E finalmente…chega o verão! Como já falei em artigos anteriores, o verão é muito aguardado pelos finlandeses. O verão representa mais luz, sol, calor, férias, vida simples nas casas de campo, gril com os amigos na beira dos lagos, sauna, o cheiro da makkara (salsicha finlandesa), morangos frescos e doces, velejamento, tomar um drink nos terraços dos bares, admirar as flores nas janelas das casas, sentar na grama, crianças correndo finalmente descalças…o verão é tudo de bom e, infelizmente é uma experiência curta… porém intensa!

O verão começa no último dia de aula, no final de maio. Na Finlândia toda os estudantes comemoram o final do ano letivo e as respectivas formaturas no primeiro e no segundo grau. É interessante ver o ritual acontecer simultaneamente em todo o país: as festas, a champanhe, as rosas que cada aluno ganha, o chapéu branco dos formandos do ensino médio, o orgulho dos pais e a alegria da família que agora planeja as férias.

As pessoas ficam mais nas ruas, sentam nos terraços e na grama das praças para tomar sol e conversar com os amigos. As cidades estão cheias de vasos coloridos de flores e finalmente as sorveterias abrem e os mercados enchem suas barracas de morangos e outras frutas frescas.
A média de temperatura para um dia quente de verão finlandês é de 25graus, podendo haver dias com 15graus. Mas graças ao efeito estufa que “bagunça” as temperaturas no globo interio, nós temos tido o privilégio de ter temperaturas de 30graus. Fato que faz as poucas praias e os muitos lagos encherem de gente.

o dia mais longo do ano. O chamado “Juhannus” marca o equinócio de verão no dia 21 de junho. Após isto, caminhamos novamente para a escuridão.
Este fenômeno ocorre nas proximidades dos pólos, acontecendo porque a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano da sua órbita faz com que a luz solar incida quase perpendicularmente sobre os pólos durante seis meses de cada ano. Um quarto do território da Finlândia encontra-se ao norte do Círculo Polar Ártico e no ponto mais setentrional do país é onde o sol não se põe durante 60 dias no verão.

Ter as noites claras é uma experiência de fato maravilhosa. O sol apenas desliza pelo horizonte, porém ele não desaparece. Aqui na região de Helsinki experimentamos ainda alguns minutos de “não claridade” e isto depende muito se o tempo está nublado, por exemplo. Mas no norte do país, simplesmente a noite não existe.
Talvez por ter tanta claridade a natureza se recupera tão rapidamente do inverno, enchendo-se de verde e as flores mais coloridas despontam em todo parte livre de terra. Realmente é um verão intenso e o finlandês vibra na mesma intensidade que a natureza. Eles ficam mais simpáticos, mais felizes, mais comunicativos.
Quem vem no à Finlândia por esta época não concorda que este povo é conhecido por sua frieza de sentimentos e timidez.

Mas, eu prefiro olhar os aspectos positivos, pois eu moro aqui e também espero todo ano o verão com a mesma ansiedade e alegria dos finlandeses. Conto nos dedos a hora de poder comprar novas flores e plantar no meu jardim, colocar finalmente um vestido, poder tomar sorvete na rua, chegar de madrugada com o dia claro e fazer piquenique a beira do lago. Com a vantagem de que o clima nunca ficará quente demais ou abafado, as temperaturas serão sempre agradáveis.
Quer verão melhor?!
Então…vamos recaregar bem as energias que em agosto começa tudo novamente. Bom verão à todos!

3 Comments
Oi Evelyse, gostei muito de saber mais sobre o verão aí na Finlândia. O bonito de tudo é que as pessoas aprendem a desfrutar de cada minuto dessa estação do ano .Bjs
Adorei,estou com vontade de conhecer a FINLANDIA,minha mãe foi dama de companhia da mulher do cônsul da FINLANDIA,aqui em sp,na dec de 60,e tem uma carta de recomendação dele,ela conta muitas historias ,e quando voltaram para Finlândia a convidaram para ir com eles
,mas ela não foi,desde então quero conhecer ,quem sabe agora ,adoro suas dicas bjss
Olá, tenho o projeto Finlandia para minha vida e de minha familia, Pretendo me mudar pra Jyvasquila em julho, minha irma mora na Finlandia á 25 anos e esta tentando um visto de trabalho pra mim, vou com visto de turista e dinheiro pra 2 anos, espero nesse meio tempo, conseguir algo, antes de vencer o prazo de 3 meses vou a Suécia e volto, mas se Deus quiser antes disso conseguirei algo. Não aguento mais o Brasil!!!
Tenho uma filha de 18 e uma de 15 anos e acho que elas se adaptaram mais rápido, até porque tem a prima dela de 15 anos que minha irma sempre fala com ela em portugues em casa e ela conversa muito conosco. Que Deus nos ajude!!!!