BrasileirasPeloMundo.com
França Turismo Pelo Mundo

Viajar pela Europa sem gastar muito

Quando pensamos na Europa muitas vezes pensamos naquelas viagens que ouvimos falar das companhias aéreas low-cost que custam baratíssimo e que nos levam a vários lugares! Mas a verdade é que muitas vezes isso não é tão verdade assim, porque é preciso achar uma promoção super interessante ou estar saindo de grandes cidades ou mesmo aberto a viajar para cidades “mais batidas” nos roteiros turísticos.

Depois de dois anos na França, já peguei algumas práticas de viagens e queria dividir com vocês não só alguns sites onde é possível encontrar destinos a preços mais em conta, como também cidades que conheci que deixam o roteiro francês mais interessantes.

Leia também: Carcassonne, a cidade medieval mais preservada do mundo 

Ouigo

Quando pensamos na Europa é muito comum pensarmos no famoso TGV (trem de alta velocidade), porém, ao entrarmos no site da SNCF o que vemos são opções de viagens um tanto quanto caras, mesmo em trechos que não são tão longos assim. Mas, nem tudo está perdido, é possível viajar a preços bem mais atrativos e com a mesma velocidade e conforto pelos trens operados pelo Ouigo. Os trens são um pouco mais simples e a partir de cada cidade que ele opera é possível escolher apenas alguns destinos que variam o preço conforme o dia da semana e o horário, mas é algo que vale muito a pena! Eu, por exemplo, sempre que tenho algum congresso, exposição ou amigo que quero ver em Paris consigo viajar por apenas 10 euros partindo de Lyon!

Além do mais, é possível optar por pequenos luxos para deixar a viagem mais confortável por alguns euros a mais: como o vagão silencioso ou a poltrona com tomada.

Nesse link é possível ver todas as cidades que são cobertas pela rede do Ouigo.

Ainda falando de trens, no sul da França, mais especificamente no Departamento da Occitanie, é possível encontrar trajetos por apenas 1 euro! Nesse post contei um pouco das cidades que conheci e como foi minha experiência.

Ônibus

Por toda a Europa é possível viajar de ônibus! Existem várias empresas que atravessam vários países e nos permitem fazer viagens para perto e para longe por preços bem atrativos também!

Duas empresas que utilizo com frequência são a Ouibus e a Flixbus. Além delas, existem outras como a Isilines. Conheço pessoas que já usaram e ficaram satisfeitas!

Pra quem vai partir de Lyon ou estará pela França, um roteiro que merece um bate – volta é a cidade de Annecy, conhecida como a Veneza dos Alpes. Uma viagem rápida, de pouco mais de 2 horas, que vale muito a pena! Já fui para esta cidadezinha algumas vezes e é simplesmente incrível!

Annecy em dezembro de 2018

Com um enorme lago no meio da cidade, é possível ver montanhas cobertas de gelo na temporada de frio, ou aproveitar para se banhar na temporada de calor. E sabe quanto eu paguei de ônibus? 10 euros!

Um outro roteiro que fiz partindo de Lyon, de ônibus, foi para Genebra. Uma viagem um pouco mais longa, cerca de 3 horas, mas que nos permite ir para um lugar com um clima já um pouco diferente da França e com belezas naturais incríveis! Uma viagem também barata, 10 euros, e que vai deixar o roteiro pela região muito mais interessante!

Carona

Outra opção super segura aqui na Europa (apesar de poder soar um pouco estranho) é a carona paga. No site BlaBlaCar é possível você selecionar da onde você está indo e para onde você gostaria de ir e ver pessoas que vão fazer esse trajeto de carro e estão disponibilizando os lugares vagos para outros viajantes. Normalmente custa cerca de 5 euros para pequenas distâncias e é ótimo para também treinar um outro idioma!

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na França 

Como escolher?

Agora com tantas opções: avião, mais de uma opção de trem e mais de uma opção de ônibus, você deve estar se perguntando como escolher o mais em conta, não é mesmo?

Pra isso tenho outra dica ótima! Existem alguns sites na Europa que fazem a comparação de diferentes formas de viajar e mostram os valores! O ComparaBus e o Goeuro são ótimas opções!

E uma última indicação pra quem estiver em grupo ou família grande e cogitar a opção de viajar de carro, duas ótimas dicas são os sites de aluguel de carro de particulares. Já usei e recomendo o Ouicar e o Drivee . Lembrando que é preciso estar com carteira de habilitação internacional ou habilitação europeia!

Espero que as recomendações sejam úteis e possam deixar as viagens de vocês muito mais interessantes e baratas!

Comente aqui se você já usou algum desses meios ou se pretende usar!

Related posts

Hamburgo: Canais e Red Light District

Marcela Vieira

Lugares para visitar em Praga para quem gosta de Franz Kafka

Isadora Costa

Seis dificuldades de adaptação na França

Fernanda Libardi

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação