BrasileirasPeloMundo.com
Espanha

Como amenizar a saudade do Brasil na Espanha

Como matar a saudade do Brasil na Espanha? Natural que a gente deseje manter vínculos com nossa terra quando estamos no estrangeiro. Escutar um chorinho, sambar, dançar forró, ver artistas brasileiros e assistir filmes em português. Em Madri há uma comunidade de artistas que faz um trabalho sério para divulgar o melhor da nossa cultura que podem ajudar a amenizar o banzo. Confiram algumas dicas:

Casa do Brasil – vamos começar pelo centro cultural oficial. Mantido pelo governo brasileiro e com recursos próprios, a residência estudantil sempre abriga exposições, palestras e shows de artistas brasileiros ou ligados ao Brasil. Esse ano já teve mostra de fotografias, desenhos sobre o barroco do Recife, palestra com o escritor Nailor Marques e apresentação do Grupo de Dança Dancep. A Casa do Brasil também promove cursos de português, capoeira e música brasileira para espanhóis.

Fundación Hispano-Brasileña – com sede na capital espanhola esta instituição é a responsável por realizar intercâmbio de artistas em Madri e outras cidades, assim divulgando a cultura brasileira.

Casa de América – apesar dos hermanos latino-americano terem mais oportunidades neste centro cultural, basta ficar atento à programação para encontrar um filme ou exposição brazucas.  Com localização cêntrica e entrada gratuita ou muito barata fica difícil resistir. Esse ano já teve mostra de obras de Carybé a partir de um conto de Jorge Amado e embalada pela música e Dorival Caymmi.

Ediciones Ambulantes – esta editora é especializada em autores brasileiros ou livros sobre o Brasil. O foco são autores contemporâneos e já foram lançadas obras de Carla Guimarães, Marcelo Aouila, Antonio Maura e Otávio Júnior. No catálogo da editora também encontramos títulos de Castro Alves, João do Rio e Lima Barreto.

Carla-100-latinos-e1405995983460
A escritora Carla Guimarães lançou “Los ultimos dias de Carnaval”, pela Ediciones Ambulantes. Foto: Javier Schejtman

Maloka Bar Brasileiro – há apresentações de música brasileira praticamente todos os dias neste bar localizado no multicultural bairro de Lavapiés. Do samba a MPB, do choro ao forró, todos os ritmos brasileiros são bem-vindos. Também promovem festas como o Carnaval e juninas, além de servirem comidas típicas brasileiras. Antenados com o que se passa no Brasil, o Maloka abre debates sobre a situação política brasileira atual.

Roda de Choro de Madrid – Todas as segundas, no Bar Liber Art, músicos brasileiros e espanhóis animam a noite com o melhor do chorinho, samba e gafieira. Antes de começar a roda tem aula de dança para esquentar o esqueleto. As aulas são pagas, mas para assistir a roda de choro, a entrada é livre e colaboração voluntária.

Jam Session Bossa Nova – saudades de Tom e Vinícius? Todas as quartas, no bar Collage & Drinks, a produtora Abroad Management e a empresa Madrid Happening promovem uma jam session de bossa nova onde o melhor do ritmo é tocado. Como o próprio nome diz, a Jam Session é um espaço para músicos e cantores participarem e dividirem o espaço com a banda permanente. Por isso, se você é afinado ou toca bem algum instrumento pode se inscrever na hora e dar uma canja.

NovoCine – o festival de cinema brasileiro que acontece no mês de novembro já é um sucesso entre os expatriados e os nativos. Além disso, em algumas sessões, os diretores ou atores principais são entrevistados. Gratuito. Aproveite!

Festival Psicotrópicos – este festival teve sua segunda edição em julho de 2015 e espero que tenha vida longa. Este ano teve exibição de documentários de Adriana Cursino e leitura da peça Álbum de Família, de Nelson Rodrigues, dirigida por Aline Casagrande. Trata-se de uma iniciativa da atriz Rafaella Marques de reunir artistas brasileiros e espanhóis que reflitam sobre o Brasil longe da tríade samba-futebol-carnaval. As duas edições aconteceram em julho, no Espaço Labruc. Ano que vem, quem sabe? Tomara que seja no Teatro Real!

Um pouco dos trabalhos apresentados no Festival Psicotrópicos deste ano podem ser vistos aqui.

Salamanca – Cebusal

Vou indicar um único lugar fora de Madri, na cidade de Salamanca. Na mais antiga universidade espanhola está localizado o Centro de Estudos Brasileiros – Cebusal. Além de promover um Máster em Estudos Brasileiros, a instituição mantém um Ponto de Memória onde os imigrantes brazucas contam sua história e um programa de rádio Brasil: mucho más que samba onde são entrevistados brasileiros que promovem a cultura brasileira pela Espanha.

Igualmente, a Fundación Hispano-Brasileña, patrocina concertos regularmente e espero que esta iniciativa perdure por um bom tempo.

E você, compatriota expatriado (a)? Conhece mais algum lugar para matar as saudades da terra brasilis em Madri ou na Espanha? Conte pra gente nos comentários!

Related posts

Viure a Barcelona (viver em Barcelona)

Juliana Azevedo Gomes

Reconhecimento de diploma e mercado de trabalho em Galicia

Marina Barreira

Transporte em Barcelona: para viver e passear

Lisa Marie Afonso

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação