com, vou colar aqui também um link de um post sobre o custo de vida no Uruguai, espero que ajude!

        Reply
    6. Wellington on September 14, 2016 1:26 am

      Oi Vanessa, Muito bom seu blog adorei !!!
      gostaria de saber como foi sua experiencia como professora. Eu tenho licenciatura aqui no brasil como que funciona para poder lecionar no uruguai? Abraços.

      Reply
      • Vanessa Gazetta on September 14, 2016 10:31 am

        Oi Wellington, obrigada pelo comentário! Eu também cursei licenciatura paralelo ao curso de Psicologia no Brasil. Mas a experiência em já ter dado aulas abre mais portas que a licenciatura em si. Você pode dar aulas em institutos de idioma, mas não em escolas. O único curso que te habilita para dar aula nas escola é o ministrado pelo IPA – Instituto de Professores Artigas, entra nesse link para conhecer. Mesmo quem é formado em letras não tem o título revalidado para dar aulas nas escolas, por isso é muito comum que ao virem morar aqui cursem o IPA para obter a habilitação. Pode parecer chato, mas por outro lado, mesmo antes de se formarem os alunos costumam estar empregados. Espero ter ajudado. Abraço!

        Reply
    7. Silvia on February 3, 2017 7:29 pm

      Olá Vanesssa ,
      Sou psicóloga e estou vivendo em Montevideo. Te enviei e-mail com meus dados. Gostaria muito de contarte .

      Reply
      • Vanessa Gazetta on February 9, 2017 1:42 pm

        Olá Silvia, te mandei um e-mail. Beijos

        Reply
    8. vera Navarro on March 20, 2017 5:03 am

      Olá Vanessa!
      Sou bacharel em Enfermagem recém formada,gostaria de saber se é fácil trabalhar ,digo,de conseguir emprego na minha área por aí e quanto é mais ou menos o salário? Abraços…

      Reply
      • vera Navarro on March 20, 2017 5:07 am

        Detalhe, Vanessa eu moro na fronteira (Uruguaiana),mas não tenho ideia de como faço pra morar e trabalhar no Uruguai, quero recomeçar minha vida…

        Reply
        • Vanessa Gazetta on March 23, 2017 8:12 pm

          Oi Vera, acho que seria importante começar checando a disponibilidade de datas na Imigração para o agendamento do pedido da documentação de residente, sem esses documentos fica difícil trabalhar aqui. Tenho recebido notícias de que nos próximos dois anos não há vagas para a tramitação destes documentos pelo governo uruguaio devido a alta demanda. Boa sorte!

          Reply
    9. Jorge Oliveira on July 24, 2017 3:48 am

      Olá, Vanessa!
      Estou no último ano de Psicologia aqui no Brasil. Em um futuro não muito distante, planejo ir morar no Uruguai. Gostaria de saber se há como resolver essas questões de validação de diploma ainda estando aqui no Brasil.
      Desde já, agradeço!

      Reply
      • Vanessa Gazetta on July 28, 2017 12:20 pm

        Oi Jorge, você pode irá precisar fazer vários trâmites pessoalmente no Uruguai, pois assinará alguns documentos. O que você poderia ir adiantando no Brasil são os procedimentos de consularizar os documentos da faculdade (histórico, diploma) e reconhecimento de firmas desses mesmos documentos. Boa sorte!

        Reply
    10. Ester Rodrigues Araujo Campos on August 30, 2017 6:03 pm

      Olá, Vanessa. Sou psicóloga clínica recém formada e moro em Brasília-DF. Você diria que a realidade do mercado daí para a Psicologia é melhor que a do Brasil? Por aqui está muito difícil, principalmente pela realidade dos convênios.

      Reply
    11. Ramaiana Cardinali on September 18, 2017 4:04 pm

      Oi, Vanessa… Muito bom o seu texto! Sou psicóloga/psicanalista e em breve de mudança para Montevidéu. Vi que vc deixou seu email, gostaria de entrar em contato. Abraços

      Reply
    12. Carlos on November 24, 2017 9:26 pm

      Olá Vanessa…Parabéns pela ousadia e coragem de tomar a decisão de mudar do Brasil.
      Estou na iminência a tomada por essa decisão também. E por felicidade, hoje encontrei sua postagem à qual muito lhe agradeço pelas preciosas informações contidas.
      Sou profissional do direito (Advogado) e gostaria de saber se tem mercado para minha pessoa no Uruguai. Acredito que uma excelente oportunidade seria na área das relações exteriores entre Brasil/Uruguai/Mercosul (penso em me especializar).
      O que você me diria minha querida?
      Agradeço,

      Reply
      • Liliane Oliveira on November 25, 2017 3:35 pm

        Olá Carlos,
        A Vanessa Gazetta parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
        Obrigada,
        Edição BPM

        Reply
        • Carlos on November 27, 2017 9:41 pm

          Tudo bem.

          Reply
    13. Gabriele on January 15, 2018 3:29 pm

      Olá Vanessa, gostei muito do seu post e da sua forma de escrever, parabens e muito obrigada por compartilhar conosco. Tambem sou psicóloga, recem formada, e estou pensando em fazer cursos de extensão ou até mesmo uma especialização no Uruguai. Sou da abordagem Cognitivo-comportamental e a área hospitalar me chama muita atenção, voce tem algumas dicas de cursos, universidades, institutos para que eu possa pesquisar? Se puder me dar algumas dicas e mandar links agradeceria muito. Beijos

      Reply
      • Liliane Oliveira on January 15, 2018 5:00 pm

        Olá Gabriele,
        A Vanessa Gazetta parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
        Obrigada,
        Edição BPM

        Reply
    14. Nathalia on March 19, 2018 3:13 pm

      Boa tarde! Tudo bem? Vc falou em ser professora… vc sabe se os cursos de pedagogia e educação física são regularizados? Oq terei q fazer para dar aula? Beijos

      Reply
      • Liliane Oliveira on March 19, 2018 10:35 pm

        Olá Nathalia,
        A Vanessa Gazetta parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
        Obrigada,
        Edição BPM

        Reply
    15. Thiago Oliari Ribeiro on October 10, 2018 5:01 pm

      Oi Vanessa, talvez você nem leia mais esses comentários. Mas eu sou psicólogo e estou fazendo um mestrado em neuropsicofarmacologia. Com a atual crise política estou pensando seriamente em me mudar pro Uruguai com minha namorada. Como é aceitação de brasileiros no mercado de trabalho? Precisa de muita grana?

      Reply
      • Liliane Oliveira on October 11, 2018 8:41 pm

        Olá Thiago,
        A Vanessa Gazetta parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
        Obrigada,
        Edição BPM

        Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Polônia

    Dia de Finados na Polônia

    By Ann MoellerOctober 28, 20240

    Dia de Finados na Polônia O Dia de Finados é comemorado oficialmente pela Igreja Católica…

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2025 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.