As vantagens de se morar na cidade grande
No Brasil, eu morava em São Paulo. Sempre morei na cidade e estava habituada com todas as vantagens e desvantagens de viver em uma grande metrópole. Porém, desde que me mudei para os Estados Unidos, vivo em uma cidade do interior. No início, confesso que estranhei um pouco. Ruas com pouco movimento de pedestres, sempre encontro lugar para estacionar o carro, não ter que se preocupar em comprar, em deixar as janelas do carro abertas e a bolsa em cima do banco quando estou dirigindo (algo que jamais fazia em São Paulo). Porém, com o tempo acabei gostando da tranquilidade e me adaptando. Falo um pouco mais sobre isso no texto desse link.
Estava tudo muito bem até passarmos um final de semana de férias em Chicago e um outro em Nova Iorque. Com isso a falta que sinto de morar em uma cidade maior e mais agitada, resolveu dar as caras. Vou listar alguns pontos aqui para dividir essa experiência com vocês.
O primeiro ponto seria a praticidade de encontrar o comércio aberto até mais tarde. Por exemplo, às 23h havia restaurantes abertos. Aqui onde moro, às 21h já está tudo fechado, com exceção de alguns fast foods que funcionam 24 horas.
Centro da cidade agitado; muitas pessoas circulando; diferente opções de lojas. Nossa, quanta gente circulando pela cidade! Uns apressados, uns passeando com os cachorros e outros turistando como nós. Trânsito também movimentado. Percebi que as pessoas dirigiam de uma forma mais agressiva, businando bastante, sem muita paciência para os pedestres ou ciclistas. Muitos detalhes para observar! O final de semana foi intenso na tentativa de captar tantas coisas, tantos detalhes. Certamente iremos voltar com mais tempo.
Leia também: Tudo que você precisa saber para morar nos EUA
O metrô facilitou a nossa vida. Após quase três anos morando aqui, posso dizer que estava com uma certa saudade de andar de metrô. Poder ir de um canto ao outro da cidade sem enfrentar trânsito é uma maravilha! Em Nova Iorque, acredito que se eu morasse lá, demoraria um tempo para aprender todas as linhas. São muitas! Inclusive, diferentes linhas usam a mesma plataforma de embarque! Se não estivéssemos atentos a isso, certamente teríamos embarcado no metrô errado! Quem dera se em São Paulo o metrô atendesse grande parte da cidade!
Como vegetariana, outro ponto positivo é a variedade de restaurantes do gênero nessas cidades. Até é difícil na hora da escolha. Desde hambúrgueres até opções mais refinadas. Tem para todos os gostos! Infelizmente onde moro não há muitas opções vegetarianas. Então, quando vamos almoçar ou jantar fora, sempre ficamos restritos aos mesmos lugares.
Poder observar toda a cidade no topo de um edifício. Tanto de dia, como de noite, é muito legal observar a cidade de cima e tentar identificar os pontos por onde você já passou, por exemplo. Vale muito a pena! Em São Paulo, lembro somente de dois lugares: o edifício Banespa e o Terraço Itália, ambos no centro da cidade. E como São Paulo é muito grande, bem que poderiam ter em outros bairros também. Se você souber de algum, me conte!
Leia também: 5 razões para não morar nos EUA
Ao voltar para o interior, confesso que fiquei com uma pontinha de saudade de morar em uma cidade maior. Porém, pensando no tempo em que morava em São Paulo, eu não aproveitava quase nada na cidade. Muito trânsito, violência urbana, ir a um show era um estresse… Não sei se sinto tanta saudade assim e fico a pensar “será que se morássemos em Chicago ou Nova Iorque, por exemplo, iríamos aproveitar tanto assim?” Não sei… só vivendo a experiência para comprovar, não é mesmo? Ao final, o olhar do turista é diferente do olhar do morador. Com o tempo, o que era novidade torna-se cotidiano e pode perder um pouco o encanto.
Penso também como o turismo em São Paulo poderia ser melhor aproveitado. Afinal, também temos museus, prédios históricos e muita história na cidade, mas pouco aproveitamos.
Você que mora no interior e já morou em uma grande cidade, também sente uma pontinha de saudade? Conte-me nos comentários. Vou adorar saber o seu olhar sobre o tema. Até a próxima!
1 Comment
Oi Roberta! Sim, entendo perfeitamente seu ponto. Tambem sou de SP e moro nos EUA em uma cidade pequena, proxima de Detroit ha um ano.
Sinto taaaanta falta de poder ser menos carro dependente (na Motor City como eh conhecida Detroit, impossivel nao ter carro), de ter todas as opcoes gastronomicas que tinhamos em SP, de andar na rua (na minha cidade quase nao se ve calcada para pedestres!)…. do agito, das pessoas. Enfim, como nao tem jeito, temos que nos acostumar com a vida mais calma do campo, que tb tem suas vantages com certeza! E quando bate a saudade, a gente mata um pouquinho indo pra NY ou Chicago tb. =)