Como é morar em Maputo.
A vida aqui na África, especialmente em Moçambique, onde tudo é muito diferente, é fantástica e muito exuberante. Cada pedaço, cada lugar que conhecemos tem uma realidade diferente e para nós está sendo muito enriquecedor e diria mais até, fundamental para o crescimento da minha família e de cada um como pessoa.
Vim para Maputo, cidade litorânea banhada pelo oceano índico, e conhecida como a “Pérola do Índico” com meu marido e nossos seis filhos em janeiro de 2006, quando ele foi convidado para um projeto no Banco Mundial. Eu sou dentista, e em pouco tempo comecei a trabalhar na única faculdade de Odontologia da capital.
Assim chegamos em terras distantes sem saber ao certo como seria nossa primeira experiência em outro país. Não foi tudo tão fácil, pois no começo tivemos que nos adaptar a novos jeitos e novos costumes, apesar da língua já ser de grande valia para nossa socialização.
Já passaram quase 9 anos, e hoje nos sentimos parte desse lugar que nos acolheu com tanto afeto e sorrisos largos.
Tivemos, à primeira impressão, que as pessoas aqui são um pouco “desconfiadas” , talvez seja muito breve ainda a separação do colonizador, e isso os deixa um pouco na defensiva para estabelecer uma relação mais próxima com o estrangeiro em geral, todavia a admiração e simpatia pelo Brasil e o brasileiro são enormes, o que facilita nosso entrosamento com esse povo tão acolhedor.
Leia também: a mulher moçambicana
“Que Deus esteja no comando durante esse tempo por aqui!” Foi essa a frase que lembro que registrei assim que chegamos em terras de Mussa Mbki, isso mesmo, assim se originou o nome Moçambique:
“Quando os portugueses chegaram aqui já havia uma sociedade negra de origem Bantu realizando um comércio bastante diversificado. E também existia uma forte presença árabe comercializando e mantendo relações estreitas com as populações negras locais. Esses povos de origem árabe, exploravam o comércio marítimo na região.
Partindo do princípio de que o atual território que hoje é chamado de Moçambique, em tempos antigos era conhecido por suas atividades comerciais, chegamos dessa forma, finalmente, à origem do nome do país. Havia mais ao norte do território do país, duas comunidades bem organizadas: os Monomotapas e os Suailis. Antes dos portugueses aqui se aportarem, a primeira comunidade já entrava em certo declínio social e econômico. Já a segunda mais ligada ao comércio marítimo seguia despontando. E você deve estar se perguntando agora: e onde é que fica a origem do nome do país nisso tudo?
Leia também: dez motivos para morar em Moçambique
Bom, pelo que li no livro de Siliya, acredita-se que o nome do país esteja ligado à adaptação de um nome de um sultão pertencente aos Suailis que os portugueses encontraram assim que desembarcaram na costa norte do país. O nome do cidadão era Mussa Bem Mbiki. Os portugueses ao firmar comércio com os povos dessa região, passaram então, pela proximidade que se estabelecia à época a denominar o território de: “Terras de “Mussa Bem Mbiki”.
Desde então, com o passar dos séculos, o nome inicial sofreu uma derivação ficando Moçambique – quando foi assimilado pelas populações locais, tornando-se assim, referência para os outros povos europeus que exploravam o comércio marítimo naquela época. Pelo que percebi, esse nome ganhou dimensão, e é essa a versão mais aceita por muitos estudiosos do assunto.” Mais informação aqui.
Moçambique é cheia de coisas muito interessasntes: sabores, cores, aromas, amigos, lugares, hábitos, comidas, doces sorrisos, um kanimambo (obrigada em changana) cheio de gratidão.
Leia também: culinária moçambicana
Assim que cheguei uma coisa me chamou a atenção: um jovem passeava na rua com uma tábua (como se fosse de pirulitos no Brasil) só que cheia de esmaltes, que ele andava pelas ruas oferecendo seus serviços de “manicuro”, sim, são jovens rapazes que pintam as unhas das mulheres por unidade (cada dedo por um valor), então a igualdade se estabelece, cada um pinta quantas unhas quer, pelo tanto que pode gastar!! Achei isso genial e inusitado!!
Moçambique é um país maravilhoso. Tem belezas naturais inimagináveis, fauna e flora riquíssima, solo fértil e rico, um povo simpático, acolhedor, bem humorado, respeitador, praias paradisíacas, ilhas de beleza incomparáveis.
Hoje temos não só muitos amigos aqui, mas também amamos esse país como se fosse nosso.
25 Comments
Que lindo!! Amei a sua história e as fotos são fantásticas!! Vcs exalam felicidade!! Parabéns!!
Muito obrigada, Deborah!! 🙂
Ola Marcela,quero saber,como faço para morar em moçambique,sou brasileira,moro em Roraima. Gostaria muito de mudar para maputo ,qual o primeiro passo. Sou graduada em Gestão püblica, rou Master Coach,e gostaria de abrir um escritôrio ai. O que vc me dis?
Adorei saber que tem uma brasileira representando o nosso País tão bem em Moçambique!
Bem vinda ao Blog. 🙂
P.s.: lindas as imagens.
Lindas palavras, Camila! Muito obrigada!!! 🙂
Amiga estava tentando reconhecer a pessoa, quando vi a grande família!!!! Amei, continue sim seu blog, vc arrasa na escrita e melhor do que ninguém tem uma experiência e tanto de lição de vida e de África! Mostra p gente! Bjos e sucesso com o blog!!!!!
Amiga Carinne, vc é suspeita para falar!!! Muito obrigada pelas palavras de carinho e pelo incentivo!!! <3
Obrigada Marcela, adorei. Tem oil de coco assessivel ai?
Que coisa mais linda de se ver! Marcou e continua fazendo história por onde passam…povo lindo!
Que linda descrição e informação compartilhando na time line dos amigos de moçambique , temos um belo projeto ai ,ajudado pelo grupo da Bélgica da qual somos parceiros Regina Barbosa https://www.facebook.com/groups/144649962260842/
Que lindo, Marcela. Poucos possuem a capacidade de respeitar e amar o diferente. Este é um grande exemplo para a sua família, para os seus amigos e para todas as pessoas que desejam um mundo melhor, mais justo e fraterno.
Oi Marcela! Gostei muito do seu texto, adorei suas fotos! 🙂
Imagino que esteja sendo uma experiência fantástica para vc e sua (grande!) família! 🙂
Bj desde Sydney,
Estou me mudando para um ano em maputo com meu marido e minha filha de dois anos! Pode me ajudar a escolher um bairo pra morar?
Bem vinda a Cidade
Boa tarde, sei que o blog não é para isso, mas preciso de ajuda.Conheci um rapaz aqui no Brasil , ele é de Moçambique, na cidade de Nampula . Quando estava a trabalho aqui no Brasil foi ao meu encontro num shopping aqui da minha cidade, logo começamos a namorar, ele por força maior teve que voltar ao seu país de origem . E agora ele me fez uma pergunta : se eu iria morar com ele em Moçambique e eu não sei como fazer isso, pois nunca sai nem do meu estado e agora assim mudar de país. Gostei do que vi desse pais aqui no blog ,mas preciso saber como me mudar pra esse país africano.
Olá Marcela, primeiramente parabéns pelo blog, por encontrar flores onde muitos julgam só haver espinhos.
Gostaria de saber se tem como contata-la, pois pretendo mudar-me para moçambique daqui uns 4 meses e ainda não tenho muita coisa definida.
Aguardo contato.
Quero trabalhar na Africa como Dentista
Também gostaria de trabalhar na África com Dentista! Caso saiba de alguma proposta segue email: eduardortodontia@gmail.com
Gostei da sua historia è fantastica mais eu queria saber como fasso pra ter uma consulta
Olá Marcela, muito bom seu texto! Eu também sou Dentista e se for possível gostaria de saber mais de como é ser Dentista em Moçambique? Como é dar aula ? Precisa de um Mestrado ou Doutorado? Ou sende especialista em alguma área já pode dar aulas? No caso precisa revalidar o CRO ? Desde já agradeço pelas informações obrigado.
Oi Eduarda, gostei muito da sua narrativa sobre Moçambique. Penso em colocar ai em Moçambique especificamente em Maputo, um site de Busca de serviços tipo OLX. Eles são bons usuários de internet, o Paypal é conhecido aí? Gostaria muito de ouvir a opinião de um Brasileiro residente em Maputo. Obrigado.
Boa tarde, Marcela! Tenho 43 anos e sou formada em Administração de Empresas e tenho Pós Graduação em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV. Sou baiana, trabalhei numa empresa por 21 anos e resolvi abri um negócio próprio mas com a crise não deu certo. Gostaria de ir morar e trabalhar em Moçambique. Meu marido também é Administrador. Você teria alguma sugestão de empresa ou órgão que possamos procurar para conseguir emprego ai? Li seus textos e percebi que conhece muito do País e que poderia de alguma forma nos orientar. Desde já agradeço sua atenção!
Achei sua história pesquisando sobre como é a vida em Maputo, encontrei muitos blogs e em
alguns tinham histórias absurdas e preconceituosas sobre o lugar. Mas, eis que encontro brasileiras pelo mundo.
Que maravilha encontrar o seu depoimento, quanta sensibilidade.
Possivelmente irei passar 4 meses em Maputo, pesquisa do doutorado…
Marcela, entao voce recomendaria Maputo para viver, estamos pensando em ir com meu marido. Voce acha que um salario de 5 mil dolares da pra viver bem com 2 filhos no secundario particular? Como sao as escolas internacionais dai? Eu li que o custo de vida é muito alto.. obrigada
Olá Ana,
A Marcela Figueiredo parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM