BrasileirasPeloMundo.com
Bélgica Curiosidades Pelo Mundo

40 fatos que você não sabia sobre a Bélgica

Quando nos mudamos para outro país, mergulhar na cultura local é uma maneira fantástica de se adaptar ao novo lugar que chamamos de casa. Eu pouco sabia sobre a Bélgica, além das coisas superficiais e estereotipadas que toda pessoa de alma viajante sabe sobre um país que visita nas férias.

Morando aqui, passei a ter interesse pela história do país, pelas tradições, hábitos culturais…afinal de contas, se você não se integra ao seu novo mundo, em algum momento você vai se sentir um peixe fora d´água e não há nada pior do que você se isolar na sua “bolha brasileira” em um ambiente novo que, apesar de diferente, tem muita coisa interessante e enriquecedora a oferecer.

Nesse processo de descoberta e adaptação, encontrei 40 fatos bem interessantes sobre a Bélgica que eu realmente desconhecia e que, provavelmente, muitos brasileiros que moram aqui ou que vem ao país como turista, também desconhecem.

Leia também: cidadania belga

  1. A França e a Alemanha são países bastante conhecidos por seus castelos, mas há mais castelos na Bélgica por metro quadrado do que qualquer outro país. (Aqui você pode conferir uma boa lista de castelos belgas!)
  2. A Bélgica também abriga o shopping mais antigo da Europa, as galerias St Hubert em Bruxelas, inaugurada em 1847.
  3. A Bélgica foi o cenário da derrota final de Napoleão, em Waterloo, ao sul de Bruxelas.
  4. O Palácio de Justiça de Bruxelas é considerado o maior Tribunal de Justiça do mundo (26000 m² ao nível do solo). É maior que a Basílica de São Pedro em Roma.
  5. Nemo33, em Bruxelas, é a piscina mais profunda do mundo, atingindo os 35 metros de profundidade. É um campo de prática para mergulhadores e que já foi assunto de um outro texto que escrevi aqui no BPM.
  6. Muitas pessoas já ouviram falar do personagem de quadrinhos Tintin, mas você sabia que em 70 anos de existência, 200 milhões de livros de “The Adventures of Tintin” foram vendidos em todo o mundo?  A Bélgica também tem mais fabricantes de quadrinhos por km quadrado do que qualquer outro país do mundo, mesmo quando comparamos ao Japão. Os Smurfs e os Snorks também são criações belgas.
  7. O saxofone foi inventado na Bélgica, no início da década de 1840, por Adolphe Sax (1814-1894), na cidade de Dinant.
  8. O Índice de Massa Corporal (IMC) foi desenvolvido pelo belga, Adolphe Quetelet, e ainda é usado hoje para determinar o peso ideal de uma pessoa.
  9. No século 15, os belgas foram creditados com a invenção de pintura a óleo.
  10. 80% dos jogadores de bilhar (mais conhecido por nós como sinuca) usam bolas fabricadas na Bélgica.
  11. Bruxelas era um esconderijo famoso para os europeus no exílio. Karl Marx escreveu o Manifesto Comunista com Friedrich Engles entre 1845 e 1848. Victor Hugo também foi exilado aqui e completou Les Misérables enquanto visitava Waterloo em 1861.
  12. Em 1066, Huy, na Bélgica se tornou a primeira cidade européia a receber uma Carta de Direitos, tornando-se a cidade livre mais antiga do continente.
  13. A couve-de-Bruxelas (aqui conhecida como spruiten)vem da Bélgica e cresceu na área de Bruxelas há mais de 400 anos. Nesse outro texto falo um pouco mais alimentação na Bélgica.
  14. Embora o número exato seja discutível, 800 cervejas diferentes são fabricadas na Bélgica. Os belgas bebem uma média de 150 litros de cerveja por ano, por pessoa.
  15. A Bélgica produz 220 mil toneladas de chocolate por ano. São cerca de 22 kg de chocolate para cada pessoa no país, mas não comem tudo isso.
  16. O Aeroporto Internacional de Bruxelas é o maior ponto de venda de chocolate do mundo – aproximadamente 1.6 kg de chocolate é vendido por minuto!
  17. A Bélgica tem uma das menores proporções de McDonald’s no mundo desenvolvido. Existem sete vezes menos restaurantes do McDonald’s do que nos EUA e duas vezes menos do que na França. (Mas os belgas adoram a cadeia de hambúrguer francesa, Quick)
  18. Os belgas legalizaram a eutanásia em 2002 e o casamento gay em 2003.
  19. Um relatório europeu de 2007 afirmou que a Bélgica apresenta as menores disparidades salariais entre homens e mulheres na UE, perdendo apenas para Malta. A Bélgica tem a maior proporção de ministras do mundo (55% em 2000) e foi um dos primeiros países a ter uma parlamentar feminina, em 1921.
  20. A Bélgica tem educação obrigatória até 18 anos, um patamar dos mais altos do mundo.
  21. A Bélgica tem reforçado a votação compulsória.
  22. Os belgas pagam algumas das taxas de imposto mais altas do mundo, cerca de 40% dos seus ganhos brutos. A tributação representa 45,6% do PIB do país. Um estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostra que os belgas pagam 43% de seus ganhos em imposto de renda e contribuições para a seguridade social.
  23. A Bélgica concede o maior número de novas cidadanias per capita no mundo após o Canadá. 1,6 milhões de pessoas na Bélgica são imigrantes ou crianças e netos de imigrantes. Isso corresponde a 15% da população.
  24. A Bélgica tem a maior densidade de estradas e ferrovias no mundo. É o país com a 3ª maior quantidade de veículos por quilômetro quadrado depois da Holanda e do Japão.
  25. A linha de tram mais longa do mundo é o linha da costa belga (68 km), que opera entre De Panne e Knokke-Heist, da fronteira francesa até a fronteira holandesa.
  26. Spa, na Bélgica, é lar do primeiro resort de saúde moderno da Europa, inaugurado no século 18, e do primeiro cassino da Europa, La Redoute, inaugurado em 1763.
  27. A Bélgica possui a rede ferroviária mais densa do mundo com 4078 km de trilha.
  28. As famílias belgas possuem a maior porcentagem de TV a cabo no mundo, com 97%
  29. Você pode pensar na Holanda quando pensa em tulipas, mas os bulbos da flor chegaram em Antuérpia primeiro, em 1562.
  30. A primeira loteria registrada no mundo ocorreu na Bélgica, para arrecadar dinheiro para os necessitados.
  31. Bruxelas tem 138 restaurantes por km quadrada. Confira uma lista aqui.
  32. O único carro de corrida belga, o Vertigo, detém o Guinness World Record para a aceleração mais rápida de 0-100 km/h em 3.266 segundos.
  33. Em 2006, a Associação dos Aeroportos Europeus informou que o Aeroporto Internacional de Bruxelas era o mais pontual dos 27 maiores aeroportos do continente.
  34. Dirigindo pelas cidades e subúrbios belgas você percebe: o país produz a maior variedade de tijolos do mundo.
  35. Besix, uma empresa de construção belga, foi uma das quatro contratadas para construir o prédio mais alto do mundo, o Burj Dubai.
  36. O maior bebê do mundo, pesando 5.4kg e com 57cm de comprimento, nasceu em Knokke em dezembro de 2006.
  37. A Bélgica foi o primeiro país a emitir passaportes eletrônicos, atendendo aos padrões da ICAO, e junto com a Itália, foi o primeiro a emitir cartões eletrônicos de identidade em março de 2003.
  38. A cidade mais pequena do mundo é Durbuy, na Bélgica, com menos de 500 habitantes.
  39. Os belgas propuseram o nome da moeda do euro e o design do símbolo de €.
  40. Apesar de agora ter sua base em Paris, o Club Med foi iniciado em 1950 pelo belga Gérard Blitz.
  41. Leia também: pratos típicos da culinária belga

Conhece alguma outra curiosidade inusitada sobre a Bélgica? Não se esqueça de deixar aqui nos comentários!

Fonte: CheeseWeb

Related posts

Verão na Bélgica: o melhor do litoral

Elisa Penna

Visto para morar na Bélgica casando com um brasileiro

Bárbara Araújo

Hábitos ingleses

Juliana Brandão

6 comentários

Carolina Rodrigues Outubro 24, 2017 at 2:03 pm

Ei Elisa!
Morei na Bélgica muito tempo e agora depois de uma temporada fora estou votando pra Leuven! Muito bacana o seu texto e apesar de conhecer bastante sobre a Bélgica teve muita novidade pra mim!! Estou escrevendo tb pro BPM e em breve vou começar sobre a Bélgica tb! Bora marcar um encontro quando eu tiver por ai! Abraços, Carolina

Resposta
Elisa Penna Outubro 25, 2017 at 9:05 pm

Oi, Carolina!
Obrigada pelo comentário…e que bom que está voltando para cá!
Vai ser ótimo conhecer outra colunista do BPM! Não deixe de me avisar quando estiver por aqui, hein! 🙂
Abraços!

Resposta
Marcel Ocampo Outubro 28, 2017 at 11:33 am

Ola! O primeiro cervejoduto do mundo foi construido na Belgica ( em Bruges) . Uma tubulação de 3,5 km ,transportando cerveja, que liga a cervejaria com a planta engarrafadora.
A cervejaria se chama De Halve Maan.

Resposta
Kristod Outubro 28, 2017 at 1:59 pm

Oi Elisa,
Sou um belga e sempre tenho interesa no pensamento dos outros sobre a Bélgica. Nemo33 não é mais o mais profundo, parece que agora Itália pegou esse título. Sempre tenho dúvidas sobre durbuy como cidade menor. Já visitou Herstappe?
Abracos
Kristof

Resposta
Yuri Liston Novembro 15, 2017 at 10:24 am

ola… muito interessante

estive na Bélgica alguns meses atras e realmente um pais surpreendente,
gostaria de tirar uma duvida sobre cursos de idiomas. Os chamados cursos sociais, gostaria de saber se possui algum site? ou onde posso ter mais informações sobre?!

muito Obrigado

Resposta
dirk bex Dezembro 6, 2017 at 7:40 pm

Heel leuk om vanuit het buitenland zoveel positieve dingen te lezen over Belgie !

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação