BrasileirasPeloMundo.com
Finlândia

Como fazer para morar na Finlândia ?

Muitas são as mensagens de brasileiros interessados em morar na Finlândia. Pessoas de todos os cantos do Brasil, de diversas idades e escolaridades, com todo o tipo de histórias que justificam este desejo.

Acho que a mídia nos últimos anos tem contribuído muito para a idealização de um país perfeito chamado Finlândia, tanto a internacional quanto a brasileira.

A revista Monocle elegeu em 2011 Helsinki, entre 25 capitais, como a “melhor cidade para se morar”. Em 2010 revista Newsweek apresentou uma reportagem cujo título era “ Finlândia é o melhor país do mundo”. A revista fez uma pergunta interessante aos seus entrevistados: Podendo escolher um lugar no mundo para morar, qual seria o melhor país? Foram usados cinco critérios de base: saúde, dinamismo econômico, educação, ambiente político e qualidade de vida.

Apesar da escuridão, frio e longos invernos, para a surpresa geral a resposta foi “A Finlândia”! Que segundo os entrevistados é um país tranquilo, seguro e muito bom de se morar. O melhor! – dizem alguns entusiasmados.

Bom, não me arriscaria a dizer que é o melhor, mas posso dizer com certeza que temos muitos pontos positivos aqui. A Finlândia é considerada o melhor país pequeno, o melhor país de alta renda e claro, o melhor país em termos de educação. Existem ainda os fãs do metal pesado que afirmam ser a Finlândia um dos ícones do heavy metal.

No entanto, nos últimos anos o país vem restringindo muito a concessão de vistos de moradia assim como a permissão de trabalho. As leis endureceram por causa do aumento dos estrangeiros .

Mas para os interessados, ou mesmo aqueles que já estão a caminho,  aqui vão algumas dicas:

1. Como conseguir visto para a Finlândia?

Consegue-­se o visto em geral em três situações:

1.  Através do casamento com um(a) finlandês(a).  Desta maneira, o visto é automático mediante os papéis de casamento traduzidos. Pode ser que demore alguns meses, mas o cônjugue em questão, no momento em que dá entrada nos papéis já pode usufruir do sistema social se necessitar de assistência médica.

2.  Visto de trabalho/estudo – este tipo de visto não é permanente, mas pode se uma porta de entrada. O visto geralmente é adquirido no Brasil se a pessoa vem através de uma firma trabalhar na Finlândia. No outro caso,  se a pessoa vem estudar no país.  O requerente deve providenciar  tudo do Brasil e vir com os documentos todos prontos.

3.  Intercâmbio – esta é a melhor opcão, especialmente para quem é jovem. O governo não pode negar porque diz respeito à educacão e cultura. O visto pode ser de até um ano. Neste caso, o estudante tem chances de conseguir ampliar o visto. Esta é uma das melhores maneiras porque a pessoa tem o apoio da família finlandesa e aprende mais rápido a língua e cultura.

Como turista também pode­-se ficar três meses, porém neste caso, as despesas são todas por conta da pessoa. Se existe um casamento em vista, esta é uma ótima opcão para se conhecer o país.

Quero fazer intercâmbio. Como proceder?

Você decidiu fazer intercâmbio para a Finlândia? Ótimo! Primeiro procure na sua cidade agências de intercâmbio e procure se informar sobre os valores, regras e o que é necessário. Geralmente é exigido um nível médio de inglês, o estudante precisa estar apto para se comunicar num país estrangeiro. Se você não fala inglês, o primeiro passo é se matricular num curso. A língua finlandesa pode ser estudada, na medida do possível, pela internet ou por algum curso que seja oferecido na sua cidade. No entanto, você só vai aprender o finlandês em situações reais morando no país!

O próximo passo é escolher qual cidade ou região você prefere e que tipo de família. Se você quer conhecer a verdadeira Finlândia e entrar em contato com os costumes e tradições mais antigas, vá para o Norte. Mas se você gosta de grandes cidades, com muitos outros estrangeiros, várias lojas, restaurantes, museus… a melhor escolha é o Sul da Finlândia.

O Intercâmbio deve ser planejado com cuidado, conversado com a famíla. Não é um processo rápido, mas quem fez não se arrepende!

Como é trabalhar na Finlândia?

Para trabalhar na Finlândia, geralmente você precisa falar a língua. Para algumas áreas ainda existe a chance de ser exigido somente o inglês, mas são bem poucas. Geralmente a pessoa leva dois anos para se colocar no mercado de trabalho finlandês. A pessoa primeiro precisa investir na língua e investir em cursos da sua própria área, para aumentar as chances. Não é necessário falar o finlandês perfeito (até porque raramente se consegue) mas o suficiente para se comunicar, escrever mensagens e ler. Se você quer começar a aprender, aqui vai a dica do site “This is Finland” que apresenta 20 frases básicas.

Como são os empregos para estrangeiros? Encontram-­se bons empregos?

Não exitem “empregos para estrangeiros”, existem empregos. Se a pessoa fala o suficiente, ela pode se inscrever para qualquer vaga, dependendo da sua área. Inclusive existem áreas em que a pessoa pode falar só o inglês, como a área de engenharia, tecnologia e RH. Algumas vezes, ser estrangeiro, falar português e conhecer a cultura latina abre portas no mercado de trabalho. Em outros casos, não faz diferença ou pode eliminar suas chances. A disponibilidade de vagas entre uma área ou outra, depende muito da época e da cidade. Se a pessoa não fala o finlandês, pode ser difícil até na área da limpeza. Um bom curso de finlandês é o melhor caminho para inciar a integração na sociedade finlandesa e começar a perceber as oportunidades que o mercado oferece.

Como são os cursos de finlandês?

A Finlândia oferece ótimos cursos de finlandês, principalmente na área de Helsinki. Existem os cursos do governo que são extremamente baratos e tem em todos os horários. Também tem os cursos da faculdade aberta que são um pouco mais caros mas de excelente qualidade. Por último, o curso que o escritório de desemprego oferece para os estrangeiros que possuem o visto de trabalho. Este curso é o melhor de todos, ele é integral com direito a estágio na própria área e ainda uma ajuda de custos ao estudante. Este curso tem uma duracão de seis a oito meses e existe uma selecão, pois a maioria das vagas vai para os refugiados. Mas…existem maneiras de se conseguir mesmo tendo a vaga negada em primeira instância.

É possível trabalhar ilegal na Finlândia?

O país é pequeno e a polícia tem a informação e controle de cada habitante. Também ninguém contrata um ilegal. O máximo que se pode conseguir é trabalhar com faxina, mesmo assim, a maioria das pessoas contrata através de firmas especializadas. Se esta é a sua ideia – ESQUEÇA!

Como fazer uma faculdade na Finlândia? Precisa fazer o curso de finlandês do governo primeiro?

O primeiro passo é entrar em contato com a universidade e ver se o curso desejado é oferecido somente em finlandês ou existe a possibilidade de cursar em inglês. Algumas áreas oferecem em inglês. Neste caso, nãoé necessário aprender o finlandês. Se o curso é somente em finlandês, aí a pessoa vai ter que se preparar e, infelizmente é um processo longo até saber o suficiente para passar nos exames. Como e onde a pessoa estuda o finlandês é uma escolha pessoal. Existem várias opções.

Related posts

Meu casamento na Finlândia

Maila-Kaarina Rantanen

Nomes finlandeses: é homem ou mulher?

Maila-Kaarina Rantanen

Pontos a considerar antes de imigrar para a Finlândia

Maila-Kaarina Rantanen

49 comentários

Ana Cristina Kolb Março 22, 2014 at 12:41 pm

Otimas dicas, muito bom texto e tema! Parabens Evelyse!:)

Resposta
sylvia Março 23, 2014 at 11:18 am

Muito bom! Existe algum curso que de pra fazer aqui do Brasil? Sabe se consigo ajuda para mudar pra Finlândia? Eu já possuo a nacionalidade. Obrigada!

Resposta
Evelyse Eerola Março 24, 2014 at 1:08 pm

Oi Sylvia. Infelizmente não sei de cursos de língua finladesa no Brasil. Acredito que exista somente em São Paulo. Mas vale a pena entrar em contato com a Embaixada da Finlândia (link acima) eles sempre estão dispostos a ajudar. Boa sorte, abs

Resposta
EMMERSON DELMIRO Junho 1, 2016 at 6:07 pm

COMO FAÇO PARA TRABALHAR COMO POLICIAL NA FINLANDIA E FIXA RESIDENCIA LA? MINHA ESPOSA É FARMACEUTICA TEM CAMPO PRA ELA.

Resposta
Maila-Kaarina Rantanen Junho 3, 2016 at 9:20 am

Senhor Emmerson,
Para ser policial na Finlândia é necessário estudar em uma universidade politécnica para formação de policiais e é obrigatório que se fale finlandês fluentemente. Não tenho certeza quanto a obrigatoriedade de se ter nacionalidade finlandesa, mas acho que isso também é necessário.
Quanto a sua esposa, para trabalhar como farmacêutica aqui, é necessário fazer a validação do diploma e falar finlandês fluentemente.
Obrigada

Resposta
Cleser Campos Março 24, 2014 at 7:29 pm

Parabéns pelo texto, Sra Evelyse Eerola!
Conheço a Finlândia, onde costumo passar temporadas de verão, aproveitando o excelente ambiente para escrever meus livros. Suas “dicas” são oportunas e valiosas.
Sou Escritor de nacionalidade brasileira, moro em Portugal e tenho um Romance de Ficção ambientado na Finlândia. A obra está publicada como e-Book pela Amazon Kindle: “TUOKSUT – 1. Perfumes na Trilha da Morte” (Cleser Campos). Pretendo publicar o livro impresso aqui na Europa, provavelmente em inglês – não descartando uma eventual tradução para o Finlandês.
Saudações cordiais,
Cleser Campos

Resposta
Evelyse Eerola Março 25, 2014 at 1:09 pm

Muito legal Cleser, fiquei curiosa para ler o seu livro. Pode contar com o meu blog se vc quiser escrever um texto sobre o livro. Aceito com prazer contribuições de outros autores. Abraços e sucesso!

Resposta
Washington Luis Abril 2, 2014 at 2:26 am

Eu posso morar para sempre na Finlândia?

Resposta
Washington Luis Abril 2, 2014 at 2:28 am

Meu sonho é a Finlândia.

Resposta
Barbara Abril 25, 2014 at 10:06 pm

Tendo o passaporte da Comunidade Europeia( passaporte português) consigo morar na Finlândia se eu mostrar que tenho como me manter?
Obrigada!

Resposta
Joanna Junho 16, 2014 at 6:04 pm

Você sabe se eu fizer intercâmbio na Finlândia, o MEC vai reconhecer, ou eu terei que cursar o ano todo de novo na volta ao Brasil?

Resposta
Mariana Junho 27, 2014 at 10:37 pm

Para estudar finlandês aqui no Brasil:
http://www.millennium-linguas.com.br/curso_finlandes.php

E já fiz intercâmbio para Finlândia e me apaixonei! Agora quero voltar mas ainda não sei como fazer… :/

Resposta
Simone Junho 28, 2014 at 4:12 am

Poderiam me dizer se é possível conseguir emprego na limpeza na Finlândia?
Isso para alguém que não fala o idioma nem o inglês, mesmo assim, seria possível conseguir emprego em firmas de limpeza?
Boa noite e parabéns pelo site.

Resposta
Nelida Sánchez Janeiro 30, 2016 at 3:35 am

Ola,
goste de suas informações,ia
sou formada em Biomedicina, e tenho o curso de técnica em patologia clinica,
queria saber sim para fazer intercambio tem limite de idade.
agradeço ante mão sua resposta.

Resposta
Maila-Kaarina Rantanen Janeiro 30, 2016 at 7:31 pm

Olá Nelida,
Este é um texto antigo de uma colaboradora que não está mais no BPM.
Como colunista da Finlândia tomo a liberdade de respondê-la. Não sei se as agências brasileiras exigem algum limite de idade, mas aqui na Finlândia isso não existe.
Obrigada

Resposta
elieser coutinho oliveira Julho 5, 2014 at 11:57 pm

Parabéns suas dicas são diretas e objetivas… muito bom

Resposta
Evaldo silva Agosto 6, 2014 at 2:34 pm

vejo que a minha unica saida seria me casar com uma finlandesa.

Resposta
José Juliace Junior Agosto 29, 2014 at 9:18 pm

Fiquei sabendo que quando um estrangeiro mora na Finlândia ele ganha uma ajuda de custo do Governo de 2.745€ /mes mas para isso você tem que morar na Finlândia.

Resposta
Matheus Lima Setembro 14, 2014 at 1:04 am

Tenho 16 anos é quero muito fazer intercâmbio na Finlândia, Como é o processo sendo menor de idade aí? Pois minha irmã fez intercâmbio na Suécia e o processo foi super facil e tranquilo.

Resposta
guilherme Outubro 9, 2014 at 12:55 am

Olá, Evelyse, tudo bem?

Meu nome é guilherme e eu gostaria de saber quanto é, mais ou menos, o gasto mensal para se viver ai na Finlândia. Eu estava querendo me inscrever para um programa de pós-graduação, mas nessa universidade a bolsa é de 500 euros por mês. Dá para viver mais ou menos com essa quantidade?

Desde já obrigado!

Resposta
Lourenço Outubro 16, 2014 at 2:06 pm

Olá, Evelyse, tudo bem?

eu gostava de saber se na Finlandia tem problemas de racismo.
eu sou de Moçamique e gostava de me mudar para residir na Finlandia.

Resposta
kalvin wilson Março 5, 2017 at 11:17 pm

Mano eu tambm sou moçambicano e vou morar lá
Nao tarda nada

Resposta
Frederico Novembro 6, 2014 at 3:39 pm

Olá! Meu nome é Frederico e sou médico no Brasil. Gostaria de saber como funciona a questão de trabalho para médicos estrangeiros. Tenho fluência em inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. Tenho alguns livros de finlandês que estou estudando no momento, porém fica muito difícil aprender sem imersão, já que se trata de um idioma muito difícil. Estou com muita vontade de me mudar para a Finlândia, mas o que impede por enquanto é a falta de informações sobre trabalho para médicos. Você poderia me dar uma ajuda com essas informações por favor? Obrigado desde já.

Resposta
kiko Dezembro 12, 2014 at 4:51 pm

boa tarde
Sou brasileiro mas tenho cidadania Italiana e falo italiano, isso ajuda a conseguir um trabalho?

Resposta
Rafael Fevereiro 18, 2015 at 1:19 am

Olá Evelyse ! parabéns pelo artigo. Estou cursando a faculdade de Matematica, será que conseguiria uma vaga para professor na Finlandia.

Resposta
Cristiane Leme Fevereiro 18, 2015 at 10:24 am

Oi Rafael. Sugiro entrar em contato com nossa nova colaboradora na Finlândia, Maila. Procure pelos textos dela aqui no blog. Abraços – Cristiane (editora-geral do BPM)

Resposta
Wanderson alves Fevereiro 21, 2015 at 2:12 am

A Finlândia assim como o Canadá também possui imigração a trabalhado, no Canadá conhecida como “Skilled worker” trabalhador qualificado.
Se alguém é formado em alguma área,fala finlândes e inglês é só procurar no google por “skiled worker program in Finland” e aplicar.

Resposta
alberto tavares barbosa Maio 20, 2015 at 12:31 pm

Apesar de 57 anos , falo 5 idiomas fluentemente. Portugues,Ingles, Frances, italiano , Espanhol e estou estudando Alemao. Isso ajudaria na Area de Hotelaria ? Meu nome eh Alberto

Resposta
jessica Junho 5, 2015 at 7:17 pm

Ola, meu sonho é fazer faculdade no exterior ja irei começar fazer meu curso de ingles nesse ano. Eu gostaria de saber se administraçao ou engenharia tem em ingles nas universidades dali, obrigada e ficarei muito grata se me responder.

Resposta
lunyck Outubro 16, 2015 at 5:44 pm

amada adorei as dicas Deus te abençoe…assinado lunyck

Resposta
Nicolau Rocha Outubro 25, 2015 at 7:21 am

Olá, eu tenho uma dúvida quanto a jornada de trabalho na finlândia? Ela é leve ou pesada?
Se eu quero trabalhar pouco, mas só quero um salário suficiente para atender as minhas necessidades básicas, compensa eu morar lá?

Resposta
Clovis Outubro 27, 2015 at 2:26 am

Olá, gostaria de ir para a Finlândia so pra trabalhar, sou casado e nos queremos só trabalho como posso fazer isso?

Resposta
Cristiane Leme Outubro 29, 2015 at 10:09 pm

Clovis, a Evelyse deixou a colaboração do blog. Por favor procure os vários textos já publicados sobre o país – a nossa colunista Maila-Kaarina já escreveu a respeito de vistos para a Finlândia, entre outros assuntos que podem ser do seu interesse para ajudar a responder à sua pergunta.

Edição BPM

Resposta
Michael Molinari Dezembro 5, 2015 at 1:44 pm

Ei Evelyse!
Sou psicólogo da área da educação e gostaria de estudar e conhecer o sistema finlandês. Porém, leio muita coisa e não consegui me organizar. Se possível, queria trocar uma ideias sobre o estudo na Finlândia uma vez que, se for, irei com dois filhos (hoje um com 5 e outro com 11 anos) e esposa. Meus contato: [email protected].

Resposta
Luis Janeiro 1, 2016 at 2:44 am

Olá, tudo bem? Falo ingles intermediário pois morei um bom tempo na Austrália e tenho cidadania Européia. É possível viver ai e arrumar um sub emprego? Grato!

Resposta
Elisangela Martins Silva Março 30, 2016 at 9:35 pm

Eu almejo muito morar na Finlândia! Por tudo de bom que o país proporciona.No meu caso,só casando c um Finlandês.. Rs…Curso inglês ,pra num futuro próximo quem sabe,conseguir….Ainda mais agora q perdi meu pai,meu herói… Estou muito triste, amaria poder ir…

Resposta
Maila-Kaarina Rantanen Março 30, 2016 at 11:52 pm

Obrigada por seu comentário e espero que consiga realizar seu sonho.

Resposta
Pedro Bessa Maio 24, 2016 at 10:23 am

Oi Maila! Tenho uma namorada finlandesa que está vindo para o brasil (já pela segunda vez), mas queremos morar na Finlândia. Você pode me explicar melhor sobre o visto de casamento ou algum outro visto de permanência? Abraços

Resposta
Eveline Maio 31, 2016 at 5:10 pm

Tenho dupla cidadania – Brasil/Italia, isso ajuda com os procedimentos para morar na Finlandia?

Resposta
Maila-Kaarina Rantanen Junho 1, 2016 at 12:24 pm

Olá Eveline,
Ajuda em termos. Você tem direito de pemanecer no país sem visto, mas conseguir emprego na Finlândia sem falar pelo menos nível intermediário de finlandês é quase impossível.
Obrigada

Resposta
monica Agosto 6, 2016 at 2:49 pm

olá!!! poderia enviar sites de imobiliárias para pesquisar aluguéis????? gostaria muito de ver a média de valores….

Resposta
Maila-Kaarina Rantanen Agosto 7, 2016 at 3:49 pm

Olá,
Você pesquisar no Google os sites oikotie e vuokraovi. Não conheço nenhum site que mostre ofertas em inglês, mas estes dois são os maiores e melhores. Acredito que com o tradutor do Chrome você consiga entender as ofertas. Abs

Resposta
Edu Menezes Setembro 18, 2016 at 9:53 pm

Olá, gostaria de saber se a Finlândia disponibiliza bolsa de estudos para africanos…

minhas fieis saudações

Resposta
Lady Novembro 21, 2016 at 3:36 am

olá, almejo muito morar na Finlândia eu tenho fluência no inglês, espanhol, francês e ano que vem (2017) começo minha faculdade de direito tenho uma vida bem estabilizada aqui no Brasil porem depois que terminar minha faculdade gostaria de exercer minha profissão na Finlândia, residir, estuda mais e dar a melhor educação para o meu filho que hoje esta com 2 anos. e eu ainda tem o meu marido. quais as minhas chances de residir com a minha família neste pais dos sonhos ? desde já venho agradecer sua possível atenção.

Resposta
Hugo Janeiro 25, 2017 at 10:25 pm

Somente falar finlandês, mesmo não tendo qualificação ou cidadania européia, já permite que você encontre emprego aí?

Resposta
Ana Paula Pires Matta Janeiro 27, 2017 at 1:39 pm

Olá,

Sou formada em Direito, trabalho em órgão público e queria muito fazer um intercambio mais ainda estou no curso de iniciante em ingles, já tenho 37 anos gostaria de saber quais minhas possibilidade.

Resposta
Giovanni Wellington Outubro 28, 2017 at 8:27 am

Uma pergunta o curso de Educação Física é válido ai na finlândia, tanto o bacharel ou a licenciatura. no meu caso eu sou formado, serei válido aí no país?? obrigado!?

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 2, 2017 at 12:39 pm

Olá Giovanni!
A Evelyse Eerola parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Finlândia.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Vidigal Barbosa Janeiro 25, 2019 at 11:38 am

Se eu ganhar na Mega-Sena, vou morar na Finlândia…

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação