BrasileirasPeloMundo.com
Nova Zelândia

Como levar dinheiro para a Nova Zelândia

Uma das maiores preocupações ao viajar para o exterior é encontrar a maneira mais viável para converter a moeda e levar dinheiro para a Nova Zelândia. Sempre bate aquela insegurança sobre cartões, se serão aceitos ou não, se o câmbio está adequado para a moeda em espécie e, principalmente, como fazer a troca e levar o menor prejuízo possível.

Escrevi sobre esse tema e muitos outros no guia “Nova Zelândia Sem Surpresas” da YepNZ e tivemos muitos feedbacks (ou retornos) positivos. Portanto, compartilho resumidamente as opções para quem está se organizando para vir pra NZ e ainda está em dúvida sobre qual a melhor maneira de transformar o seu real em dólar neozelandês. Veja abaixo as opções possíveis, com suas vantagens e desvantagens:

Travel Money (Visa) ou cartão Multi Moeda (Mastercard) Essa é uma forma muito usada por estudantes pela facilidade e segurança. Os cartões são pré-pagos, recarregáveis, podendo ser utilizados para compras de dólar americano ou na moeda do seu destino. É confiável, cômodo e pode ser encontrado em bancos, casas de câmbio ou até mesmo solicitado pela internet.

Somente o cartão Multi Moeda disponibiliza a troca direta para o dólar neozelandês, o que pode evitar perda de valores na hora da conversão. Utilizando o Travel Money, a recarga terá que ser em dólar americano.

É importante lembrar que o IOF é cobrado nesses cartões, além de taxas de saques e de conversões.

Cartão de crédito/débito de banco brasileiro Qualquer cartão, de qualquer bandeira, sendo autorizado para uso internacional, poderá ser utilizado na NZ. No entanto, às vezes o uso do cartão pode se tornar inviável devido a impostos e à instabilidade cambial na conversão. O valor da moeda cobrado no cartão é o valor oficial, que será um pouco menor do que o valor que você encontra para comprar no mercado, porém, haverá IOF cobrado sobre este. Esses cartões podem ser utilizados para compras diversas, bem como para saques.

Dinheiro em espécie (dólar americano/dólar neozelandês/reais ) Trazer dinheiro em espécie pode ser bem vantajoso, pois elimina a insegurança nas conversões, evita taxas extras na troca e valores de remessas. Trocar reais por dólar americano, ou diretamente para o neozelandês, é a forma mais popular.

O dólar americano tem um valor estável e é amplamente aceito. No entanto, é importante lembrar que será necessário pagar uma taxa fixa quando trocar o real por dólar americano e, depois, outra ao chegar aqui quando trocar o dólar americano por dólar neozelandês. Além disso, o valor com o qual você compra a moeda é sempre maior do que quando você vende, então você pode perder dinheiro na variação cambial. Dessa forma, a opção de trocar reais por dólar neozelandês diretamente, ainda no Brasil, pode ser mais fácil, rápida e econômica.

Deixar para trocar os seus reais por dólar neozelandês somente aqui não é a melhor opção, pois a moeda não é de demanda no país. Logo, é possível que encontre valores baixos para a troca, além de ser mais difícil achar pontos de troca, além do desconforto de ter muito mais notas físicas na mão.

Casas de câmbio/Depósito internacional – Utilizar casas de câmbio para envio de dinheiro direto do Brasil para conta bancária na NZ é bem simples. É necessário apenas um cadastro e é cobrada uma taxa de remessa razoável. O valor da moeda do dia é estipulado por eles. O dinheiro chega na Nova Zelândia de 30 minutos (Western Union) a 5 dias, dependendo do sistema utilizado. Algumas casas de câmbio possuem um processo de envio online, o que facilita também a vida das famílias que precisam enviar dinheiro frequentemente. É possível também que se faça o cadastro online e envie dinheiro para você mesmo.

Outra alternativa é fazer depósito internacional através do seu banco no Brasil para o seu banco na NZ, mas nem todos os bancos possuem essa opção. Através dos bancos, o processo é mais demorado, pode levar em torno de 10 dias, há taxas de remessa e o valor da moeda é estipulado pelo banco em questão.

Sistemas de transferências online e trocas pela internet – Com a tecnologia, todos os dias tem coisa nova no ar.

Há alguns meses,  uma plataforma de transferência bancária começou a fazer sucesso aqui na NZ, o nome é Transferwise. Muitos estudantes e residentes brasileiros têm utilizado o sistema e atestado que é seguro, com bom valor cambial, fácil de usar e você recebe o dinheiro em mais ou menos 3 dias.

Outra opção bem comum é a troca entre indivíduos. Geralmente, pessoas indo embora que ainda têm dólar ou indo de férias e precisando de reais. Nesse caso, é bom ficar atento, pois nem todo mundo é confiável e o que parece ser um bom negócio pode trazer dor de cabeça. Só faça trocas dessa natureza se conhecer a pessoa e souber que é de confiança.

Caso você continue inseguro, o ideal é montar um mix, trazendo a moeda de, pelo menos, 2 formas diferentes. Para isso, analise todos os custos, taxas e impostos cobrados. Compare também o valor em que sairá a moeda em cada situação e tenha sempre um cartão para emergências, seja ele cartão de crédito ou débito (desbloqueados), Travel Money ou Multi Moedas. Com essa decisão tomada e o dinheiro no bolso, é só aproveitar a viagem e as belezas da Nova Zelândia!

Related posts

Como encontrar um estágio na Nova Zelândia

Natália Souza

Quanto custa fazer supermercado na Nova Zelândia

Gabriela Nunes

Nova Zelândia – Turistando em Hawkes Bay

Rosana Melo

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação