Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Espanha»Aprender Catalão
    Espanha

    Aprender Catalão

    Gleice Garcia SantiagoBy Gleice Garcia SantiagoDecember 27, 2016Updated:July 16, 20172 Comments5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    (arquivo pessoal)
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Confesso que no começo relutei em começar um curso para aprender catalão, porque como eu já tinha estudado por 2 anos e meio espanhol no Brasil, achava que já tinha estudado um tempo suficiente o idioma local a ponto de poder viver aqui. Mas, no caso de se viver em Barcelona e, mais especificamente na Catalunha, é preciso entender que existe outro idioma local, que é preservado até hoje e se você souber falá-lo, você terá mais vantagens do que desvantagens.

    Quando eu ainda estava relutando em aprender o idioma, lembro que fui a uma aula experimental de Ioga, porque queria relaxar um pouco. Quando a aula começou, a professora só falou em catalão. Ela sabia que eu não era daqui, mas eu era a minoria! Entendi algumas coisas, mas quando você está fechada para alguma coisa, parece que tudo é muito mais difícil do que realmente é. Quando saí da aula, eu estava mais irritada do que quando cheguei e, pior, estava decepcionada e frustrada, porque não consegui entender os exercícios. Conversei com outra brasileira que mora aqui e ela me aconselhou a fazer o curso de catalão, pois me abriria mais portas e, afinal de contas, eu é que decidi morar aqui e teria que me encaixar aos costumes locais.

    Pois bem, comecei a me informar sobre onde poderia fazer o curso. Existem algumas escolas públicas que ministram aulas para estrangeiros, em sua maioria, claro. Achei o curso na CPNL que tinha algumas opções de horários e dias da semana. Foi necessário fazer uma prova de nível e esperar por um sorteio para conseguir a vaga! As provas para tentar a vaga geralmente ocorrem em janeiro/fevereiro ou junho/julho, pois é quando as instituições de ensino se preparam para iniciar o ano letivo, que começa, respectivamente, em fevereiro e setembro. Após aprovada para começar o curso, iniciei no básico 1. Tive que comprar o livro, que engloba 3 níveis de básico. Paguei 40 euros, além do valor do curso do nível 1, que saiu por 14 euros. Achei muito barato!

    Eu já estava ansiosa para começar o curso! As aulas ocorrem por 2 vezes na semana de 1 hora e meia cada. Durante o curso você faz exercícios de escrita, faz um teste de compreensão oral e leitura e no final, tem o exame para aprovar você para o nível seguinte. As aulas são legais, eu estou adorando! Os cursos para o básico são todos presenciais, já os mais avançados podem ser feitos presencial ou online.

    Algumas palavras são iguais ao português e outras lembram o italiano e o francês. Na minha sala tem aproximadamente 20 pessoas. A maioria não é nascida aqui, tem alunos da Venezuela, Cuba, França e alguns que são da Espanha, mas que não são da Catalunha, como Andaluzia, por exemplo, pois são regiões que falam o espanhol e outros dialetos locais, mas por não fazerem parte da Catalunha, não falam o catalão.

    A duração do nível básico 1 é de quase 4 meses. E posso dizer que, depois de 2 meses, já consigo entender muitas palavras e fico muito feliz! Outro dia mesmo, na última aula que tive, aprendemos sobre os alimentos, nomes de frutas, legumes, embalagens. Muito bem, fui ao shopping me alimentar e, depois que terminei, fui até o lixo jogar o que tinha sobrado. Havia uma lata de lixo reciclável que tinha inscrições só em catalão, o que é um pouco raro, pois sempre está em espanhol e catalão, mas em alguns lugares é possível encontrar somente em catalão. Então, parei em frente a lata e li o que estava escrito, separei o lixo e sai toda feliz, por conseguir entender perfeitamente o que era cada coisa. E pensei: se fosse há um tempo atrás eu ficaria revoltada e diria: caramba, eles têm que escrever em espanhol também! Mas, eu é que tenho que me adaptar ao novo lugar e não ele a mim! Por isso eu indico fazer o catalão ou o idioma local de onde você está pensando morar! É gratificante entender e se comunicar com os residentes locais, além de ser quase que um requisito de sobrevivência!

    Eu acho que quando a gente aceita a nova condição que escolhemos viver e paramos de resistir a realidade da situação, as coisas fluem melhor! Hoje em dia, procuro ouvir mais TV, música, rádio e tento prestar atenção nas conversas para ir aprendendo mais!

    Amanhã é dia de visitar o mercado municipal com a escola para por em prática o que aprendermos dos alimentos na última aula! Temos uma relação de perguntas para fazer aos vendedores, como por exemplo, preços, tipos de alimentos que eles vendem, nomes dos legumes, quantidade que vem nas embalagens, frutas típicas da época e nome das lojas! Mas percebam que eu já coloquei esse exercício em prática lá na lixeira do shopping!

    Esse curso acaba em fevereiro, que é quando recebemos o resultado do exame e saberemos se continuamos no mesmo nível ou se passamos para o básico 2! Está um pouco puxado fazer as 2 aulas na semana, porque também faço aulas de inglês, mas eu não quero parar! Estou adorando conhecer esse idioma! Ainda falo bem pouco, já tenho um vocabulário onde consigo me apresentar e falar algumas coisas pessoais, mas ainda não consigo travar um diálogo longo com algum catalão! Quero aprender mais para conseguir conversar com as pessoas do trabalho, além de falar somente boa tarde, bom fim de semana, obrigada, de nada e até amanhã!

    Necessário agora apenas controlar a ansiedade, porque, como tudo nessa vida, é preciso tempo!

    Aproveito para desejar Bon Any Nou a tots (Bom Ano Novo a todos)!

    Textos relacionados

    • O que mudou depois que eu mudei de país
    • Manicures em Barcelona
    • Entendendo Barcelona
    • Estações do Ano na Espanha
    • Morar fora do Brasil: minhas percepções
    • 7 sabotadores das suas decisões
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    adaptação aprendendo catalão aprender catalão Catalão Catalunha curso de idioma mercado central
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Gleice Garcia Santiago
    • Website

    Gleice é paulista da capital, Arquiteta e Urbanista formada pelo Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo com MBA em Gestão de Escritórios de Arquitetura e Design de Interiores pela FGV de São Paulo. É neta de espanhóis de Sevilha e Granada e mora em Barcelona desde Julho de 2015.

    Related Posts

    Rota pelos mercados municipais de Valência: entre cores e sabores

    November 8, 2021

    Refugiados LGBTQIA+ acolhidos na Espanha

    September 13, 2021

    O universo das startups em Valência – Espanha

    August 2, 2021

    2 Comments

    1. Marco on June 24, 2017 3:27 pm

      Olá Gleise! Estamos nos preparando aqui em casa para nos mudarmos para Barcelona em 1 ano…após ler teu relato, gostaria de uma dica. Você acha melhor aproveitar esse tempo para aprender o catalão com mais profundidade, para facilitar a chegada e adaptação, ou fazer o catalão e espanhol ao mesmo tempo??

      Abraço,
      Marco

      Reply
    2. Vera Silva on October 9, 2019 1:48 pm

      Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

      Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Curiosidades Pelo Mundo

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    By Alessandra FerreiraMarch 1, 20230

    Olá! Mais um ano se passou, agora o Covid-19 e a pandemia ficaram cada vez…

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022

    10 fatos mais chocantes ao mudar para Turquia

    October 25, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2023 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.