BrasileirasPeloMundo.com
Dicas para abrir conta bancária pelo mundo El Salvador

Como abrir conta bancária en El Salvador

Quando chegamos a um novo país necessitamos em geral de um banco para fazermos pagamentos e recebermos o dinheiro. Diante desse fato, vou contar como se deve proceder em El Salvador para abrir uma conta bancária.

Primeiramente, quero deixar claro que o país possui uma moeda própria em desuso, o Colón salvadorenho. Atualmente a economia está dolarizada, circulando no país o dólar americano. Mas a título de curiosidade 100 colones salvadorenhos equivalem a $11.43.

O primeiro passo é escolher que banco utilizar, se tivermos alguém que possa nos indicar o melhor banco em função das taxas ou por ser utilizado pela empresa em que se trabalha são referências a se levar em conta.

Outro fator que se deve levar em conta é que nem todos os pagamentos são realizados em estabelecimentos com as máquinas de cartão, então por isso é importante verificar o valor do saque máximo por dia. Visualize seus gastos que serão pagos em dinheiro e os que podem ser feitos com cartão. Isso já te dará uma ideia do montante semanal que você deve ter disponível em dinheiro.

Alguns bancos que operam no país

Dentre os mais conhecidos e que têm operação no país estão: Banco Agrícola, Scotiabank, BAC, entre outros. Através do site de cada um deles pode-se explorar todos as possibilidades, mas em linhas gerais, o processo é bem simples.

Vou falar aqui da conta corrente, que é a mais comum para receber dinheiro, fazer pagamentos e transferências. Se houver interesse na conta poupança (aqui conhecida como cuenta de ahorros) as informações estão disponíveis nos sites e existem muitas variações para essa modalidade: ahorro infantil (poupança para crianças), ahorro sueños (poupança para aquisição de objetos de desejo, como casa, carro, etc).

Requisitos

Para a conta corrente, de maneira generalizada os bancos pedem que assinemos um contrato, onde estão pormenorizadas todas as condições da conta, taxas, quantidade de saques ou transações, acessos permitidos por mês, além dos documentos básicos:
-Ser maior de 18 anos;
-Comprovar boas referências pessoais, capacidade econômica e estabilidade laboral;
-Cédula de Residente para estrangeiros;
-Em alguns bancos é solicitado também o NIT (número de identificação tributária), o documento similar do CPF no Brasil.

Nas primeiras semanas em que estamos no novo país, muitas vezes o documento de residência estará em trâmite, então é importante apresentar o passaporte para a assinatura do contrato e, posteriormente com o documento definitivo regressar ao banco.

Leia também: Custo de vida em El Salvador

Alguns bancos oferecem o serviço de abertura de conta corrente por chat ou telefone, em que um assessor financeiro contata você após o preenchimento de um formulário básico. De toda maneira, após o contato telefônico ou por chat você deverá se dirigir à agência bancária para buscar seu cartão e talão de cheques.

Se for o caso, este método pode ajudar para que se evite ficar horas aguardando a informação na agência, e depois ter que retornar com os documentos corretos. Tanto o talão de cheques quanto o cartão da conta são entregues no momento da abertura da conta. Pode ser cobrada uma taxa para emissão de talonário de cheques para grandes quantidades. Os bancos exigem um depósito mínimo de $200 para abertura da conta.

Horário de funcionamento das agências bancárias

O horário das agências bancárias é bem amplo, o que facilita o pagamento de contas para quem prefere ir a um destes estabelecimentos e não utilizar o serviço pela internet. Em geral funcionam de segunda a sexta, de 9 às 18h. E possuem atendimento aos sábados também, das 9 às 13h. As filas são grandes, mas não se costuma ficar mais que 20 a 30 minutos dentro do banco.

Existem outros locais para pagamento de contas tais como farmácias, supermercados, lojas de Western Union, mas os convênios são diferentes em cada um. Em alguns se recebe contas de água e luz, em outros, só a água. São opções que ajudam na hora do sufoco. O problema é que em geral as contas só podem ser pagas em dinheiro vivo.

Leia também: Como abrir conta bancária em Malta

Os bancos não oferece a possibilidade de se colocar as contas em débito automático. Por isso, o uso da conta pela internet ou caixa eletrônico, assim como as agências é bem intensificado, assim como a rede de estabelecimentos cadastrados para receber pagamento de contas.

Já tivemos o infortúnio de realizar um saque num caixa eletrônico e não sair o dinheiro. Como a conta corrente era de um banco dos Estados Unidos foi realizada a comunicação entre os bancos dos dois países e nos foi ressarcido o dinheiro, mas um inconveniente muito desagradável. Acrescido ao fato de estarmos recém-chegados no país, nos deu uma sensação de insegurança. Atualmente já sabemos onde ir e não tivemos mais esse tipo de inconveniente.

O processo para abrir a conta corrente é simples e sem muita burocracia, o importante é você avaliar bem os serviços que o banco tem para oferecer antes de escolher, ler bem o contrato e se adaptar à nova vida.

Related posts

Como abrir uma conta bancária na Holanda

Giovanna Prata

Como abrir conta bancária nos EUA

Liliane Oliveira

Como abrir conta bancária na Finlândia

Lili Simmelink

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação