BrasileirasPeloMundo.com
Chile

As melhores comunas para se morar em Santiago no Chile

Se você está pensando em se mudar para Santiago mas não tem a menor ideia de onde morar, a primeira coisa importante é compreender a organização da cidade, ou melhor, do Chile. A capital dos chilenos encontra-se na região metropolitana de Santiago, sendo uma das quinze regiões entre as quais o país está dividido política e administrativamente.

A região metropolitana divide-se em seis províncias, organizadas em 52 comunas, que seriam os nossos municípios. Nas eleições, por exemplo, os cidadãos elegem os “alcaldes” (prefeitos) e “consejales” (vereadores) das comunas. Eu moro na comuna de Santiago Centro. É uma ótima comuna, bem organizada, com ampla oferta de imóveis para alugar, muitas opções de comércio para todos os estilos e bolsos, locomoção por metrô (quase todas as linhas), ônibus, táxi e ciclovias; bastante oferta cultural e de lazer, com muitos parques. Aqui no Centro, também está o melhor colégio municipal, o Instituto Nacional, segundo lugar no ranking do Ministério da Educação do Chile.

Apesar de todos esses atrativos, segundo o Índice de Qualidade de Vida Urbana (ICVU) de 2015, que define quais são as melhores comunas para morar no Chile, a minha nem aparece no ranking das 15 “tops”. O estudo é elaborado pelo Núcleo de Estudos Metropolitanos do Instituto de Estudos Urbanos e Territoriais da Pontifícia Universidade Católica do Chile junto com a Câmara Chilena da Construção. Vou comentar as quatro melhores comunas de acordo com o ranking.

1. Las Condes

Excelente opção para morar, principalmente porque está próxima do Centro, mas numa área residencial muito bem arborizada, com ampla oferta de imóveis para alugar, em especial edifícios residenciais, muitas opções de lazer e gastronomia, além de ser um novo centro financeiro alternativo ao centro. Em Las Condes também está o melhor colégio particular da capital chilena, o Colegio Cordillera de Las Condes.

Em termos de locomoção, tem opções de transporte coletivo de ônibus e metrô com as linhas 1 e 4. É super segura, mas não é à prova de tudo. Uma amiga brasileira, que nunca teve a casa roubada em São Paulo, passou pela desagradável experiência de ter seu apartamento roubado num feriadão. Ela deixou a porta da sacada aberta e o imóvel foi atacado pelo “homem aranha” (assaltantes que escalam os prédios para entrar nos apartamento pelas sacadas)!

Las Condes Parque Padre Hurtado.
Las Condes. Parque Padre Hurtado.

2. Vitacura

Vitacura fica bem próxima de Las Condes. As duas são muito atraentes porque oferecem qualidade de vida, já que estão mais próximas da cordilheira, onde o ar ainda não está tão poluído como em outros setores de Santiago. A diferença é que Vitacura tem mais ofertas de casas para morar. Em termos de lazer, também tem uma ótima oferta, pois ali está um dos parques mais lindos da cidade, o Bicentenário. Assim como em Las Condes, em Vitacura a administração cuida da reciclagem do lixo. Tem ainda o segundo melhor colégio particular do Chile, o Colegio Tabancura.

Quanto à locomoção, além de táxi e ônibus, os moradores contam com os “colectivos”, táxis cuja corrida tem uma tarifa única e a viagem é dividida entre os quatros passageiros do veículo. Esse é um dado importante que reforça o caráter residencial de Vitacura.

Vitacura com vista para Lo Barnechea.
Vitacura com vista para Lo Barnechea.

3. Providencia

Mais central e movimentada, é muito charmosa, com ampla oferta de transporte (metrô, ônibus, táxi, ciclovia), diversas atrações gastronômicas e culturais, bem arborizada e ao mesmo tempo bem movimentada, já que tem muitos edifícios com escritórios e empresas.

Providencia tem muitos edifícios residenciais e também um setor com várias casas, como em Pedro de Valdivia Norte. É também onde está o Parque Metropolitano que reúne turistas para ver a cidade de cima, na colina San Cristobal. Em Providencia estão o melhor colégio particular financiado pelo governo, o Colegio Josefino Santisima Trindad, e o segundo melhor colégio municipal do Chile, o Liceo Carmela Carvajal.

4. Lo Barnechea

Se a prioridade é qualidade de vida, a melhor opção para morar entre as comunas em destaque é, sem dúvida, Lo Barnechea, bem próxima da cordilheira e com um clima de cidade pequena. Tem muitos condomínios e casas lindíssimas! O problema é que fica muito isolada de tudo; por isso, o carro é indispensável. Uma amiga brasileira que viveu anos em Santiago disse que se sentia numa bolha vivendo em Lo Barnechea. Muitas pessoas que moram ali vão de carro até a última estação do metrô na linha 5 e dali se deslocam para o trabalho. Quando se trata de educação para os filhos, a comuna tem ampla oferta de instituições particulares, mas a melhor delas ocupa o nono lugar no ranking do Ministério da Educação: é a Fundacion Educacional Santiago College. Apesar de todos esses atrativos, é um lugar marcado pelo isolamento.

Se você ainda tem dúvidas sobre qual comuna escolher, pode ampliar sua busca conferindo o ranking completo aqui! Essas são apenas as quatro melhores opções de uma cidade que tem 52 comunas, portanto, não desanime!

Veja aqui a lista com as melhores escolas no país. 

Related posts

Dicas para fazer compras em Santiago no Chile

Gislaine Morais

Onde curtir a neve e o inverno chileno

Isabela Vargas

Valparaíso: A Joia do Pacífico

Gislaine Morais

15 comentários

Nilza Vargas Abril 3, 2016 at 3:08 pm

Muito bom, Isabela!

Resposta
Angélica Oliveira Pinto Abril 11, 2016 at 7:02 am

Oi Isabela, td bem? gostei do artigo, estava olhando a revista pensando em achar um bom hostel em uma boa localização em Santiago. Eu e meu esposo vamos de férias para Santiago em 18 de maio… eu sou advogada e ele é químico terminando o Doutorado em Química Analítica Ambiental na UFPR, porém, somos gaúchos, ele de Caxias e eu de Santa Maria… Estamos pensando em contatar os Departamento de Química de Universidades Chilenas para tentar investigar um grupo de pesquisa que seja próxima do trabalho científico que meu esposo faz aqui… para um possível pós doutorado em Santiago. Queremos muito morar fora do País, essa é uma experiência que já tive em Lisboa, fiquei por lá um ano e mais um ano morando em Paris e Madrid, mas agora temos que avaliar bem pois somos dois e eu sei que não poderia exercer minha profissão aí. Se puder me contatar para nos dar um ponto de vista de residir aí e nos oferecer maiores informações, agradeço muito. Moramos em Curitiba desde 2012 pois meus pais residem aqui, mas meu esposo fez a graduação e o Mestrado na UFRGS – Campus do Vale. O Doutorado está no final e estamos vendo que precisamos tomar algumas decisões sobre a vida acadêmica dele e como gerir tudo isso. Um grande abraço, Angélica ( https://www.facebook.com/diletos.pintinhos)

Resposta
Isabela Vargas Abril 27, 2016 at 12:55 am

Oi Angélica! Nossa, que legal! Já publicamos aqui algumas informações sobre morar no Chile. Dá uma olhadinha nesse post bem bacana da Joy Matta com as dez razoes para morar em Santiago. Estou trabalhando num texto sobre como estudar aqui no Chile. Eu mesma pretendo tentar o doutorado aqui e, no momento, estou reunindo bastante informacao sobre o assunto. Vamos manter contato, sim, e continue acompanhando o blog porque a ideia é justamente fornecer bastante informação a partir das nossas experiências aqui no Chile. Grande abraco, Isabela

Resposta
Gilmara Abril 19, 2016 at 2:43 pm

Lindo! Deu vontade de conhecer ????

Resposta
Isabela Vargas Abril 27, 2016 at 12:59 am

Oi Gilmara! Não fique apenas na vontade! Venha conhecer o Chile e se apaixonar! É um país muito bonito e Santiago, uma cidade encantadora! Já estamos com a cordilheira nevada esperando a sua visita!

Resposta
Kenia Maio 29, 2016 at 2:48 pm

Boa tarde. Estou indo para o chili inicialmente 6meses. E goataria de encontrar amigos brasileiros para viver nesse país diferente. Sou casada com um chileno ele sempre quiz viver aí em santiago quero tentar para ver se adapto.

Resposta
Isabela Vargas Maio 30, 2016 at 3:53 am

Oi Kenia! A comunidade de brasileiros se reúne mensalmente na Igreja do Imigrante, no Parque Bustamante. O padre Marcio, que é brasileiro, celebra uma missa em português e, logo em seguida, tem uma feijoada com música ao vivo. Além disso, há vários restaurante brasileiros em Santiago onde você certamente pode encontrar comida brasileira e, claro, muitos brasileiros! Eu recomendo o Moqueca porque o dono é um brasileiro muito simpático!

Resposta
Anne Dezembro 5, 2016 at 7:23 pm

Ola Isabela!! No começo do ano nos mudaremos para Santiago, tenho uma filha de 2anos e 7meses gostaria de colocar ela numa escola com a metodologia Montessori. Encontrei pesquisando uma escola chamada
Cem Montessori em Santiago voce saberia me dizer algo sobre essa escola?? Teria outras pra me indicar?
Se vc souber valores agradeço.

Resposta
Isabela Vargas Dezembro 6, 2016 at 1:01 am

Oi Anne! Adoro a pedagogia Montessori também. Aqui tem um link para você conferir as opcoes de escolas com essa metodologia em Santiago. Você tem que clicar na comuna (bairro) na barra à esquerda e ver a lista de escolas: http://www.metodomontessori.cl/index.php/colegios/menucolegiosrm
O ideal é visitar pessoalmente o colégio antes. Além disso, aqui no Chile, costumam dizer que nao é o aluno que escolhe o colégio, mas o contrário. Se você tiver problemas, me avisa. Sou parte de um grupo de maes brasileiras no Chile e nos ajudamos bastante com dicas e dados. Boa sorte!

Resposta
Guilherme Viegas Janeiro 9, 2017 at 11:09 am

Olá, Isabela!

Você teria alguma indicação de leitura com informações gerais de Santiago? Coisas simples, como algumas que você já falou. Estou especialmente interessado em informações acerca de transporte público, segurança, opções culturais, lazer e esportes. Morei 1 ano em Barcelona e estou tendo muitas dificuldades de me readaptar a vida aqui. O que mais sinto falta é de segurança e mobilidade.

Obrigado!

Resposta
Isabela Vargas Janeiro 9, 2017 at 5:01 pm

Oi Guilherme! Obrigada pelo comentário! O blog tem vários textos da colunista Joy Matta que também mora aqui no Chile. Segue link com a lista completa para vc navegar com calma e pesquisar mais sobre o Chile:https://www.brasileiraspelomundo.com/category/chile Espero que te ajude!

Resposta
Cristiane Dezembro 31, 2017 at 1:14 pm

Olá, obrigada pelas informações. Estou de mudança para o Chile provavelmente para Las Condes. Gostaria de informações de escolas próximas, talvez escola internacional para melhor adaptação. Poderia me passar informações de como proceder para a matrícula. Obrigada

Resposta
Liliane Oliveira Dezembro 31, 2017 at 2:49 pm

Olá Cristiane,
A Isabela Vargas parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas no Chile que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
PATRICIA LYRA Setembro 30, 2018 at 8:53 pm

Isabela boa tarde tudo bem? Estou analisando a possibilidade de conseguir uma bolsa de estudos pelo Banco Santander para passar um semestre em Santiago.

Sou jornalista e atualmente estou fazendo Gastronomia. a bolsa seria para a UDLA, no campos que fica na Av. Manuel Montt 948, providência e estou precisando de umas informações para me situar. Você pode me ajudar?

Resposta
Isabela Vargas Outubro 1, 2018 at 7:34 pm

Oi Patricia! A gente já conversou, certo? Parabéns querida e obrigada pelo seu comentário. Continue acompanhando o BPM e as nossas dicas sobre o Chile!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação