BrasileirasPeloMundo.com
Egito

A Fascinante Vida no Cairo

Sempre sonhei em conhecer o Egito, ver de perto tudo aquilo que estudei na época de escola e que continuou prendendo minha atenção no decorrer do tempo. Eis que há pouco mais de 2 anos, veio a surpresa, estaríamos nos mudando para a tão fascinante terra!

Mesmo diante de tantas pesquisas feitas, nada se compara com a sensação de pisar aqui. As diferenças entre esse povo e nós, ocidentais, são incalculáveis e isso me fez sentir ainda mais vontade de desbravar esse mundo.

Logo na chegada se percebe o impacto cultural, como a língua e as vestimentas. O árabe é a língua oficial do Egito, porém com o inglês se consegue sobreviver, principalmente em lugares públicos e de muito trânsito de estrangeiros. Os véus, e os muitos panos compõe a vestimenta das mulheres locais, que, em sua maioria, mostram, quando muito, o rosto. Esse mundo feminino de clausura e privações já vem sendo modificado atualmente. Aos poucos, elas vêm surpreendendo, buscam pequenos prazeres que antes eram vetados porque pertenciam aos homens.

Pisar nessa terra de tanta história e que ainda nos intriga em saber como tudo começou é realmente emocionante! Nas ruas, ao som da chamada para a reza vinda das mesquitas, construídas com todo esmero da arquitetura islâmica de séculos passados, sente-se a atmosfera religiosa desse lugar. Nesse momento, a maioria dos homens se dirigem para as inúmeras mesquitas espalhadas pela cidade, com seu tapete debaixo do braço, para rezar. Muitos ainda, usam seu próprio espaço de trabalho para esse momento de “coversa com Allah”, assim chamado o Deus.

1.5

Diante dessa energia, a vida na imensa cidade do Cairo, com uma população de mais de 17 milhões de pessoas, segue entre um trânsito pesado, sem muitas regras e barulhento.

Tudo isso é facilmente relevado quando avistamos Elas, as poderosas e tão imponentes pirâmides! É difícil descrever a sensação de estar diante dessas arquiteturas gigantes que tanto nos intrigam, uma vez que foram construídas há milhares de anos, sem nenhum tipo de recurso. Difícil não se emocionar!

Diante desse momento mágico, a recomendação é de manter o bom humor e a paciência para lidar com os ambulantes que rodeiam, tanto no parque das pirâmides como em todos os outros pontos turísticos da cidade. Agindo assim, a recompensa é imediata e você logo descobrirá um dos lugares mais fascinantes do mundo!

 

É também a cidade dos contrastes, convive-se com a história viva em seus extremos. Passando pelas ruas do Cairo é fácil perceber a disparidade social que esse povo vive, em meio a tanta pobreza, acham-se luxuosos hotéis, shoppings e restaurantes, todos convivendo juntos.

1.4

O colorido das saborosas frutas e vegetais vendidos em cada esquina da cidade embeleza e se destaca diante do tom bege que predomina nas construções. O Rio Nilo é o principal responsável por esse quadro de fartura da agricultura. Por onde essas águas passam, uma faixa verde de plantações acompanha, interrompendo a aridez para levar vida e alimentar uma das regiões mais secas da África, formando um equilíbrio entre o fértil e o árido.

E as surpresas não param por aí, para aqueles apaixonados pela culinária internacional, mas principlamente árabe, assim como eu, aqui temos um prato cheio! As deliciosas falafels (ta`ameyya), tahinas, fuul, koshari, kebabs e tantos outros pratos árabes são facilmente encontrados em barracas improvisadas no meio das ruas ou em elegantes e famosos restaurantes a beira do Rio Nilo, sempre acompanhados de um delicioso chá de hortelã, aqui chamado na’na, ou de karkadeh (chá de hibiscus), e do narguilé, popularmente conhecido como shisha. Um mundo que agrada a todos os gostos, sabores e bolsos.

Culturalmente, o Cairo é uma cidade interessante com teatros, museus, monumentos e universidades. Neles estão guardados os maiores tesouros Egípcios, tanto pela sua história como pelo seu valor, desconsiderando a grande quantidade de riquezas e artefatos históricos retirados do Egito durante séculos.

Outra famosa atração do Cairo é o mercado Khan el Khalili, que tem mais de 1000 anos. São ruelas que escondem centenas de lojinhas, cheias de produtos e souvenirs de todo gênero. Um gigantesco bazar submerso pelo cheiro das coloridas especiarias, lá também vendidas, formando um contexto mágico e pitoresco.

Dia e noite, o calor intenso, com raríssimos momentos de chuva, nos acompanham, principalmente durante o verão. Essa é uma bela época para se refrescar nas belíssimas praias que o Mar Vermelho oferece, com águas cristalinas e calmas.

E é assim que os egípcios e muitos estrangeiros que aqui vivem vão tocando suas vidas em meio a tantas dificuldades, principalmente políticas nesse momento, mas sempre otimistas à espera de um mundo melhor, Insha’Allah, ou, se Deus quiser!

 

Related posts

Entendendo os conceitos de espaço pessoal e público no Egito

Michelle Bastos

Licença maternidade pelo mundo

Ann Moeller

Custo de vida no Egito

Michelle Bastos

54 comentários

Cintia Junho 10, 2014 at 12:08 pm

Oi Mauren,

Acredito que o Cairo deva ser mesmo fascinante, vibrante…cheia de vida. Vai ser ótimo acompanhar mais da vida por aí. Bjs

Resposta
Mauren Junho 11, 2014 at 10:23 am

Olá Cintia! Muito obrigada pelo comtário, espero ter conseguido dividir um pouco da minha experiência nesse mundo mágico! Forte abraço! Mauren.

Resposta
larissa finger Junho 10, 2014 at 2:17 pm

Parabéns prima pelo texto!!! Me transportei por uns minutos para a fascinante terra ao ler as tuas experiencias…Saudades!!!

Resposta
Mauren Junho 11, 2014 at 10:26 am

Oi Lari! Fico feliz em saber que consegui proporcionar essa “viagem”! Muito obrigada pelo carinho de sempre! Beijos! Mauren.

Resposta
Joy Matta Junho 10, 2014 at 7:47 pm

Já fiquei ansiosa pra saber mais. Acho que é mesmo um país que todos querem conhecer. Eu, com certeza gostaria. Fico feliz de poder conhecer ao menos um pouquinho por aqui!!!

Resposta
Mauren Junho 11, 2014 at 10:30 am

Olá Joy! A idéia era realmente de instigar ainda mais a vontade das pessoas em conhecer esse mundo. Assim que possível escreverei mais sobre muitas outras curiosidades e conhecimentos daqui. Forte abraço! Mauren.

Resposta
Usermatra Junho 11, 2014 at 8:38 am

Adorei seu Relato !

Contato de Guia para Brasileiro/s em Egito que fale Português !

http://viagemehistoria.com/egito-dica-de-guia-turistico/

Resposta
Mauren Junho 11, 2014 at 1:29 pm

Muito obrigada!
Abraços,
Mauren.

Resposta
Ana Lozon Junho 11, 2014 at 9:02 am

Mauren que lindo o Egito, as pirâmides, essa cultura! Parabéns pelo texto!
Eu qeuria saber mais, você deve também usar o véu? E este momento político não dá medo de estar aí? Ou também não é assim de perigoso??Porque talvez eu esteja com uma visão de fora né, tipo os gringos que acham que o Brasil é muuuiito perigoso, mas não, tem locais e locais, aí é igual?
bisous

Resposta
Mauren Junho 11, 2014 at 1:25 pm

Oi Ana! Tuas perguntas são as mesmas que tive antes de morar aqui, prometo tentar escrever algo sobre esses assuntos, ok? Mas antecipando, não é necessário usar lenço, apenas temos alguns cuidados com as roupas. Quanto a situação atual, devemos sempre estar atentos para evitar os locais e dias de protestos, fazendo isso vive-se normalmente.
Abraços,
Mauren.

Resposta
Maria de lourdes dos santos costas Setembro 6, 2015 at 1:00 pm

Oi estou apaixonada por um egípcios o que eu faço acredito no amor dele ou não tenho muito medo

Resposta
Christine Marote Junho 11, 2014 at 9:28 am

Ai… depois da Grécia esse é o segundo lugar que não deixarei de conhecer… Como vc disse, me impressiona saber que as pirâmides, com toda sua grandeza, foram construídas em tempos que não havia nenhum tipo de recurso dos quais usamos hoje em dia. E quantas vidas se foram num lugar assim… Acho que a energia deve ser pulsante!
Parabéns!

Resposta
Mauren Junho 11, 2014 at 10:36 am

Olá Christine! Espero que você consiga realizar logo esse teu sonho, aliás, sugiro que você planeje os dois países numa só viagem, tenho certeza que irá amar! Forte abraço! Mauren.

Resposta
Julia Junho 11, 2014 at 3:39 pm

Adorei! Me senti dentro do Egito outra vez… Fascinante! Parabéns pelo texto!

Resposta
Mauren Junho 12, 2014 at 9:23 am

Muito obrigada meu amor! Beijos!

Resposta
Marta Grazziotin Junho 11, 2014 at 9:02 pm

De carona com vc,minha filha, pude conhecer um pouco da cultura do Egito. Realmente costumes jamais vistos . Me emocionei ao ver as Pirâmides …. Fascinantes…E ver o sol nascer no Mar Vermelho …um privilégio para poucos. Conte sua experiência…assim viajo novamente com vc. Parabéns !!!

Resposta
Mauren Junho 12, 2014 at 9:25 am

Muito obrigada mãe! Estou lhe esperando para mais uma aventura! Beijos!

Resposta
ackolb Junho 12, 2014 at 1:31 pm

Mauren querida, estive no Cairo varias vezes a trabalho mas o tempo pra passear ficaram a desejar, conheci os hotéis e restaurantes luxuosos um ou outro local turístico, mas sempre com pressa. Espero poder voltar e me alegro desde ja de conhecer mais sobre esta cultura tao impressionante, através das percepções de uma brasileira! Namasté 🙂

Resposta
Mauren Junho 29, 2014 at 11:41 am

Volte com mais tempo para desfrutar das magias daqui! Bjs!

Resposta
Iltiana Julho 18, 2014 at 1:43 pm

Olá Mauren, também quero conhecer este lugar fascinante. Sempre viajo por conta própria e prefiro usar o metrô e os ônibus por serem mais baratos. Se puder dar dicas de como se locomover sem depender só de táxi vai ajudar bastante os viajantes independentes.

Resposta
Mauren Setembro 11, 2014 at 8:39 am

Olá Iltiana! Infelizmente atualmente não está muito seguro o uso de transporte público. O ideal é procurar grupos de turismo para realizar os passeios. Grande abraço!

Resposta
Paula Agosto 4, 2014 at 8:00 pm

Oi Mauren! Pretendo ir para o Egito em breve e gostaria de saber como estão as coisas por aí devido ao confrontos entre israelenses e palestinos. Muda alguma coisa na rotina de vcs? Mto obrigada!

Resposta
Mauren Setembro 11, 2014 at 8:43 am

Olá Paula! Ainda existem algumas manifestações e até atentados, mas nada que possa impedir o turismo. Venha, é encantador!

Resposta
Juliana Setembro 5, 2014 at 6:07 am

Olá Mauren meu nome e Juliana tenho 31 anos sou Brasileira e quero ir embora do Brasil!?tenho um bom emprego mas cansei da rotina queria viver experiências novas!!e quero ir embora pro Egyto!é uma boa?!consigo emprego!?vou ser discriminada?vai ser muito difícil?!sou atleta..e lá conseguiria continuar fazendo esporte por causa da cultura??por favor me ajuda!não sei se vou ou não!!muito obrigada Juliana

Resposta
Mauren Setembro 11, 2014 at 8:48 am

Oi Juliana! Há sempre um risco em mudanças radicais, mas desde que esse seja bem planejado e pensado vale a pena! Sugiro que avalie o campo de trabalho que pretende atuar, assim como seu esporte, organizando tudo antes de vir. Boa sorte!

Resposta
naya Dezembro 3, 2014 at 4:33 am

Olá ,sou brasileira e atualmente estou conversando muito com um egípcio,como gosto muito de viajar resolvi deixar o Egito como prioridade que antes não era para que possamos nos conhecer. O que você acha? Aliás gostaria muito do seu contato

Resposta
Alexandre Dezembro 3, 2014 at 8:50 pm

Oi Mauren Tudo Bem

Eu sou professor de jiu-jitsu e recebi uma proposta para dar aula no Cairo , o contrato e de 6 meses, o que você acha estou um pouco preocupado com os problemas políticos que o pais esta passando, gostaria muito de sua opinião.

Resposta
Mauren Maio 31, 2015 at 10:21 am

Olá Alexandre! Mesmo diante do quadro de instabilidade que o país vem vivendo, diria que sim, é possível morar aqui sem muitos prejuízos, porém certifique-se que estará em uma região segura. Boa sorte!

Resposta
Elieth santos Janeiro 9, 2015 at 9:49 pm

sou Elieth santos,estou á nove meses em um relacionamento com um rapaz da ir ,ele está mim chamado para eu conhecer ai ,mais não falo a lingua dele.estou preocupada em não ter um brasileiro para conversa .

Resposta
Mauren Maio 31, 2015 at 10:19 am

Elieth, existe uma comunidade brasileira aqui no Cairo que sempre oferece apoio. Boa sorte!

Resposta
Rafael Morais Março 9, 2015 at 1:28 pm

Bom Dia!!
adorei sua forma de relatar sua experiência. Como devo arrumar minhas malas indo para um lugar como esse ??? quais vestes tenho que levar ?? como e o outono ??

Resposta
Mauren Maio 31, 2015 at 10:15 am

Olá Rafael! Para os homens não existe nenhuma restrição, aposte em trajes confortáveis. O outono é uma estação ótima para conhecer o Egito, pois a temperatura é muito agradável!

Resposta
Isa Março 26, 2015 at 4:38 pm

E tao lindoo
Uma experiencia magnifica!
Fico imaginando esses lugares nos tempos dos faraos!

Resposta
Mauren Maio 31, 2015 at 10:10 am

É realmente mágico Isa! Vale a pena conhecer e sentir de perto essa energia!

Resposta
Ina Madeira Abril 23, 2015 at 12:11 am

Olá Mauren, meu marido recebeu um convite de trabalho na filial de uma empresa americana no Cairo, já tive a experiência de viver em outros países, inclusive Venezuela, mas a guerra religiosa muçulmana me assusta.. Como é viver no Cairo nos dias atuais?

Resposta
Mauren Maio 31, 2015 at 10:09 am

Olá Ina! A vida de expatriado aqui é bem diferenciada do resto da população, então fique muito tranquila com essa idéia. Os conflitos religiosos e políticos existem, mas se consegue viver normalmente respeitando alguns limites. Boa sorte!

Resposta
Rose Julho 5, 2015 at 1:08 am

Ola maurem, gostaria de ir na alexandria , mas queria ter contato com brasileiros. Abraços Rosr

Resposta
Vanda Julho 11, 2015 at 10:53 am

Verdade que os expatriados tem diferencial no Egito, podendo até comprar bebidas alcoólicas, que para os Egípcios é proibido ! Já estive no Egito, em janeiro e agora irei de novo, gostaria de ter contato com brasileiros, eu fico no Cairo próximo supermercado Metro, perto do Nilo !

Resposta
Carolina Ribas Julho 20, 2015 at 6:12 pm

Olá! Estou indo pro Cairo em Agosto/2015, vc tem algum guia turístico para indicar? Como vou ficar 3 dias só, queria otimizar meu tempo para aproveitar o máximo que eu conseguir!
Obrigada

Resposta
Lair Azevedo Agosto 4, 2015 at 8:36 pm

Mauren, estou indo em setembro vou ficar sete dias com minha esposa e gostaria de saber quais os passeios que me indica? e qual as roupas que ela deve usar? visitar o mar vermelho, mar morto e ir a cidade de pedra! o que me indicaria?
abraços
Lair Azevedo
vitoria ES
[email protected]

p.s Carolina em que dia vai?

Resposta
Eustáquio Fernandes Novembro 9, 2015 at 8:39 pm

Olá tenho um amigo chamado Abdallah Gaber que e nascido no cairo, ele também e guia turístico.

Resposta
Patrícia Novembro 11, 2015 at 2:55 pm

Olá Mauren! Estou pensando em ir para o Egito nos próximos meses, mas me assustei com os últimos ataques terroristas que ocorreram. A situação está muito crítica e devo adiar a viagem, ou você acredita que posso seguir normalmente com meus planos?
Muito obrigada

Resposta
Vitória de Assis Dezembro 28, 2015 at 7:39 pm

Olá Mauren, eu e meu marido pretendemos ir até o meio do ano ao Egito. Não dominamos muito bem o inglês, se você puder nos indicar algum guia que fale português ou espanhol ficaria muito grata. [email protected]
Ah, por favor, me daria o contato da comunidade brasileira? Sempre grata!

Resposta
Cristiane Leme Dezembro 28, 2015 at 8:01 pm

A Mauren deixou a colaboração do blog.
Edição BPM

Resposta
Marcia Mello Janeiro 9, 2016 at 12:44 am

ola Maurem seu depoimento é muito lindo, eu amo tudo que se diz historia da vida , eu estudei ainda muito jovem tecnico de enfermagem onde trabalhei por 32 anos depois com mais um pouco de idade eu estudei Historia e Geografia pelo motivo assin estudando sobre a historia do mundo e a geogragfia do mundo , eu estou fazendo planos para eu ir visitar o EGITO e ISRAEL ainda este ano quem sabe podemos se encontrar ate mais um abraço

Resposta
Silvana Janeiro 18, 2016 at 11:29 am

olá Maurem,gostaria de saber como seria a vida de uma brasileira casada com um egípcio e vivesse,ai,as mulheres dái são livres? como seria se tivessem filhos e quisessem se separar.

Resposta
Cristiane Leme Janeiro 19, 2016 at 5:26 pm

Olá. A Mauren parou de colaborar com o blog.
Edição BPM

Resposta
Luzia Março 18, 2016 at 5:22 pm

Sou brasileira quero ir para Alexandria quando tempo posso ficar aí

Resposta
Cristiane Leme Março 23, 2016 at 12:12 pm

Luzia, a Mauren parou de colaborar com o blog.
Edição BPM

Resposta
Amanda Abril 6, 2016 at 1:55 pm

Olá.
Gostei da sua historia. Pretendo ir para o Cairo e gostaria de ter mais informaçoes sobre lugares para trabalhar e estudar. Lugar onde fala o portugues.
Agradeço

Resposta
Cristiane Leme Abril 10, 2016 at 9:58 pm

Olá. A Mauren parou de colaborar com o blogue. No Egito não há lugares onde se fala o português.
Edição BPM

Resposta
Amanda Abril 20, 2016 at 4:08 pm

Oi. Gostaria do nome de um guia que fala portugues e mora no Cairo

Resposta
Camila Junho 24, 2016 at 2:51 pm

Oi Mauren tudo bem? Aqui é a Camila moro no interior do Rio de Janeiro.
Então estou entrando em contato com você para te pedir um favor na verdade, não sei se poderia me ajudar, mas desejo que sim!
vou casar em agosto agora! E quero fazer uma grande surpresa para o meu noivo.
A ideia é mostrar a ele que o meu amor não tem fronteiras.
Estou juntando várias cidades do Brasil e do exterior! E pedindo para as pessoas tirarem a foto em algum ponto turístico de sua cidade com um cartaz ou folha de oficio mesmo na mão escrito: “Eduardo aqui em (colocar nome da cidade) todos sabem que a Camila ama você!
Porém, estou com dificuldade em alguns paíse, como por exemplo o seu. Estou entrando em grupos de brasileiros que moram no exterior e pedindo ajuda de todos.
Você poderia me ajudar? Desde já obrigado e me desculpe pelo incomodo.

Aguardo ansiosamente

Resposta
Cristiane Leme Junho 24, 2016 at 9:56 pm

Camila, a Mauren parou de colaborar conosco.
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação