BrasileirasPeloMundo.com
Culinária Pelo Mundo Espanha

Comidas típicas do verão espanhol

Comidas típicas do verão espanhol.

As altas temperaturas típicas do verão espanhol fazem com que tenhamos menos vontade de comer. O calor tira um pouco a fome e é mais agradável comer pratos frescos que nos ajudam a manter a temperatura corporal em ordem.

Já havia comentado que as receitas culinárias variam durante o ano, dependendo das mudanças de temperatura que ocorrem nas diferentes estações. Enquanto na estação fria queremos comer pratos quentes que nos ajudam a recuperar a força, no verão optamos mais por aquelas refeições leves que não nos fazem sentir pesados e que são eficazes no combate ao calor.

Leia também: 5 pratos típicos na culinária espanhola

Resolvi trazer para vocês hoje algumas comidas e bebidas típicas, ideais para estes meses quentes de verão aqui na Espanha.

São receitas herdadas do passado, frescas, saborosas e capaz de reviver qualquer um, mesmo quando o ar condicionado não consegue. Aqui estão 5 pratos e 3 bebidas ideais para essa estação.

Antes de começar, quero dar algumas dicas para você economizar dinheiro nos menus:

Tente fugir do centro e dos lugares mais turísticos (uma dica um pouco passada, mas é sempre bom lembrar).

Na Espanha, de segunda a sexta, na hora do almoço, todos os restaurantes, exceto os de 5 garfos, são obrigados a ter o que é chamado de menu de preço fixo, composto por 2 pratos para escolher e sobremesa, que geralmente inclui pão, vinho e água ou refrigerante. Por isso, não hesite em perguntar se você não o encontrar no cardápio que levarema sua mesa. Os preços são a partir de €7 por pessoa.

PRATOS

GASPACHO:

O mais solicitado durante o verão.
Há pessoas que dizem que existe duas coisas que são básicas para sobreviver ao verão: tirar um bom cochilo e saborear um gaspacho.
Não se sabe exatamente qual é a sua origem, embora a maioria assimile que este pilar da cozinha espanhola vem da Andaluzia.
A receita tradicional tem como ingredientes básicos tomates bem amadurecidos, pimentão verde, cebola, azeite de oliva e vinagre de vinho branco. Geralmente é apresentado com pequenos quadrados de pão frito para acompanhá-lo.
Eu não sou muito fã, mas é bem famoso, principalmente no verão.

SALMOREJO:

Primo do Gaspacho, o Salmorejo é outro dos pratos típicos da Espanha e dizem que vem de Córdoba. Sua preparação é baseada em um farelo de pão com alho, vinagre, azeite, sal e, claro, tomate. Adicionando pão esta receita é mais forte que o gaspacho e sua textura é mais próxima da de um purê. Como curiosidade, você deve saber que no início esta receita foi feita sem ter um daqueles que agora se tornou seu ingrediente principal: o tomate.
Também pode ser servido com ovos cozidos e tacos de jamón.

ESQUEIXADA CATALANA:

Quem não quer uma salada fresca, simples, leve e refrescante que também se vista com um toque de elegância? A esqueixada é um dos pratos típicos da Catalunha e seu componente estrela é o bacalhau. Ele complementa a salada que tem cebola, pimentão verde, pimentão vermelho, tomate, azeite, vinagre, sal, pimenta e azeitonas pretas.
Junto com o item a seguir, é um dos meus pratos preferidos.

PULPO A LA GALLEGA (Polvo Galego):

Esta autêntica festa para o paladar é o orgulho de Galícia e é tão irresistível que se tornou o mais vendido da gastronomia espanhola. O polvo galego é feito geralmente cozinhando o polvo inteiro, os especialistas recomendam usar um pote de cobre para amaciar sua carne. Muitos usam a técnica do “susto”, ou seja, mergulhe o polvo três vezes por alguns segundos em água fervente para manter sua pele e só então deixe ferver até que esteja totalmente cozido. Quando o processo estiver concluído, se serve em fatias redondas. É muito comum encontrá-lo em uma cama de batatas cozidas cortadas também em fatias finas e, claro, polvilhadas com um pouco de páprica.
É de longe meu prato preferido em qualquer estação.

MELÓN CON JAMÓN:

A maioria das pessoas conhecem o jamón, presunto espanhol famoso no mundo inteiro pelo seu sabor singular. É um presunto obtido do pernil do porco.
O melão com jamón é uma especialidade típica servida principalmente nos meses verão. A delicadeza deste prato consiste na mistura de melão doce e a contribuição salgada do presunto.
Sua preparação contém poucos ingredientes, mas há pessoas que introduzem variantes diferentes em sua execução. Há casos, por exemplo, em que a polpa do melão é cortada em bolas, em outros casos é cortada em cubos e envolvida com as fatias ou cortada em pedaços.

Leia também: Onde comer em Madri

BEBIDAS

HORCHATA:

Essa bebida, originária de Valência, é feita com chufa (uma raiz), água, açúcar e canela. É atualmente sinônimo de verão na comunidade valenciana e cada vez mais no resto da Espanha. É muito refrescante durante os meses quentes.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Espanha

TINTO DE VERANO (TINTO DE VERÃO):

Uma das bebidas mais populares aqui no verão, consiste em uma mistura entre vinho tinto e água com gás ou vinho tinto e refrigerante de limão. Extremamente refrescante e bem leve. Alguns lugares vendem uma versão industrializada, como uma mistura pronta, que também pode ser encontrada nos mercados.

CAFÉ COM GELO:

Quando as temperaturas sobem, os espanhóis também mudam as maneiras de beber café. E café com gelo torna-se pouco a pouco um dos protagonistas para depois do almoço ou janta.

É uma forma muito típica de preparar café no verão. É servido como um expresso, mas acompanhado de um copo com cubos de gelo. Os clientes colocam açúcar se preferem e logo adicionam o café quente no copo com gelos.

Em algumas áreas, é comum servir café com gelo com uma fatia de limão, ou mesmo com algumas gotas de suco cítrico, o que dá um sabor curioso e interessante e notas de frescor.

Eu sou fã de café, já provei essa mistura e embora seja super fresca eu não gostei.

Existe uma infinidade de pratos que eu poderia acrescentar, mas preferi colocar os que são mais conhecidos e que eu já provei.

Termino por aqui minhas dicas, espero que tenham gostado e, se gostaram, deixem um comentário contando se já provaram algum desses itens.

Related posts

O que os franceses comem no inverno?

Lilian Moritz

Frutas típicas e exóticas da Colômbia

Jamille Morais

4 motivos para amar Barcelona

Lisa Marie Afonso

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação