BrasileirasPeloMundo.com
Culinária Pelo Mundo Polônia

Curiosidades da culinária polonesa

Quero compartilhar com vocês, algumas informações e curiosidades da culinária polonesa, pois muitas pessoas me perguntam o que os poloneses comem, e se tem arroz por aqui. A resposta é sim, tem arroz por aqui mas ele não é tão queridinho como no Brasil, e o mesmo vale para o nosso famoso feijão.

Devido ao clima do país, não é todo tipo de fruta que se desenvolve. A maioria das frutas que encontramos no mercado são de outros países (geralmente mais quentes), é bem comum frutas importadas da Espanha e até mesmo do Brasil. Porém, há muitas plantações de maçãs, inclusive Sandomierz (onde moro atualmente) é considerada a cidade que mais produz maçãs , também consideradas as melhores.

Vê-se também, muitas cerejeiras na beira das estradas. E uma coisa que acho bem bacana, é que a maioria das famílias cultivam seus próprios legumes e verduras, e fazem uma espécie de estoque para chegada do inverno quando a plantação acaba morrendo por conta do frio. É  comum também encontrar várias coisas em conserva, como por exemplo, pepino, pimentão, cogumelos, e algumas frutas para fazer suco.

DSC01313
Alguns alimentos em conserva – Foto: Valéria Oliveira Szewczyk

Em relação à carnes, as mais consumidas  são carne de porco e frango, a carne bovina não é tão presente na culinária polonesa, e na minha opinião, não tem uma qualidade boa, pelo menos as que eu comprei não tinham. A salsicha é bem curiosa (confesso que no começo não gostei, mas agora por falta de opção, estou comendo  sem problema), elas não são vermelhas como no Brasil, ou seja aqui não dá pra usar a frase “cor de água de salsicha” porque não tem corante, elas são meio rosa salmão e são embaladas cada uma num plástico que deve ser retirado para consumir, diferente não?

E se tem uma coisa que polonês gosta é de sopa, tem de todos os tipos (com ovo,  linguiça,  cogumelos,  beterraba,  tomate) e para todos os gostos. Geralmente, os poloneses tomam a sopa e comem pão, alguns até colocam os pedaços de pão dentro da sopa, e ela pode ser tanto o prato principal como apenas uma entrada.

DSC01300
Zupa Pomidorowa (sopa de tomate) – Foto: Valéria Oliveira Szewczyk

Assim como no Brasil, aqui também tem a salada de maionese chamada Sałatka, mas o ovo cozido é bem engraçado, a gema é retirada e misturada com maionese, salsinha e outros temperos e depois volta para preencher o ovo, isso é chamado de Jajka Faszerowane.

Mas ok, vamos falar dos pratos típicos. Eu gostaria de colocar muitos deles aqui, mas como não é possível, vou falar de alguns mais famosos.

Bigos – É servido como prato único, é feito de chucrute ou couve branca fermentada cozida com carne (porco, vaca, frango), linguiça defumada, bacon e condimentos. Geralmente come-se pão de acompanhamento.

Pierogi– É uma massa cozida, tipo um pastel e pode ser recheado com queijo branco, carne,  ou recheio de batata com queijo e cebola, mais conhecido como Pierogi Ruskie. No verão, as pessoas costumam  usar frutas como recheio, exemplo, mirtilos e morango. Prato único.

pierogi
Pierogi – Foto: Valéria Oliveira Szewczyk

Rosół – É um tipo de sopa, e é servido como entrada. Na família do meu marido, o Rosół é sagrado antes do almoço de domingo. No geral, é uma sopa feita com cenoura, salsinha e carcaça de frango para dar o sabor, o macarrão (um macarrão especial) não é cozido junto,  a sopa é feita separadamente e quando estiver pronta coloca-se o caldo no macarrão.

Schabowy – Lombo de porco fatiado, batido, empanado e frito. É servido com batatas cozidas, assadas ou purê, e salada (repolho, beterraba e cenoura) ou creme de cogumelos. Prato único.

Os poloneses também são adeptos ao obiadokolacja (obiady = almoço, kolacja = jantar), que nada mais é do que almoçar por volta de 16:00/17:00 e isso já é também o jantar, que para mim não deu muito certo, mas é muito comum, inclusive quando você vai fazer reservas em hotéis, você tem a opção do pacote com café da manhã ou esse obiadokolacja, diferente não?

E a título de curiosidade, assim como no Brasil o pastel que não é brasileiro faz muito sucesso, na Polônia o Kebab faz sucesso semelhante. O Kebab é um lanche árabe basicamente feito de pão com carne, pode ser de cordeiro, bovina, frango ou qualquer outro tipo, e como acompanhamento coloca-se salada e molhos. Voltando a comparar com o Brasil que sempre tem uma pastelaria espalhada pelos cantos da cidade, aqui também tem bastante lanchonetes e restaurantes que servem o Kebab.

Para finalizar, gostaria de destacar que aqui tem quase tudo que tem no Brasil, algumas um pouco diferente, mas que podem substituir os ingredientes brasileiros numa boa, e claro, dependendo de produto, você só vai achar em cidades grandes e em mercados africanos, cubanos e etc., mas dá pra fazer quase tudo.

E aí, deu fome? Bom, esses foram apenas alguns pratos entre tantos outros, porém não é possível falar de todos aqui, espero que tenham gostado. E se quiserem provar, tem todas essas e muitas outras receitas no YouTube, mas se você não estiver afim de ir para a cozinha, recomendo viajar para o sul do Brasil, que por ter muitos descendentes de poloneses, possui festas e restaurantes que servem as comidas típicas daqui, como por exemplo a cidade de Curitiba no Paraná.

Related posts

Pratos típicos da Armênia

Leticia Tostes Ortega

Um tour gastronômico pela culinária napolitana – parte 1

Daisy Salles

Canonização do Papa João Paulo II

Regiane Iwanowicz

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação