A biblioteca do Monastério de Strahov é impressionante e vale muito a visita de quem esteja a passeio por Praga, é um lugar bem turístico e já não funciona mais como uma biblioteca normal há bastante tempo. Apesar disso, é um local que possui uma arquitetura impressionante e bem histórica. São duas salas conectadas por corredores: a Sala de Teologia e a Sala de Filosofia. Por ser um lugar turístico, é preciso comprar ingresso pra entrar, mas não é necessário fazer uma reserva com antecedência. O preço da entrada é de aproximadamente 100 coroas tchecas (aproximadamente 15 reais), se compra na hora da visita e é preciso pagar uma taxa adicional para tirar fotos dentro. A biblioteca está aberta para visitação todos os dias de 9h – 17h (com intervalo das 12h-13h).
2. Městská knihovna v Praze
Essa é a Biblioteca Municipal de Praga e fica localizada no centro histórico da cidade. É um local bastante frequentado pelos tchecos e a maioria dos livros estão em tcheco, o que dificulta um pouco para quem não entende o idioma, mas vale a pena a visita mesmo assim. Na entrada há uma obra de arte que pode ser visitada gratuitamente por qualquer pessoa e a maioria dos frequentadores estão lá, justamente, para vê-la. O nome é “Idiom”, de Matej Kren, um túnel “infinito” de livros. Para chegar, a estação de metrô mais próxima é Staroměstská (linha verde – A).
3. Národní technická knihovna
A Biblioteca Técnica Nacional de Praga é a maior biblioteca de livros técnicos da República Tcheca e está localizada em Praga 6, perto do campus universitário de engenharia e tecnologia. O prédio da biblioteca é super moderno e muito bonito, está sempre cheio de estudantes e está localizado em uma parte bem tranquila da cidade. Para quem tiver interesse em conhecer, é possível entrar gratuitamente com um ticket de visita temporário, válido apenas para o dia da visita. A estação de metrô mais perto é Dejvická (linha verde – A) e o ticket pode ser recolhido nas máquinas que se localizam dentro da biblioteca.
4. “Mini biblioteca” em Dejvická
Esta última biblioteca é bem diferente de tudo o que eu já tinha visto antes quando se fala em bibliotecas: na verdade, é um armário de vidro que fica no meio da rua e funciona como uma biblioteca para os moradores do bairro. Qualquer pessoa pode pegar os livros dali (que sempre está aberto, sem nenhum tipo de cadeado ou vigilância) e depois é só devolver, sem precisar registrar nada. Também é possível deixar livros de qualquer tipo e idioma para doação no local. Para chegar, a estação de metrô mais próxima é Dejvická (linha verde – A).
Para quem busca uma atração alternativa em Praga, visitar alguma biblioteca pode ser uma boa opção. De fácil acesso e quase sempre com entrada gratuita, é uma boa oportunidade para conhecer mais este lado da cultura tcheca e ficar inspirado por ela.
1 Comment
Isadora bom dia,
Tenho lido seus posts e resolvi fazer contato. Eu e minha namorada planejamos ir para a República Tcheca em 2 anos. Somos estudantes de Direito (estaremos formados até la), mas sei que isso não ajudará muito na procura de um emprego por ai. Nosso inglês é fluente e até la teremos aprendido o Tcheco ao menos de maneira básica.
Lhe pergunto: Como é a questão de emprego para alguém como nós? E para alguém que sai daqui só com o ensino médio?
Falo em em emprego no geral, desde trabalhos mais simples até uns com boa colocação.
Obrigado e parabéns pelos ótimos artigos.