Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Malásia»A comunidade brasileira no exterior
    Malásia

    A comunidade brasileira no exterior

    Janaína BarretoBy Janaína BarretoSeptember 8, 20173 Comments5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Fonte: queroimagem.blogspot.my
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Nada mais propício do que falar do nosso povo, da gente da gente, no mês da Independência do Brasil, certo? Quero compartilhar com vocês um pouco do perfil e das diferentes características dos brasucas e da comunidade brasileira no exterior, que venho conhecendo e convivendo nesta minha vida cigana!

    Nossa comunidade pode ser bem diferente dependendo do país em que ela se encontra. Abordando os países em que já morei, percebi que nos Estados Unidos e na Inglaterra encontrei muita gente jovem e solteira tentando a vida, apesar de ter visto um número crescente de profissionais e famílias constituídas deixando o Brasil e imigrando nesses países nos últimos anos. Por que será? Já aqui na Malásia, o que eu venho percebendo é que a comunidade é bastante madura, grande parte formada por funcionários de grandes empresas/multinacionais e suas famílias.

    Essas diferenças estão atreladas a vários fatores que devemos considerar. Destaco, primeiramente, a diversidade cultural do nosso povo. Somos muitos e do “Oiapoque ao Chuí” temos brasileiros de todos os tipos, culturas, cores e origens! Uma benção que poucos países do mundo podem se vangloriar! Segundo é que cada vez mais nos espalhamos por este mundão de Deus e, por último, claro, as oportunidades de emprego e qualidade de vida oferecidas pelo país de imigração, além da questão da legalização (quanto é fácil viver legalmente, com visto de trabalho ou de descendência hereditária, neste ou naquele país).

    Os Estados Unidos continuam sendo um dos países mais procurado pelos brasileiros. Apesar do “sonho americano” não ter sido fácil de alcançar nas últimas décadas, cerca de 1 milhão e 420 mil brasileiros vivem nas terras do “Tio Sam”. Boston, Miami e Los Angeles são os principais destinos dentro do país. Já na Europa, a Inglaterra, onde eu vivia até 3 meses atrás, só perde para Portugal pela questão da língua mesmo. São cerca de 120 mil corações verde-amarelos batendo por lá! E o número só cresce.

    Já na minha nova casa – Malásia –, por não ser fácil de arrumar emprego devido ao protecionismo para com os locais, como falei no meu texto de estreia aqui, além da grande distância do Brasil, o número de brasileiros registrados, segundo a embaixada, é de apenas 284. Claro que tem muito gente que não se registra ao chegar e sempre tem os que estão em situação ilegal. Sendo assim, somos em torno de 500 brasileiros e a concentração é maior na capital – Kuala Lumpur.

    O que eu percebo aqui é que a comunidade, por ser pequena, é bem homogênea e unida. Eu, ainda mesmo antes de chegar, já fazia parte de um grupo no WhatsApp com, pelo menos, 50 “Brazilindonas” que têm me ajudado muito. Portanto, se me permitem dar um conselho, intensificando o interessante texto de julho da colunista Analu Tavela, se encontrares outros brasileiros na sua jornada fora do Brasil, se beneficie desta relação. Aproveite! Creio que as relações pessoais são um dos fatores mais importantes para se ter sucesso e felicidade em qualquer área da vida, e elas são ainda mais significantes quando estamos a milhares de quilômetros de casa.

    Encorajo fortemente a amizade com estrangeiros e igualmente com brasileiros. Por que não se encher de cultura e desfrutar da diversidade que o nosso próprio povo oferece? Não existe quem não sinta saudades de casa e, sim, você sempre irá se expressar melhor e se sentir mais confortável falando a sua língua materna. E, não, você não precisa ser amigo de alguém só porque esse tal é brasileiro. Óbvio que não. Mas também não deixe de ser só por esse motivo.

    Não sei quanto a vocês, mas eu acredito que toda a energia que a gente emana para este mundão volta. Eu, modéstia à parte, recebi de volta só coisas boas nestes anos de expatriada, e muitas delas vieram em forma de amizades brasileiras e das melhores! Meus amigos me fortalecem e me fazem seguir em frente na nada fácil arte de viver em outro país!

    São muitas as formas de conquistar amigos quando vivemos fora. Entre elas cito os grupos de expatriados que se reúnem, fazem eventos, etc., além das famosas mídias sociais como o Facebook. Eu não acreditava muito na força destes grupos mas, por experiência própria, posso dizer que eles funcionam muito bem, principalmente para um contato inicial com as pessoas. Meu grupo de amigos brasileiros, na Inglaterra, eu fiz através do grupo Mães Brasileiras em Londres. Não foi rápido, não. Levei quase seis meses para formar o meu “grupinho”, mas posso dizer que conheci pessoas maravilhosas por lá e minha vida mudou da água para o vinho! Aqui na Malásia eu estou no comecinho, tipo “primeiros dias de aula”, sabe? Conhecendo e consolidando as relações. Mas tenho certeza que somarão muito.

    É isso pessoal, espero que tenham curtido. Contem-me como são os brasileiros nos países em que vocês vivem.

    Eu vou continuar seguindo firme e forte, fazendo amigos “tupiniquins” por onde quer que eu vá e encorajando o nosso povo a se fortalecer neste mundo globalizado.

    Beijo verde e amarelo no coração de todos!

    Textos relacionados

    • Os problemas da Malásia
    • Dicas de passeios fora de Kuala Lumpur
    • Ilhas Perhentians na Malásia, a praia perfeita
    • Chegando em Kuala Lumpur
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    amigos brasil Brasileiros Diversidade Estados Unidos europa inglaterra kuala lumpur malasia mês da independência do Brasil relação entre brasileiros vida de expatriado
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Janaína Barreto
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Janaína é gaúcha orgulhosa, de Porto Alegre, formada em Relações Públicas e Pós Graduada em Gestão de Negócios. Trabalhou anos em comunicação empresarial e eventos corporativos  até que se mudou para Londres e decidiu largar tudo para ser mamãe e viajante, como ela conta no seu Blog pessoal Janaonthego.com. Apaixonada por viagens, roupas e acessórios de brechó e sobretudo novas culturas, depois de viver na Califórnia e em Londres, atualmente mora em Kuala Lumpur, na Malásia.

    Related Posts

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Despedindo-me de El Salvador

    December 16, 2021

    Cidadania chilena, vale a pena?

    September 22, 2021

    3 Comments

    1. Medina on September 9, 2017 1:12 pm

      Jana, que texto lindo! Realmente, por onde vamos sempre “plantamos” um pedacinho do Brasil! ???

      Reply
      • Janaína Barreto on September 11, 2017 5:58 am

        Obrigada gata! Tenha certeza que vc e as meninas estão fazendo com que os “meus primeiros dias de aula” sejam incríveis e inesquecíveis.

        Reply
    2. Tatiana on October 19, 2020 1:45 pm

      Oi Janaina … td certinho contigo? Vc ainda esta em KL? Temos possiveis chances de ir morar lá no começo do proximo ano (2021)
      Gostaria de algumas dicas em relaçao a escola pois tenho 2 pequenos (10 e 3 anos)
      Obrigada
      Tati

      Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Polônia

    Dia de Finados na Polônia

    By Ann MoellerOctober 28, 20240

    Dia de Finados na Polônia O Dia de Finados é comemorado oficialmente pela Igreja Católica…

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2025 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.