Dicas para morar ou turistar no Peru

0
152
Cidade de Lima - Foto: Jessica Soares
Advertisement

O Peru, na minha opinião, é um bom país para se viver e, pensando nisso, vou escrever sobre as principais cidades do país para quem está buscando um destino para morar ou turistar. Mas antes, é preciso entender um pouquinho mais sobre essa cultura.

O país

O Peru, é o terceiro maior país da América do Sul e um dos mais extensos do mundo. Em primeiro lugar está o Brasil seguido pela Argentina. Sua área, para se ter uma ideia, é maior que o território da Espanha e França juntas. O país está dividido em 25 regiões, sendo uma delas a cidade de Lima, sua capital.

Religião

A religião no país é considerada muito importante e por ter uma herança espanhola, mais de 75% da população é católica. Até existem algumas igrejas protestantes fruto do trabalho de missionários norte-americanos e europeus, além de outras como: Testemunhas de Jeová, Mórmons, Adventistas, Budistas, Muçulmanos entre outras, mas ainda assim, em número reduzido.

Música e dança       

A música e a dança cumpre um papel fundamental na cultura da sociedade peruana. A música é uma fusão de sons, com influência espanhola e outras de raízes africanas. Aqui é comum utilizarem um instrumento nacional chamado charango – que é algo parecido com o nosso cavaquinho. A diferença, é que o charango tem 12 cordas e o cavaquinho, apenas quatro. A música também é tocada com um instrumento chamado cajon – um tipo de percussão desenvolvido pelos escravos africanos.

Um ritmo muito popular e que as pessoas dançam muito aqui é a dança criolla, no entanto, os gêneros mais escutados pelos peruanos são o huayno, a cumbia, baladas e salsa.

Abaixo inseri vídeos de huayno e cumbia para que possam escutar e conhecer estes ritmos:

Huayno

Dada essa introdução preliminar sobre a cultura peruana, apresentarei agora um pouco sobre algumas regiões do país.

Lima, a capital peruana

Quando chegamos a Lima, a primeira coisa que realmente se nota, é que o céu normalmente está cinza e o tempo nublado, por isso, parece que sempre vai chover, porém a chuva raramente aparece.

A metrópole de Lima está sempre crescendo e se modernizando. Por ser a capital do país, é uma cidade bem movimentada e para mim, a cidade que mais se aproxima das grandes cidades brasileiras. Lima é populosa, atualmente conta com mais de oito milhões de habitantes, está cheia de pontos turísticos e bons restaurantes. Tem lindas praias e as pessoas são mais abertas, ao contrário de outras cidades peruanas onde as pessoas são um pouco desconfiadas.

O clima na cidade é bem úmido e às vezes, demora dias para poder secar as roupas.

Lima também é famosa por ser a porta de entrada do país, visto que a maioria dos voos internacionais chega à capital. O bairro de Miraflores é um dos mais atrativos e conhecidos da cidade.

Também é um local excelente para se conseguir trabalho. Tudo acontece em Lima e obviamente, as grandes empresas, os meios de comunicação, as decisões políticas e econômicas de todo o país são tomadas lá.

Cusco e a maravilhosa Machu Picchu

Quem chega a Cusco, logo sente a mudança de altitude – a cidade é muito alta e fica a aproximadamente 3.400 metros do nível do mar. O império Inca, se desenvolveu naquela linda cidade que serve de base para quem chega para visitar Machu Picchu, uma das sete maravilhas do mundo. A cidade conta com bons hotéis e restaurantes. Agora para viver, não é a cidade que eu escolheria por ser muito turística e bem tradicional. A população atual é de 300.000 habitantes.

Ica e a natureza

Ica é uma província que está a 4 horas de Lima e nesta cidade, encontramos um verdadeiro oásis e um grande lago no meio do deserto. As dunas neste lugar não tem fim, é um verdadeiro local para relaxar, um refúgio no meio da natureza. Para quem gosta de estar em um lugar tranquilo e longe da correria do dia a dia, vai encontrar em Ica o lugar perfeito. Para quem gosta de aventura, pode praticar sandboard – “esporte que consiste em descer as dunas de areia em cima de uma prancha”. Para quem deseja se perder no deserto, este é um bom lugar.

Nazca

Nessa cidade a gente encontra as linhas de Nazca, que são um conjunto de geoglifos- figuras grandes e antigas que aparecem em algumas partes do mundo. Até hoje, ninguém soube dizer como foram feitos esses desenhos, mas há quem diga que foram extraterrestres.

Nazca é uma cidade turística e tem se desenvolvido na área mineral, agrícola e comercial. A cidade é pequena, tem uma população aproximada de 39.054 habitantes e está localizada no deserto do sul do Peru.

Puno

Em Puno encontramos o conhecido lago Titicaca. A cidade vive praticamente do turismo. Também é considerada uma cidade folclórica e sempre podemos desfrutar de festas coloridas além de conhecer as ilhas flutuantes de Uros, feitas da “planta” predominante do lago: a totora cana.

Nestas ilhas vivem cerca de 2.000 pessoas da tribo que falam a língua Aimará Uros. Essas pessoas vivem da pesca, tecelagem e turismo.

O clima é frio e seco. As temperaturas variam de mínima de -22ºC e máxima de 21ºC.

Trujillo

Trujillo ou a cidade da eterna primavera, está localizada no norte do Peru e também é uma cidade grande que conta com lindas praias. O clima da cidade é bastante quente durante os dias de verão, fresco e agradável durante à noite por efeito da brisa do mar. A gastronomia da cidade é uma das mais gostosas e há muitos lugares para se conhecer. Para mim, essa seria uma boa opção para viver porque também há oportunidades de trabalho e, para quem gosta de praia e surf, este também pode ser um bom destino.

Aqui estou citando apenas algumas cidades, mas é importante dizer que existem muitas outras para conhecer mesmo que não seja para morar, mas certamente podem ser boas opções turísticas.

Não escrevi sobre a cidade que vivo por já ter sido publicado meu post sobre Arequipa que, aliás, também acho uma ótima opção para viver, pois além de se ter oportunidades de trabalho, o custo de vida é baixo e as pessoas são bem legais.

Se eu fosse você, procuraria agora na internet algumas fotos destes lugares para você conhecer e quem sabe, começar a planejar sua próxima viagem.

Gracias!

Compartilhe
Texto anteriorComparações entre universidades da Escócia e Inglaterra
Próximo textoCusto de vida em Dongguan na China

Jéssica é paulista de São Vicente, litoral do estado. É formada em Jornalismo e Web Designer. Mora com o marido peruano desde 2015 na cidade de Arequipa, no Peru, onde desenvolvem trabalhos sociais através de uma comunidade cristiana chamada Bola de Nieve. Adora dançar, praticar esportes e viajar. É apaixonada pela natureza e pelos animais. Do Brasil, o que mais sente saudades é da sua família, do clima e das praias.

Meu Blog – https://vemcegonha.wordpress.com

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui