Dicas para morar ou turistar no Peru

4
508
Cidade de Lima - Foto: Jessica Soares
Advertisement

O Peru, na minha opinião, é um bom país para se viver e, pensando nisso, vou escrever sobre as principais cidades do país para quem está buscando um destino para morar ou turistar. Mas antes, é preciso entender um pouquinho mais sobre essa cultura.

O país

O Peru, é o terceiro maior país da América do Sul e um dos mais extensos do mundo. Em primeiro lugar está o Brasil seguido pela Argentina. Sua área, para se ter uma ideia, é maior que o território da Espanha e França juntas. O país está dividido em 25 regiões, sendo uma delas a cidade de Lima, sua capital.

Religião

A religião no país é considerada muito importante e por ter uma herança espanhola, mais de 75% da população é católica. Até existem algumas igrejas protestantes fruto do trabalho de missionários norte-americanos e europeus, além de outras como: Testemunhas de Jeová, Mórmons, Adventistas, Budistas, Muçulmanos entre outras, mas ainda assim, em número reduzido.

Música e dança       

A música e a dança cumpre um papel fundamental na cultura da sociedade peruana. A música é uma fusão de sons, com influência espanhola e outras de raízes africanas. Aqui é comum utilizarem um instrumento nacional chamado charango – que é algo parecido com o nosso cavaquinho. A diferença, é que o charango tem 12 cordas e o cavaquinho, apenas quatro. A música também é tocada com um instrumento chamado cajon – um tipo de percussão desenvolvido pelos escravos africanos.

Um ritmo muito popular e que as pessoas dançam muito aqui é a dança criolla, no entanto, os gêneros mais escutados pelos peruanos são o huayno, a cumbia, baladas e salsa.

Abaixo inseri vídeos de huayno e cumbia para que possam escutar e conhecer estes ritmos:

Huayno

Dada essa introdução preliminar sobre a cultura peruana, apresentarei agora um pouco sobre algumas regiões do país.

Lima, a capital peruana

Quando chegamos a Lima, a primeira coisa que realmente se nota, é que o céu normalmente está cinza e o tempo nublado, por isso, parece que sempre vai chover, porém a chuva raramente aparece.

A metrópole de Lima está sempre crescendo e se modernizando. Por ser a capital do país, é uma cidade bem movimentada e para mim, a cidade que mais se aproxima das grandes cidades brasileiras. Lima é populosa, atualmente conta com mais de oito milhões de habitantes, está cheia de pontos turísticos e bons restaurantes. Tem lindas praias e as pessoas são mais abertas, ao contrário de outras cidades peruanas onde as pessoas são um pouco desconfiadas.

O clima na cidade é bem úmido e às vezes, demora dias para poder secar as roupas.

Lima também é famosa por ser a porta de entrada do país, visto que a maioria dos voos internacionais chega à capital. O bairro de Miraflores é um dos mais atrativos e conhecidos da cidade.

Também é um local excelente para se conseguir trabalho. Tudo acontece em Lima e obviamente, as grandes empresas, os meios de comunicação, as decisões políticas e econômicas de todo o país são tomadas lá.

Cusco e a maravilhosa Machu Picchu

Quem chega a Cusco, logo sente a mudança de altitude – a cidade é muito alta e fica a aproximadamente 3.400 metros do nível do mar. O império Inca, se desenvolveu naquela linda cidade que serve de base para quem chega para visitar Machu Picchu, uma das sete maravilhas do mundo. A cidade conta com bons hotéis e restaurantes. Agora para viver, não é a cidade que eu escolheria por ser muito turística e bem tradicional. A população atual é de 300.000 habitantes.

Ica e a natureza

Ica é uma província que está a 4 horas de Lima e nesta cidade, encontramos um verdadeiro oásis e um grande lago no meio do deserto. As dunas neste lugar não tem fim, é um verdadeiro local para relaxar, um refúgio no meio da natureza. Para quem gosta de estar em um lugar tranquilo e longe da correria do dia a dia, vai encontrar em Ica o lugar perfeito. Para quem gosta de aventura, pode praticar sandboard – “esporte que consiste em descer as dunas de areia em cima de uma prancha”. Para quem deseja se perder no deserto, este é um bom lugar.

Nazca

Nessa cidade a gente encontra as linhas de Nazca, que são um conjunto de geoglifos- figuras grandes e antigas que aparecem em algumas partes do mundo. Até hoje, ninguém soube dizer como foram feitos esses desenhos, mas há quem diga que foram extraterrestres.

Nazca é uma cidade turística e tem se desenvolvido na área mineral, agrícola e comercial. A cidade é pequena, tem uma população aproximada de 39.054 habitantes e está localizada no deserto do sul do Peru.

Puno

Em Puno encontramos o conhecido lago Titicaca. A cidade vive praticamente do turismo. Também é considerada uma cidade folclórica e sempre podemos desfrutar de festas coloridas além de conhecer as ilhas flutuantes de Uros, feitas da “planta” predominante do lago: a totora cana.

Nestas ilhas vivem cerca de 2.000 pessoas da tribo que falam a língua Aimará Uros. Essas pessoas vivem da pesca, tecelagem e turismo.

O clima é frio e seco. As temperaturas variam de mínima de -22ºC e máxima de 21ºC.

Trujillo

Trujillo ou a cidade da eterna primavera, está localizada no norte do Peru e também é uma cidade grande que conta com lindas praias. O clima da cidade é bastante quente durante os dias de verão, fresco e agradável durante à noite por efeito da brisa do mar. A gastronomia da cidade é uma das mais gostosas e há muitos lugares para se conhecer. Para mim, essa seria uma boa opção para viver porque também há oportunidades de trabalho e, para quem gosta de praia e surf, este também pode ser um bom destino.

Aqui estou citando apenas algumas cidades, mas é importante dizer que existem muitas outras para conhecer mesmo que não seja para morar, mas certamente podem ser boas opções turísticas.

Não escrevi sobre a cidade que vivo por já ter sido publicado meu post sobre Arequipa que, aliás, também acho uma ótima opção para viver, pois além de se ter oportunidades de trabalho, o custo de vida é baixo e as pessoas são bem legais.

Se eu fosse você, procuraria agora na internet algumas fotos destes lugares para você conhecer e quem sabe, começar a planejar sua próxima viagem.

Gracias!

4 Comentários

  1. Olá, adorei o post. Vou para Lima em março e ficarei apenas 3 meses para aprender o espanhol. Estou ansiosa. Gostaria de conhecer, ajudar… alguma ong na cidade, a busca na internet é bem limitada, nao consigo encontrar… Você tem alguma para indicar? Beijos

    • Olá Ane,
      A Jéssica Soares parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas no Peru que talvez possam te ajudar.
      Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
      Obrigada,
      Edição BPM

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.