BrasileirasPeloMundo.com
Associações geridas por Brasileiras Pelo Mundo

BPM arrecada verbas para orfanato na Tanzania

BPM arrecada verbas para orfanato na Tanzania.

Hoje vou contar uma história de como podemos mudar o mundo e ajudar os menos afortunados, nesse caso meninas africanas vítimas de uma sociedade patriarcal.  Se você tem algum blog/plataforma com alcance considerável porque não pensar em fazer o mesmo? Pode parecer pouco, mas de grão em grão se enche o saco, como já dizia o ditado.

O BPM entrevistou há pouco tempo a Brasileira Pelo Mundo Ironi Ribeiro. Ela é missionária e  mora na Tanzania, África, onde mantém um orfanato para meninas vítimas de violência e mutilação sexual.

Além do orfanato oferecer proteção e alimentação, Ironi ensina as meninas a profissão de costureiras para que elas possam ter mais chances no futuro, porém com quase 30 meninas e apenas 6 máquinas de costura, não estava sendo suficiente para todas aprenderem e produzirem. Elas estão iniciando a produção de vestimentas africanas.

Uma vez que você fale com a Ironi sente a grandiosidade da sua intenção de além de proteger, ensinar as moças, que apesar de tão jovens, já passaram por muito sofrimento na vida.

A cultura Maasai, região onde se encontra o orfanato da Ironi chamado “Casa da Mãe Sebastiana”, permite que meninas mesmo crianças ainda com 8 ou 9 anos sejam prometidas em casamento, em troca de bodes, vacas ou outros animais. Muitas vezes os futuros maridos tem idade para ser avôs das meninas. O que para nós seria inconcebível, ainda acontece em alguns áreas do globo. Mulheres e meninas sendo tratadas como “negócio” e sem liberdade para expressarem seus anseios e desejos, submetidas à violência contínua sem nenhuma voz. As mais “atrevidas” se arriscam fugindo, mas nem todas tem sorte.

Com muito respeito ao trabalho da Ironi, o BPM lançou uma página de Crowdfunding e arrecadou quase £700 em doações de várias pessoas.

E como será usado o valor arrecadado?

Já foi, ontem mesmo ao receber o dinheiro, a Ironi não perdeu tempo e comprou 6 novas máquinas de costura para aumentar o rendimento das aulas, para que mais meninas possam aprender a costurar ao mesmo tempo e com isso aumentarem as chances de produção, para que, no futuro, o orfanato, tenha meios de se manter.

Conheça o Project Três, na índia – fundado por outra Brasileira Pelo Mundo

Da minha parte, Ann Moeller, fica um grande agradecimento a todas as pessoas que contribuíram com a causa e um outro à tenacidade da Ironi, que mesmo em uma terra onde a mulher não é respeitada como deveria, está levando um pouco de esperança e auto estima a essas meninas, que já conheceram sofrimento e abuso.

Fica aqui também registrado o meu muito obrigada a todas as outras Brasileiras Pelo Mundo que fazem um trabalho como esse, de doação, de ensinamento, de ajuda aos que mais precisam.

O projeto da Ironi está sempre precisando de apoiadores. Devido ao abuso sofrido pelas meninas, apenas mulheres são aceitas como voluntárias. Se você estiver procurando por algo na África para passar algum tempo fazendo trabalho voluntário, fale com a Ironi e ela passará mais informações.

Orgulho de usar o BPM como uma plataforma para ajudar mulheres em situações precárias e de risco.

Se você conhecer alguma Brasileira Pelo Mundo que faça um trabalho como o da Ironi, entre em contato.

Abaixo seguem as fotos do orfanato recebendo a entrega das máquinas e das meninas!

Juntas somos mais fortes!

Missionária Ironi Ribeiro Sumary & Pastor Yona Sumary – 9 filhos, 5 cachorros e 28 meninas abrigadas na Nyumba ya Bibi Sebastiana.

Contato:

  • Ironi Ribeiro Sumary
  • PO. BOX. 12.150 – AT MERU – ARUSHA – TANZANIA
  • +255 757 431 610 e +255 768 845 676
  • Página do Facebook

Related posts

Luana Cavalcanti, líder da Comunidade Women in Tech em Dublin

Debora Pedroni

Fórum Carlotas para mulheres brasileiras na Alemanha

Larissa Da Costa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação