BrasileirasPeloMundo.com
Curiosidades Pelo Mundo Espanha Natal Pelo Mundo

Cinco curiosidades sobre o Natal na Espanha

Em primeiro lugar, queria desejar um Feliz Natal a todos que acompanham o BPM. Mesmo quem não acredita, acho que a força desta festa acaba contagiando a todos. Por isso, leitor (a) amigo (a): Feliz Natal e um ótimo Ano-Novo! Voltando à nossa rotina de escrever algo sobre a Espanha, dessa vez destaco cinco curiosidades sobre o Natal na Espanha. Começo com a mais surpreendente: o presente chega apenas no dia 6 de janeiro. Sabe por quê?

1 . Reis Magos – aqui as crianças não colocam o sapatinho no quintal ou na árvore para o Papai Noel. Quem traz os presentes são os Reis Magos, no dia seis de janeiro e para recebê-los, a meninada capricha deixando água e palha para os camelos. Mas, no fundo, a história é a mesma: quem não se comportou durante o ano ganha um pedaço de carvão.

2 . Doce – torrones e mais torrones de todos os sabores, texturas e tamanhos. Sabe a Páscoa no Brasil ? Pois é! Esse fenômeno da multiplicação dos doces acontece nesta época. Agora, cada vez mais cedo. No final de outubro, já começam a aparecer os primeiros pacotes deste delicioso doce e é preciso ter muita força de vontade para não sucumbir à tentação.

 

3 . Loteria – tão tradicional quanto as canções natalinas, somente a loteria que paralisa o país no dia 22 de dezembro. Não tem espanhol que não aposte e até eu que sou contra jogatina acabo entrando na brincadeira. Os bilhetes são vendidos desde julho e a propaganda na televisão é tão esperada e comentada quanto o especial do Roberto Carlos. Vamos ver se este ano O Gordo – como é conhecida – cai aqui.

5

4. Tió de Nadal -esta é uma tradição da Catalunha e de Aragão, onde um tronco de árvore é “vestido” e “alimentado” a partir do dia 8 de dezembro (dia da Imaculada Conceição e, portanto, feriado por aqui). No dia 24, as crianças se armam de paus e o golpeiam sem piedade para que ele defeque  -sim, você leu bem – os presentes pedidos. Na verdade, ele apenas “solta” guloseimas para os pequenos.4

 

5. Caganer –  é uma figurinha oriunda da Catalunha e da Comunidade Valenciana. Normalmente feita de barro, representa um pessoa agachada, com as calças arriadas, fazendo suas necessidades. De novo, você leu bem. Como os espanhóis gostam de fazer piada com tudo, abundam os bonequinhos que representam políticos de plantão, jogadores de futebol e pseudo celebridadades. Antes que me perguntem,  Neymar e Dilma já foram homenageados com esta honra. Além disso, sei que vai parecer um pouco escatológico, mas algumas pessoas utilizam este personagem típico para enfeitar o presépio.

2

Related posts

Mitos e verdades sobre a China

Christine Marote

A cultura do ouro na Turquia

Aline Oliveira

Que tal conhecer 10 invenções feitas por austríacos?

Kely Martins

9 comentários

Eliane Brum Dezembro 8, 2014 at 2:17 pm

Pois ja comprei meu bilhete de navidad e quero experimentar esse doce que parece um torrone, espero que melhor!!O mais estranho e esperar ate dia de Reis pra ganhar ou dar presentes!!!hehe

Resposta
Juliana Dezembro 9, 2014 at 9:12 am

Nem me fala! Se esperar o dia 24 é uma tortura, imagina acrescentar mais duas semanas ?? Beijo e obrigada.

Resposta
Cintia Dezembro 8, 2014 at 9:10 pm

OI JUliana,

Bem “diferente” as curiosidades número 4 e 5 hein !!! hehehhe. Gostei. Bjs

Resposta
Juliana Dezembro 9, 2014 at 9:12 am

Com certeza! Não tenho coragem de comprar o número 5. Hahahahaha

Resposta
Bárbara Hernandes Dezembro 8, 2014 at 11:33 pm

Adorei saber dessas curiosidades – principalmente o torrone, que adoro! rs

Resposta
Juliana Dezembro 9, 2014 at 9:14 am

Também! Haja malhação depois. Bj e obrigada.

Resposta
Carla - Sonhos na Itália Dezembro 9, 2014 at 3:47 pm

hahah! que diferente! não conhecia essas tradições espanholas. Legal que mantêm os tradicionais e bíblicos reis magos para presentear ao invés do Papai noel.. que sabe lá de onde saiu e muitos abraçaram essa “cultura”. baci

Resposta
Juliana Dezembro 24, 2014 at 4:31 pm

Pois é. Apesar de todo apelo comercial muitas famílias fazem questão de entregar o presente só dia 6 pela manhã. Beijos, Carla!

Resposta
O Dia de Reis – 06 de janeiro! | Trotamundos Janeiro 7, 2015 at 1:52 am

[…] dia também é o sorteio da Loteria del Niño, similar em popularidade ao Gordo, a loteria do Natal cujo sorteio ocorre no dia 22 de dezembro. Em cada cidade, há uma lotérica especial, considerado […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação