BrasileirasPeloMundo.com
Polônia Sistema Educacional Pelo Mundo

Sistema de ensino polonês

Olá leitores, no texto deste mês te convido para conhecer como funciona o sistema de ensino polonês. Se você está de mudança ou pretender vir um dia com filhos pequenos, e está se perguntando sobre o ensino por aqui, não se desespere, juntei algumas informações importantes que podem te ajudar.

Já comentei aqui no blog no post sobre 10 curiosidades que o ano escolar na Polônia se inicia no mês de setembro e termina em junho, bem diferente do nosso ano letivo no Brasil. Em relação a adaptação ao idioma, a melhor forma na minha opinião é matricular a criança numa escolinha ou contratar um professor particular para ajudar antes de começar o ano letivo.

Outra coisa importante é que apesar de ser escola pública, o governo não fornece merenda, uniforme e material escolar para as crianças, os pais pagam mensalmente pela merenda e anual/semestralmente pelo uniforme e material (não vou citar valores porque isso depende de cada região), e aqueles que comprovarem não ter condições financeiras, recebem uma ajuda do governo para fazer o pagamento dessas despesas escolares.

Creche – Bebês a partir de 6 semanas a 3 anos
Apesar se não ser muito comum, existem creches públicas para os pais que necessitam trabalhar e não têm com quem deixar seus filhos. Geralmente os pais optam por creches privadas por não ter limites de vagas, e também existem as creches particulares que têm contrato com o governo e os pais pagam um valor menor de mensalidade.

Pré-escola – Para crianças de 3 a 6 anos
A pré-escola não é obrigatória, ou seja, cabe a família decidir se quer ou não que a criança seja matriculada. As crianças de 3 até os 5 anos de idade apenas têm integração e brincadeiras educativas, a partir dos 5 já começam introduções básicas de ensino, afim de preparar a criança para a próxima fase escolar.

Primário – É dividido em duas etapas: 1ª etapa – de 7 a 10 anos e 2ª etapa – de 10 a 13 anos

1ª Etapa: Aqui inicia-se a alfabetização da criança, ela começa a aprender o essencial e tem apenas um professor (a), nessa etapa, as crianças também têm aula de música, língua estrangeira e religião, que pode ser ministrada por um professor especializado, padres ou freiras.

2ª Etapa: Nessa fase já são incluídas matérias separadas como: polonês, segundo idioma, matemática, artes, música, história, educação física, informática, religião ou ética (os pais escolhem), educação familiar, etc.

Ensino fundamental – Funciona desde 1999 para crianças de 13 a 15 anos

Aqui além as matérias da 2ª etapa do primário, as crianças têm aula de química, física, biologia, geografia, e uma segunda língua. Ao encerrar, todos devem fazer um exame chamado “Egzamin gimnazjalny” que é feito todo ano em abril e existe uma pontuação mínima para passar no exame.

Ensino médio – de 16 a 19 anos ou de 16 a 20 anos
No ensino médio você tem a opção de escolher qual perfil você quer cursar, existem vários, porém os mais comuns são:

Normal – Os alunos terão as mesmas matérias porém com um aprofundamento maior.

Ensino médio técnico (de 16 a 20 anos) – Os estudantes além de ter ensino médio tradicional, também têm o curso técnico, que pode ser escolhido, como por exemplo: técnico em eletrônica, mecânica, entre outros.

Depois do ensino médio, os estudantes fazem um exame chamado “Egzamin maturalny” que é uma prova feita para entrar nas universidades públicas, quanto maior sua nota, maior a possibilidade de entrar nas melhores universidades. O exame contém prova de polonês, matemática e segundo idioma que é obrigatório para todos, e para as outras matérias você pode escolher, no máximo são seis matérias, a prova é escrita mas a de idiomas (incluindo polonês) são na forma oral e escrita.

Faculdades e Universidades

O ensino acadêmico é dividido em três categorias:

  • Licenciatura e Engenharias
Cursos  com duração mínima de 3 anos (engenharias – 3,5)
  • Mestrado
Duração de 3-4 anos
  • Doutorado
Duração de 2-4 anos
Tem também a possibilidade de fazer a licenciatura (ou engenharias) e o mestrado junto, que tem duração de 5-6 anos, ao final do curso você recebe o diploma com os dois títulos. E além desse três graus, ainda há um título após o doutorado que é o título de Professor, não tem grau maior do que esse por aqui e o diploma é entregue pelo presidente do país.
IMG-20160404-WA0002
Um dos prédios da Universidade de Varsóvia – Foto: Valéria Oliveira Szewczyk

Estatísticas

Índice de analfabetismo na Polônia segundo a UNESC

  • Adultos – 0,5%
  • Crianças – 0,2%

Em 2012, no ranking internacional PISA, exame feito com estudantes de 15 anos de idade, a Polônia conquistou o 14º lugar em matemática, 10º em leitura, e o 9º lugar em ciências. Nesse mesmo ano o Brasil ficou em 58º em matemática, 55º em leitura e 59º em ciências.

 Em 2002 cerca de 14,4% dos adultos na faixa etária dos 30-34 anos tinham ensino superior completo, em 2013 o número de adultos dessa faixa etária com ensino superior completo aumentou para 40,5% de acordo com o Ministério de Ciências e Ensino Superior.

Para finalizar, apesar de ainda não ter filhos, vejo o desenvolvimentos dos meus sobrinhos e o ensino polonês parece funcionar muito bem, ainda que algumas pessoas reclamem de certos pontos, a Polônia oferece um ensino de qualidade.

Abraços e até a próxima!

Leia sobre a mudança no sistema de ensino polonês!

Related posts

As diferenças da educação infantil na Suíça

Janaína Abreu

Dia de São Nicolau na Polônia

Vivian Kulpa

Adaptação na Polônia

Gizelli Gliwic

9 comentários

Stela Maris De Oliveira Rubinstein Maio 16, 2016 at 2:11 pm

Parabéns por seu trabalho Valéria. Gostei muito de conhecer como funciona o sistema educacional na Polônia. Obrigada.

Resposta
Valéria Oliveira Szewczyk Maio 19, 2016 at 2:46 pm

Oi Stela, tudo bem?
Fico feliz em saber que gostou do texto 🙂
Muito obrigada!

Resposta
Diego Ribeiro Julho 28, 2016 at 9:50 pm

Olá!

Estou com uma proposta para trabalhar em Wroclaw, mas ainda em fase inicial de negociação. Mas como sou casado e tenho um filho pequeno, estou procurando mais informações sobre como posso deixar meu filho de um ano e meio na creche. Você saberia me informar uma média de preço mensal?
Pois eu gostaria de dar a oportunidade para minha esposa estudar e trabalhar também.

Resposta
Tracy Carstens Agosto 26, 2016 at 3:25 am

Diego…
Você tem alguma resposta ou já está morando em Wroclaw?! Pois estou na mesma situação que a sua esposa… Risos…
Meu marido está fazendo entrevistas e estamos vendo custos…
Obrigada

Resposta
Selonir Agosto 25, 2016 at 10:03 pm

Olá você tem mais informações sobre escolas ai na Pololia, tipo existe escola que seja em inglês, ou bi lingue..

Resposta
Larissa Outubro 20, 2017 at 5:23 pm

Oi, Por favor.

Gostaria de informações a respeito de escolas bilingues (ingles/polones) para crianças de 2 anos porém não estou encontrando na internet. Nem sei como procurar, na verdade. RSRS

Gostaria de ter idéias de valores também.

Resposta
Liliane Oliveira Outubro 25, 2017 at 2:25 pm

Olá Larrisa!
A Valéria Oliveira Szewczyk parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Polônia.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Adaptação na escola em Cracóvia, na Polônia - Brasileirinhos Pelo Mundo Dezembro 1, 2017 at 11:52 am

[…] para a Internet para pesquisar como era o sistema de ensino polonês, você pode ler um pouco mais aqui. Comecei a acessar os sites das escolas e acompanhar as descrições das atividades, a […]

Resposta
Educação infantil pública em Cracóvia Fevereiro 25, 2018 at 7:48 pm

[…] Neste texto compartilhei a adaptação escolar da minha filha aqui em Cracóvia. Diferente do Brasil, aqui na Polônia, o ano letivo inicia em setembro. A diferença da divisão do ano letivo se dá devido a vários fatores, como tradições, clima e cultura. Se quiser saber mais sobre o Sistema Educacional na Polônia, clique aqui. […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação