Seis cafés imperdíveis em Berlim, na Alemanha.
Parece que na Europa, Canadá e Estados Unidos, enfim, lugares que fazem muito frio, há sempre um café em cada esquina. Assim você tem várias rotas para fugir das baixas temperaturas e conseguir aquecer-se um pouco. Berlim não é diferente e aqui encontrei (como destaquei nesse texto, quando dei dicas de como aproveitar melhor seu dia) cada lugar charmoso, que me acolhe, e por isso quero compartilhar com vocês. De quebra, indo a estes cafés, ainda passarão por pontos turísticos bem requisitados, com a diferença de que você pode virar naquela rua que nunca ninguém passa e que tem charme sem igual.
Leia também: Os bairros de Berlim
Listo aqui essa preciosidades:
Cafe con Amore
Endereço: Gierkezeile 31, 10585 Berlin
Fica aberto diariamente, das 9h30 às 18h
Vou começar pelo lugar que costumo ir pelo menos umas duas vezes por semana, já que meu filho faz escolinha de futebol lá perto. Fica no bairro de Charlottenburg, próximo ao Palácio de Charlottenburg. Então, quem for visitar esse espaço, que é o mini Versalhes alemão, pode passar no Café con Amore que tem várias opçōes veganas e uma decoração bem fofa. Sempre peço espresso ou capuccino vegano acompanhado de algum bolinho ou doce. Não é raro chegar lá e ter cheirinho de bolo assando. Quem resiste?! Fora o atendimento que é muito bom
Nata Lisboa
Endereço: Pariser Str. 24, 10707 Berlin
Fica aberto diariamente, das 10h às 19h
Aqui é o lugar onde mato a saudade da viagem que fiz com a minha mãe para Portugal e aproveito para comer o maravilhoso pastelzinho de nata. Olha, um dos melhores que já comi. Claro que o da cidade do Porto é um pouco melhor, já que sai de minuto em minuto do forno, devido ao volume de turistas que passam por lá diariamente, e assim você pode comer bem quentinho. Para complementar, você pode experimentar outras delícias portuguesas. O Nata Lisboa fica próximo da Avenida Kurfürstendamm, chamada coloquialmente de Ku’Damm, é a rua de lojas mais popular de Berlim
Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Alemanha
Kauf dich Glücklich
Endereço: Kastanienallee 54
Fica aberto diariamente, das 11h às 20h
Se você gosta de waffel não pode perder essa delícia de lugar. O Kauf dich Glücklich tem três lojas, o endereço acima é do meu local favorito, já que fica no charmoso bairro de Prenzlauer, bem próximo ao MauerPark e você estará numa rua repleta de prédios antigos. Para quem ama fachada, não pode perder esse passeio. Tem opções veganas de waffel acompanhada com sorvete, coberturas e frutas e o ambiente é muito gostoso.
Chapter One Coffee
Mittenwalder Str. 30, 10961
Fica aberto diariamente, das 9h às 18h (exceto domingo, que abre às 11h)
Esse interessante café tem o melhor croissant de limão com baunilha que já comi na vida. O Chapter One Coffee fica no bairro de Kreuzberg que é um dos bairros mais famosos e históricos de Berlim. E quase na esquina dele tem o parquet Fünf Wasser Tiegel e o mercadão Marheineke Markthalle, locais bem bacanas que valem a visita, já que você estará do lado.
Apotheke Café
Endereço: Oranienpl. 14, 10999
Fica aberto diariamente, das 12h às 1h (exceto sábado e domingo, que abre às 9h30h, fechando à meia-noite apenas no domingo)
A visita a este café vale muito pelo ambiente. O espaço ocupa uma antiga farmácia cuja fachada e prateleiras permanecem intactas, ou seja, como se você estivesse entrando em uma loja de remédios antiga. Além disso, a localização é muito boa, fica também no bairro de Kreuzberg, mas na outra ponta do Chapter One Coffee
One Lounge
Endereço: Kantstraße 163-165, 10623
Fica aberto de domingo a quinta, das 12h às 1h da manhã, e de sexta e sábado, das 12 às 2h.
Como ele fica dentro do hotel MotelOne (para ter acesso ao espaço, basta entrar na recepção, pegar o elevador e subir direto para o 10o andar), acredito que abre para o público depois do café da manhã, por isso não está disponível na parte da manhã. Nesse lugar, além de alguns cafés, chás e sucos, você pode também experimentar bebidas e drinks e pedir uns lanchinhos. Vale a ida pelo menos para um café, porque tem uma vista panorâmica, tanto na parte externa como na interna, para a Kaiser Wilhelm Memorial (que chamamos de igreja quebrada), para Europa-Center, Bikini-Berlim, para parte da Kufürstendamm, enfim, para a região da Zoologischer Garten.
Claro que esses cafés são ótimas opçōes para fugir do frio. Mas, não fique triste se você estiver por aqui em pleno calor, no verão todos os espaços listados acima podem ser aproveitados na área externa, já que além de ser bom para se aquecer no frio, também é ótimo para dar aquela pausa no calor. Espero que você possa visitar um desses lugares e me contar aqui o que achou. Bom passeio!