BrasileirasPeloMundo.com
Chile Dicas para passar o inverno

Confira as opções de aquecedores no Chile

Julho chegou e, com ele, as temperaturas nos termômetros despencam aqui em Santiago, no Chile. Em todo o país, as pessoas procuram meios para amenizar os efeitos do rigoroso inverno chileno. Se você mora, ou vem a passeio para cá, vale a pena conhecer melhor todas as opções de aquecedores no Chile. Confira agora!

Em maio, acompanhamos estarrecidos o caso da família de turistas brasileiros que faleceu num apartamento durante as férias no Chile. O caso ganhou bastante repercussão porque foi uma fatalidade. Os brasileiros morreram intoxicados pelo gás do aquecedor. Portanto, é sempre bom analisar todas as alternativas disponíveis para não passar frio, mas garantir sua segurança.

Como deixar seu lar quentinho?

Antes de decidir por uma entre as diversas opções de aquecedores, é importante saber que você pode contribuir para deixar sua casa ou apartamento quentinho com medidas simples. Uma delas é manter as cortinas e persianas abertas para deixar entrar a luz do sol em dias ensolarados.

Se na sua casa ou apartamento tem algum cômodo que não é usado, procure deixá-lo fechado. Assim, você evita que o ar frio circule pela casa e o local onde estiver a estufa vai conservar melhor o calor.

Para evitar fuga de ar quente pelas janelas, você pode optar por vidros com proteção térmica (termopanel). Com esse tipo de vidro, é possível reduzir à metade a fuga de calor pelas janelas em comparação com o vidro normal.

Outro pequeno detalhe que ajuda a manter o calor dentro do seu lar são os marcos das janelas. Eles são tão importantes quanto os vidros que você escolhe porque é por ali que também escapa o calor interno.

Para terminar, é importante escolher bem o lugar onde você vai deixar o seu aquecedor. O ideal é que fique num cômodo da casa amplo e longe de móveis, já que eles absorvem o calor. Também é importante evitar que fiquem próximos de janelas e portas porque o calor pode sair por aí.

Veja também: Como se vestir no inverno na Suécia

Opções de aquecedores

No Chile, muita gente opta por aquecimento com lenha, parafina ou gás, que são opções mais econômicas. As estufas elétricas são mais seguras, mas também gastam muita energia elétrica. O problema é que, apesar de serem mais econômicas, os aquecedores a lenha ou parafina são muito mais poluentes e esse é um grande problema por aqui.

O que fazer, então? Os especialistas recomendam combinar distintas opções de aquecedores se a ideia é economizar. Você pode usar uma estufa elétrica e ter uma a gás, para alternar o uso. O problema é que quando estiver usando a estufa a gás jamais deve deixar o recinto completamente fechado.

Até o nascimento da minha filha, nós usávamos uma estufa a gás no nosso edifício, onde é permitido as que funcionam com bujão de 5kg (alguns edifícios proíbem o uso de aquecedores a gás e parafina). Meu marido, que é chileno, me explicou desde a primeira que vez que eu sempre deveria deixar uma pequena fresta aberta para a circulação de ar. A medida é necessária porque sem isso se dá a intoxicação.

Depois, quando nasceu a nossa filha, por medida de segurança, já que vazamentos de gás podem acontecer a nem sempre são perceptíveis a tempo de evitar uma tragédia, decidimos optar pela estufa elétrica. Pesquisamos várias marcas e modelos e compramos uma que cabia no nosso orçamento.

Hoje, em nosso apartamento, temos duas estufas elétricas (uma grande e outra pequena). Usamos no auge do inverno e, fora isso, existem outras medidas que você pode usar para esquentar sua casa sem precisar gastar muito.

Dicas para não passar frio

Quem mora em casa, deve dar atenção especial ao isolamento do teto, pois é por ali que escapa grande parte do calor. Também é importante vedar portas e janelas com selador que vendem em lojas de materiais de construção.

Se você já comprou a sua estufa a gás, não entre em pânico. Basta ficar atento à recomendação de deixar sempre uma fresta aberta. Não precisa ser uma porta escancarada, mas a janela do cômodo onde fica a estufa deve estar um pouquinho aberta sempre.

A mesma recomendação vale para quem usa aquecedor a base de parafina. Deixe uma fresta aberta e, depois de umas ou duas horas de uso, apague e abra um pouco as janelas para o ar circular. Não precisa abrir tudo, mas abra pequenas frestas. Se você fala espanhol, confira o vídeo acima com dicas de segurança.

Veja também: Onde curtir a neve e o inverno chileno

Os chilenos também são bastante adeptos aqui dos “wateros” (a palavra vem do inglês, water que significa água). Trata-se da famosa bolsa de água quente. Muita gente usa e sempre tem nos supermercados e farmácias à venda. Nessa época do ano, elas vêm forradas em tecidos soft. Você pode colocar na cama para esquentar os pés. Também é muito comum usarem aqui lençóis elétricos (calientacamas). Eles também são vendidos em supermercados, lojas e homecenters.

O Chile tem muitas opções de lugares para comprar tudo o que você precisa para não sofrer com o frio no inverno: mantas, pantufas, pijamas de soft, cachecol, tocas, chás variados, bons vinhos… enfim, o importante é estar dentro de casa e não sofrer com o frio.

Espero que essas dicas te ajudem escolher uma das opções de aquecedores para curtir o frio no Chile em segurança. Para nós, brasileiros, que estamos acostumados ao clima tropical, muitas vezes, pode ser tudo uma grande novidade. Por isso, nunca é demais ter bastante informação.

Related posts

Dicas de turismo cultural em Santiago, no Chile

Gislaine Morais

Como se divertir no inverno norueguês

Júlia Baldanza

Dicas para curtir um dia em Cajón del Maipo

Isabela Vargas

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação