Quando pensamos na Europa muitas vezes pensamos naquelas viagens que ouvimos falar das companhias aéreas low-cost que custam baratíssimo e que nos levam a vários lugares! Mas a verdade é que muitas vezes isso não é tão verdade assim, porque é preciso achar uma promoção super interessante ou estar saindo de grandes cidades ou mesmo aberto a viajar para cidades “mais batidas” nos roteiros turísticos.
Depois de dois anos na França, já peguei algumas práticas de viagens e queria dividir com vocês não só alguns sites onde é possível encontrar destinos a preços mais em conta, como também cidades que conheci que deixam o roteiro francês mais interessantes.
Leia também: Carcassonne, a cidade medieval mais preservada do mundo
Ouigo
Quando pensamos na Europa é muito comum pensarmos no famoso TGV (trem de alta velocidade), porém, ao entrarmos no site da SNCF o que vemos são opções de viagens um tanto quanto caras, mesmo em trechos que não são tão longos assim. Mas, nem tudo está perdido, é possível viajar a preços bem mais atrativos e com a mesma velocidade e conforto pelos trens operados pelo Ouigo. Os trens são um pouco mais simples e a partir de cada cidade que ele opera é possível escolher apenas alguns destinos que variam o preço conforme o dia da semana e o horário, mas é algo que vale muito a pena! Eu, por exemplo, sempre que tenho algum congresso, exposição ou amigo que quero ver em Paris consigo viajar por apenas 10 euros partindo de Lyon!
Além do mais, é possível optar por pequenos luxos para deixar a viagem mais confortável por alguns euros a mais: como o vagão silencioso ou a poltrona com tomada.
Nesse link é possível ver todas as cidades que são cobertas pela rede do Ouigo.
Ainda falando de trens, no sul da França, mais especificamente no Departamento da Occitanie, é possível encontrar trajetos por apenas 1 euro! Nesse post contei um pouco das cidades que conheci e como foi minha experiência.
Ônibus
Por toda a Europa é possível viajar de ônibus! Existem várias empresas que atravessam vários países e nos permitem fazer viagens para perto e para longe por preços bem atrativos também!
Duas empresas que utilizo com frequência são a Ouibus e a Flixbus. Além delas, existem outras como a Isilines. Conheço pessoas que já usaram e ficaram satisfeitas!
Pra quem vai partir de Lyon ou estará pela França, um roteiro que merece um bate – volta é a cidade de Annecy, conhecida como a Veneza dos Alpes. Uma viagem rápida, de pouco mais de 2 horas, que vale muito a pena! Já fui para esta cidadezinha algumas vezes e é simplesmente incrível!
Com um enorme lago no meio da cidade, é possível ver montanhas cobertas de gelo na temporada de frio, ou aproveitar para se banhar na temporada de calor. E sabe quanto eu paguei de ônibus? 10 euros!
Um outro roteiro que fiz partindo de Lyon, de ônibus, foi para Genebra. Uma viagem um pouco mais longa, cerca de 3 horas, mas que nos permite ir para um lugar com um clima já um pouco diferente da França e com belezas naturais incríveis! Uma viagem também barata, 10 euros, e que vai deixar o roteiro pela região muito mais interessante!
Carona
Outra opção super segura aqui na Europa (apesar de poder soar um pouco estranho) é a carona paga. No site BlaBlaCar é possível você selecionar da onde você está indo e para onde você gostaria de ir e ver pessoas que vão fazer esse trajeto de carro e estão disponibilizando os lugares vagos para outros viajantes. Normalmente custa cerca de 5 euros para pequenas distâncias e é ótimo para também treinar um outro idioma!
Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na França
Como escolher?
Agora com tantas opções: avião, mais de uma opção de trem e mais de uma opção de ônibus, você deve estar se perguntando como escolher o mais em conta, não é mesmo?
Pra isso tenho outra dica ótima! Existem alguns sites na Europa que fazem a comparação de diferentes formas de viajar e mostram os valores! O ComparaBus e o Goeuro são ótimas opções!
E uma última indicação pra quem estiver em grupo ou família grande e cogitar a opção de viajar de carro, duas ótimas dicas são os sites de aluguel de carro de particulares. Já usei e recomendo o Ouicar e o Drivee . Lembrando que é preciso estar com carteira de habilitação internacional ou habilitação europeia!
Espero que as recomendações sejam úteis e possam deixar as viagens de vocês muito mais interessantes e baratas!
Comente aqui se você já usou algum desses meios ou se pretende usar!