BrasileirasPeloMundo.com
Canadá Quebec

Atividades de fim de ano em Quebec

Atividades de fim de ano em Quebec.

Fim de ano é aquele momento que divide opiniões: muitos aguardam ansiosamente, outros nem tanto. Essa época sempre traz sentimentos misturados, mas do ponto de vista da dinâmica e atmosfera da cidade, pouco importa onde você esteja: vai ter luzinhas coloridas, guirlandas, árvores de Natal espalhadas por todos os lados e eventos temáticos SIM!

Quando era pequena e minhas referências de Natal no hemisfério norte eram apenas os filmes, achava que a neve e o frio traziam uma magia diferente e até mais natalina. Afinal o Papai Noel sempre usou veludo, botas pesadas, barba e tinha renas puxando seu trenó. Ou seja, um visual bem desajustado em relação ao nosso verão brasileiro.

Muitos turistas procuram Quebec City nessa época para sentir um pouco desse gostinho do que eu julgava ser meu contexto-natalino-ideal-da-infância-tropical. Relaciono a seguir sugestões para quem deseja passar as festas de fim de ano em Quebec City. Tem atividades para todos os gostos e bolsos também. O único pré-requisito é estar disposto a enfrentar o frio para viver a experiência como se deve: ao ar livre!

Marché de Noël Allemand

Quando? De 23 de novembro a 23 de dezembro de 2017 (de quinta a domingo)
Onde? Place et Jardins de l’Hôtel-de-Ville, Vieux-Québec
Quanto custa? Entrada gratuita.

A partir de final de novembro, temos uma grande variedade de feiras de Natal, que aqui se chamam Marchés de Noël. Para quem gosta de artesanato local, comidas típicas e bebidas quentinhas, essas feiras são uma excelente oportunidade de comprar presentes, participar de algumas atividades temáticas e fugir dos shoppings.

O Marché de Noël Allemand figura entre as atrações de inverno mais populares de Vieux Québec no Instagram. Ele acontece no centro antigo de Quebec City e a principal vantagem é justamente a sua localização. Dali é possível se dirigir a outras atrações natalinas a pé, assim como a ótimo restaurantes que se situam nas proximidades.

Comidas tradicionais da Suíça, da Austria e da Alsácia são oferecidas. Encontra-se desde o famoso café liégeois (um café mais açucarado, com sorvete de creme e chantilly…praticamente uma sobremesa!) até vinho de tomate!

Os loucos da decoração de Natal artesanal encontram várias opções na feira mas também numa loja especializada em Natal que fica do lado e abre o ano todo: La Boutique de Noël. A dica é esperar passar o Natal para comprar com algum desconto. A gente fica encantada nessa loja. Dá vontade de comprar a árvore de Natal inteira!

Lugares mais decorados para visitar

Quando? De dezembro de 2017 a janeiro de 2018.

Onde? Verifique nesse mapa os lugares recomendados.

Quanto custa? Gratuito (se você se deslocar a pé).

Quebec City é conhecida como a cidade na América do Norte que mais se aproxima das características das cidades européias. Juntando as luzes com a arquitetura peculiar e a neve, a decoração de Natal fica ainda mais mágica!

Para isso, Vieux Québec é a localidade que reúne as mais belas decorações. Vale a pena conferir para:

  • fazer um passeio romântico a dois;
  • tirar fotos lindas com a família num clima de conto de fadas;
  • visitar o Papai Noel em Petit Champlain ou no famoso Fairmont Le Chatêau Frontenac.
  • Visitar o prédio da Prefeitura que sempre recebe decorações ao longo do ano.

Passeios temáticos guiados pela cidade

Assim como as feiras de Natal, existem diferentes tipos de passeios guiados.

Cicerone Tours – Tradições natalinas da Nouvelle France

Quando? De 1 a 23 de dezembro de 2017 (apenas aos sábados). De 24 de dezembro a 2 de janeiro de 2018 (todos os dias).

Onde? Vieux Québec

Quanto custa? Adulto (13 anos +) 24,95CAD$/Crianças (0-12 anos) Gratuito.

O diferencial desse passeio é que os guias entram no espírito da coisa e se transformam em personagens da época da Nouvelle France, quando Quebec City ainda era uma colônia da França, antes da conquista inglesa. É possível revistar as tradições de Natal de antigamente durante uma visita a pé por Vieux Québec e Petit Champlain. Os turistas conhecem a evolução das tradições québécoises por meio de diversos anedotas. A visita inclui uma degustação de produtos locais da região do Terroir no Marché de Noël.

Tours Voire Québec – Percurso dos sabores de Natal

Quando? De 15 a 31 de dezembro de 2017

Onde? Vieux Québec

Quanto custa? Adulto 44,95 CAD$/Crianças (6-12 anos)24,95 CAD$

A proposta deste passeio é para os que apreciam saborear as delícias locais, descobrindo diferentes tradições culinárias, mas também culturais de Quebec City. Ao longo da visita a pé, os guias apresentam diversos lugares comumente frequentados pelos québécois para comprar especialidades do tempo de festas. No menu: queijos, cidras, vinho, doces, degustações surpresas, tapas do Terroir e frios de origem orgânica.

Espetáculos e missas do tempo de festas

Quando? De 1 a 24 de dezembro de 2017.

Onde? Principais igrejas de Québec.

Quanto custa? Pode ser gratuito ou pago conforme o tipo de espetáculo.

Para quem aprecia o lado mais religioso das festas, muitos espetáculos de corais e missas acontecem nas principais igrejas da cidade, tombadas pelo patrimônio local. Um programa cultural que permite um momento de recolhimento em meio à diversão.

Ano Novo agitado na famosa Grande Allée

Quando? 31 de dezembro de 2017.

Onde? Grande Allée.

Quanto custa? Pode ser gratuito ou pago conforme o restaurante ou bar escolhido.

Tudo bem que aqui a gente precisa deixar algumas superstições brasileiras de lado, como usar branco e pular 7 ondas. Mas isso não significa que o pessoal não comemore junto e faça festa para aumentar um pouco a temperatura. Para os mais animados, a pedida é ir para a Grande Allée, rua conhecida pela variedade de bares, restaurantes e até casas noturnas. A prefeitura organiza uma espécie de show da virada, com bandas, DJ e fogos de artifício. Os terraços aquecidos dos bares lotam e é possível também andar de roda gigante em família. Confesso que, desde que cheguei, ainda não me empolguei de passar a meia-noite no meio da galera. Mesmo assim, fica a dica para os mais corajosos!

Joyeux Noël!!! Até 2018!

Related posts

CityPASS em Toronto: até que ponto vale a pena?

Vanessa Murcilio

Sistema de ensino no Canadá

Carla Ortiz

A imagem da mulher Québécoise: Parte 1

Ana Carolina Sommer

2 comentários

Katia Junho 1, 2018 at 1:27 pm

Ola!
Gostaria de ir p Quebec City dia 13/12 a 18/12. Mas estou com medo de ter muita neve a ponto de nao conseguir me locomover.
Da pra andar normal? Ou é muita neve? Pq ainda sera outono, ne?
Abs
Katia

Resposta
Ana Carolina Sommer Março 3, 2019 at 2:00 pm

Ola Katia! Estive ausente do BPM por alguns meses, mas vou responder antes tarde do que nunca. Dezembro é um mês em que a neve já chegou de vez, Consideramos que o inverno já esta rolando e isso atrai muitos turistas. O fato é que vc vai precisar de botas e casacos especificos para a estação. Não tem como andar por aqui com sapatos ou mesmo botas que vc trouxer do Brasil. Adquirir essas coisas custa relativamente caro, então já venha com um dinheiro a mais para essa necessidade. Para quem nunca viu neve, tudo é festa. Mas tem dias que é mais complicado de andar a pé, não apenas pela neve mas pelo vento forte tb. Se vc vier com pessoas de mais idade, provavelmente sera mais seguro se deslocar de carro. Abraços.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação