Pratos típicos da culinária tcheca.
A comida tcheca, no geral, é muito saborosa e com alguns pratos bem elaborados. Batata, carne de porco, frango, molhos e alguns legumes e verduras, como o repolho, por exemplo, são os ingredientes básicos de diversas receitas tradicionais por aqui. A maioria dos pratos leva algum tipo de carne, o que dificulta bastante a vida de quem é vegetariano e vegano, mas a verdade é que a maioria dos tchecos consomem uma grande quantidade de carne diariamente. Listei aqui alguns dos pratos mais tradicionais da culinária tcheca – pratos com e sem carne:
Polévky (Sopas)
A melhor entrada para qualquer refeição na República Tcheca é uma sopa e praticamente todo mundo toma uma sopa antes do prato principal, principalmente nos restaurantes, pois eles oferecem o “menu do dia”, que normalmente é uma sopa e um prato principal por um preço único. As sopas mais comuns por aqui são chamadas de vývar – um caldo com massa, legumes e pequenos pedaços de carne (podendo ser carne vermelha ou frango). No entanto, há diversas sopas e cremes deliciosos que são servidos em todas as épocas do ano: creme de brócolis, creme de cenoura, sopa de alho, de beterraba, de cogumelos, de cebola…
Hovězí tatarák
Um prato tcheco bem popular entre os tchecos e pouco conhecido (ou apreciado) pelos turistas: o Hovězí tatarák. Carne de vaca crua com uma gema de ovo crua, acompanhado de cebola roxa, pão com azeite, alho e diversos temperos. A maneira de comer é simples: é preciso misturar a carne, a gema do ovo, a cebola e os temperos que deseja – são muitos e variam de acordo com o restaurante, mas normalmente incluem curry, pimenta preta, sal, pimentão em pó, ervas finas e alguns molhos como maionese, molho de soja e katchup. O alho é para ser “esfregado” no pão, que normalmente vem quentinho e já com azeite.
Řízek
Este é um prato extremamente comum não só aqui na República Tcheca, mas também muito comum nos países vizinhos como Alemanha e Áustria. Nos outros países é conhecido como schnitzel e aqui ele é chamado de Řízek. É um bife fininho de carne de vitela,frango ou carne de porco empanado com farinha de trigo, ovo e farelo de pão. Normalmente é acompanhado de purê de batatas, batatas cozidas, salada de batata com maionese ou batatas fritas. Mais ou menos como um bife à milanesa no Brasil.
Leia também: A tradicional Zabijačka na República Tcheca
Smažený sýr
Também conhecido por Smažák, esse é um prato muito popular entre os tchecos e nada mais é do que queijo frito acompanhado de batata cozida ou frita e também de uma porção de molho tártaro. Em alguns restaurantes de fast food é comum ser encontrado em forma de sanduíche (um pão recheado com o queijo frito) e também servido com batatas, molho tártaro ou katchup.
Guláš
O guláš é um dos pratos mais típicos da República Tcheca – isso se não for o mais típico de todos eles. Ele pode ser encontrado em praticamente todos os restaurantes de comida tcheca e normalmente é feito com carne bovina e com acompanhamento de dumplings, um tipo de bolinho feito de massa de pão aqui chamado de knedlík. Essa é a receita tcheca do prato, que tem sua própria versão em vários outros países do centro e leste europeu, o que faz com que também seja um prato bem popular nos países vizinhos, apesar das variações na receita e modo de servir. O guláš também é servido em forma de sopa e ainda pode ser encontrado feito com carne de porco.
Smažené žampiony
Cogumelos fritos acompanhados de batata cozida ou frita e molho tártaro. Essa é mais uma opção de prato típico tcheco que não leva carne (assim como o Smažený sýr que eu falei mais acima). É bem comum e especialmente popular na época de colheita de cogumelos, quando eles estão mais frescos e são encontrados em maior quantidade.
Leia também: Tradição de colher cogumelos na República Tcheca
Svíčková na smetaně
Outro prato de carne com molho, porém a Svíčková na smetaně consiste em um pedaço de carne bovina (normalmente uma parte mais nobre da carne, a Svíčková) com molho de nata – um molho bem elaborado que leva diversos ingredientes na sua preparação. Este prato é servido com o acompanhamento de knedlík, o bolinho de massa de pão que também acompanha o guláš, uma rodela de limão, um pouco de geleia de frutas vermelhas e chantilly.
Trdelník
Chegou a hora de falar de algo doce. Se ao andar por Praga você sentir um cheiro delicioso de açúcar, pode ter certeza que é sinal que tem Trdelník por perto. Esse é um doce muito tradicional e delicioso da República Tcheca, feito de massa, açúcar, canela, nozes e/ou amêndoas. Hoje em dia já é possível encontrar variações com geleia ou chocolate (tipo Nutella) e até recheado de sorvete. Normalmente é vendido na rua e nas feiras que acontecem por aqui e é um ótimo acompanhamento para um passeio por qualquer cidade da República Tcheca.
1 Comment
Fui convidado para trabalhar na area de TI ai em Praga, mas não tenho ideia de quanto pedir para viver legal ai e ainda guardar algum. Tem ideia de salarios na area de TI?