BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha Natal Pelo Mundo

Tradições natalinas alemãs

Tradições natalinas alemãs.

Quem não gosta de Natal? Na Alemanha, o Natal é uma festa cheia de tradições e adorada pela grande maioria. Quem vier passear por aqui nesta época, perceberá muitos mercados de natal espalhados pelas cidades. Alguns se iniciam já no fim de novembro e a maioria já encerrou quando é dia de Natal.

A minha família é bem tradicional e aprendi com eles ao longo de quase sete anos na Alemanha as tradições de cada época. Por aqui a Páscoa e o Natal são especiais e, como estamos em dezembro, falaremos primeiro do Papai Noel.

Dia de Sankt Nikolaus
No dia 6 de dezembro não é feriado, mas é celebrado o dia de Sankt Nikolaus (São Nicolau). Na realidade, falamos de Nikolaus von Myra (Nicolau de Mira), um bispo do Império Bizantino que foi considerado um santo (Sankt). Há uma lenda de que o Sankt Nikolaus presenteou durante à noite três jovens mulheres. Muito se especula sobre as lendas a ele relacionadas. As crianças também deveriam ser perguntadas se foram boazinhas ou não. Alguns lugares mantiveram o dia 6/12 como o de presentes do Papai Noel, outros o tornaram responsável pelos presentes embaixo da árvore na véspera do Natal. O fato é que neste dia na Alemanha, as pessoas costumam se presentear, mas de forma mais simples. As crianças costumam colocar meias ou sapatinhos perto da porta do lado de fora do apartamento ou casa na véspera do dia 6/12. Quando acordam, têm a surpresa de verem lembrancinhas ou presentes nos seus sapatinhos. Os adultos também se presenteiam, mas é mais comum verem pessoas trocando Papai Noel de chocolate.

Os 4 Adventos
A época do advento é quando as famílias cristãs se preparam para o nascimento do menino Jesus. Se refere aos quatro domingos anteriores ao Natal. Para esta época, as famílias preparam uma coroa de advento com pequenas decorações e quatro velas, uma para cada domingo. Alguns compram tudo pronto em floriculturas ou supermercados, mas a minha família e muitas outras preferem o mais tradicional, que é fazermos nós mesmos. No primeiro dos quatro adventos, acendemos a primeira vela ao anoitecer. Nos dias de semana seguintes, podemos acender aquela mesma vela sempre que quisermos. Nós acendemos todas as noites. Quando chega o segundo advento, se acende a primeira e a segunda. Assim continua até a última vela. Neste ano, o último advento é justamente na véspera do Natal, que é o último domingo antes do dia 25/12.

Coroa de advento ou “Adventskranz” em alemão
(Foto: Pixabay.com)

Calendário do Advento
Esta é uma tradição que adoramos na minha casa. O calendário é a marcação dos 24 dias antes do natal. Ele existe em diferentes formas. Por exemplo, o nosso preferido é o da Kinder (sem querer fazer propaganda!). A Kinder tem uma caixa de papel em formato de casinha com muitas figurinhas impressas e 24 portinhas numeradas. A partir do dia 1° de dezembro, abrimos uma portinha do calendário. A surpresa é um chocolate em algum formato especial. Desta forma se prossegue até o dia 24/12. Claro que algumas pessoas gostam de fazer o próprio calendário, costurando pequenas sacolas numeradas, colocando brinquedinhos de surpresa em cada uma e pendurando pela casa. As crianças ficam muito felizes em poderem abrir uma surpresa todo dia. Bem, os mais velhos também, pois existem diversos calendários do advento, seja de perfumarias com amostras grátis de seus produtos, seja de brinquedos para adultos ou bebidas alcóolicas. Enfim, a variedade é imensa e muitas lojas de grande porte gostam de projetar o seu calendário e colocar à venda.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

Plätzchen (biscoitinhos amanteigados de natal)
Um pouco antes do advento, as famílias vão para cozinha e começam a fazer os biscoitinhos amanteigados de natal. A casa fica com um cheiro delicioso com os amanteigados entrando e saindo do forno. Existem alguns bem tradicionais como o Rumkugel. Aviso aos brasileiros que encontrarem este docinho. Ele é idêntico ao brigadeiro na estética, mas quando você experimentar, vai perceber que tem gosto bem diferente, menos doce. Ele é feito com rum ou aroma de rum, chocolate, açúcar, farinha e qualquer outro ingrediente de acordo com a receita escolhida. Biscoitos de marzipan são muito gostosos também. É uma infinidade de Plätzchen! As pessoas costumam escolher algumas receitas e passam uns dias antes do advento as preparando. Também comum é levar alguns para dividir com seus colegas de trabalho ou fazer troca com amigos e familiares, a fim de se ter em casa uma diversidade maior. Uma coisa bonita é quando o céu amanhece meio avermelhado durante esta época de frio e os alemães falam que os anjos estão fazendo os biscoitinhos no céu.

A árvore de Natal
Apesar de algumas pessoas preferirem árvores artificiais de plástico, a grande maioria dos alemães ainda compra um pinheirinho natural em feiras apenas para isso. Em cada cidade é possível encontrar algum vendedor que monta uma área e enche de árvores de diferentes tipos. Sim, existem muitos e diferentes preços também. Algumas árvores têm “marca” e são mais caras. Cada um chega procurando, olhando, analisando se prefere pinheiro pequeno ou grande, cheio ou mais vazio, torto ou reto etc.

Nos primeiros dias de janeiro, a prefeitura coleta as árvores usadas que foram jogadas na rua. Para isto, é bom verificar o calendário de coleta de lixo local e tirar todas as decorações da árvore, sem deixar nenhuma, porque o lixeiro pode se recusar a levá-la, caso haja algum resquício de decoração. Muitos alemães jogam a árvore pela janela do apartamento, evitando ter que carregá-la corredor e escada abaixo, deixando sujeira para trás. Então, cuidado ao caminhar na rua nesta época.

A véspera e os dias de Natal
Finalmente chegou a esperada noite. Os alemães se reúnem com os familiares mais próximos junto à árvore de Natal e o Presépio. É muito comum cantar músicas natalinas juntos em coro. Nem sempre neva neste dia, mas quando neva, a alegria fica completa. É muito bonito quando neva no Natal. Durante o encontro, quase sempre é oferecido um licor de ovo para esquentar. Mas o que se come na ceia? Segundo uma pesquisa que vi em um programa de televisão, a ceia mais tradicional é a salada de batata com salsicha. Acredite se quiser! É exatamente o caso da minha família. Alguns fazem fondue, ganso ou raclete. Mas aquele peru de Natal é mais raro de se servir por aqui. Depois acontece a troca de presentes, às vezes sendo anunciada por um sininho. É bom lembrar, como disse antes, que o dia de Sankt Nikolaus já passou e quem traz os presentes sem ser visto, de acordo com a cultura alemã, é o Christkind, um anjo de cachinhos loiros muito associado ao menino Jesus.

Os dias 25 e 26 de dezembro são os dias de Natal, feriados nacionais. Isto mesmo, aqui são dois dias onde praticamente nada abre, talvez apenas restaurantes, que ficam reservados há semanas.

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

Sistema de avaliação na Universidade alemã: como é?

Liane Weynen

E tem Natal na China?

Christine Marote

Comidas de Natal na Dinamarca

Cristiane Leme

2 comentários

Terezinha Dezembro 23, 2017 at 11:37 am

Excelente! Feliz Natal!?

Resposta
Karina Finke Dezembro 23, 2017 at 2:29 pm

Obrigada, Terezinha! Um Feliz Natal para você e sua família!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação