Quem visita a República Tcheca fica impressionado com a quantidade de cidades históricas que existem no país. São inúmeros lugares onde podemos visitar monumentos históricos, prédios antigos, museus, castelos e até cidades medievais que parecem ter parado no tempo. Por outro lado, há também diversos parques nacionais e naturais no país, ainda pouco explorados pelo turismo mas onde é possível ter uma experiência bem diferente e tranquila aproveitando a natureza tcheca e passando um tempo longe da rotina das cidades.
A República Tcheca é um país pequeno e apenas 1,5% do seu território é ocupado pelos parques nacionais – não é muito, mas é o suficiente para oferecer lugares de extrema beleza e natureza pura, onde é possível praticar diversos esportes ao ar livre ou apenas fazer um passeio ao ar livre.
Há quatro parques nacionais no país e cada um deles está localizado em regiões diferentes. Dois deles estão ao norte do país (Parque Nacional da Boêmia Suíça e Parque Nacional Krkonoše) e dois estão ao sul (Parque Nacional Podyjí e Parque Nacional Šumava).
Parque Nacional da Boêmia Suíça
O norte da República Tcheca é conhecido por ter formações rochosas muito interessantes e uma área florestal bem preservada. É lá onde está localizado o Parque Nacional da Boêmia Suíça, que ocupa cerca de 80 quilômetros quadrados e só virou parque nacional no ano 2000. Por estar ao lado da fronteira com a Alemanha, podemos ver uma arquitetura muito diferente nas cidades que ficam próximas ao parque e uma grande influência do país vizinho. Os lugares mais conhecidos para começar a conhecer o parque são Hřensko, Jetřichovice ou Kyjov. Os passeios podem ser feitos a pé e em alguns lugares também é possível pegar um barco. O símbolo desse parque é a Pravčická brána – uma formação rochosa natural em formato de arco, a maior da Europa continental. É o local mais popular do parque e também o mais visitado pelos turistas. O Parque Nacional da Boêmia Suiça está localizado ao norte da República Tcheca, aproximadamente 130 quilômetros de Praga e tem regras específicas e limitadas quanto aos esportes que podem ser praticados no local, por isso é recomendável buscar informações antes de ir e saber o que é permitido ou não na época da visita.
Parque Nacional Krkonoše
O Parque Nacional de Krkonoše foi fundado em 1963 e reconhecido como parque nacional no mesmo ano, o que faz dele o mais antigo da República Tcheca. As montanhas de Krkonoše são as mais altas do país e é lá também onde faz mais frio, por isso é o parque mais popular no inverno entre os tchecos. Com vários hoteis e resorts, é o lugar perfeito para passar as férias de inverno esquiando ou praticando outros esportes na neve – a temporada dura de novembro até o final de abril e é um lugar muito conhecido e visitado nessa época. No entanto, durante os outros meses do ano, este parque também é muito popular entre as pessoas que gostam de escalar montanhas ou fazer trilhas de bicicleta. São mais de 800 quilômetros de trilha marcada, então é preciso de tempo e de bastante disposição física para conhecer tudo! O parque fica a aproximadamente 150 quilômetros de Praga.
Parque Nacional Šumava
O Parque Nacional Šumava é o maior parque da República Tcheca, ocupando uma área de aproximadamente 680 quilômetros quadrados. Os melhores lugares para começar a conhecer o parque são Prášily, Železná Ruda, Srní e Jelení. Há montanhas, lago, área florestal e muitas trilhas. Este parque é também muito popular no inverno para atividades na neve. Já no verão, é possível fazer passeios de barco pelos rios Vltava, Otava e Vydra ou fazer caminhadas pelas longas trilhas do parque. É um parque protegido pela UNESCO e considerado parque nacional desde o ano de 1991. Está localizado a aproximadamente 170 quilômetros de Praga.
Parque Nacional Podyjí
O Parque Nacional Podyjí é o menor dos quatro parques nacionais na República Tcheca e o mais distante de Praga (aproximadamente 200 quilômetros da cidade), mas possui uma flora muito variada e diferente dos outros parques e espécies únicas de animais. Além disso, é rodeado por cidades históricas muito bonitas e importantes no país que também são conhecidas pela produção local de vinho tcheco. É o parque ideal para fazer caminhadas ou andar de bicicleta – há aproximadamente 76 quilômetros de trilha marcada pelo parque e as vistas são impressionantes por todos os lugares!
1 Comment
Boa noite ! és corajosa e aprecio pessoa como tu que gosta de informar.